Um Water Cooler significa, literalmente, um refrigerador de água. Até aí tudo bem, mas, para que mesmo ele serve?

Water Cooler - Water Cooler - Vale a pena comprar um? Descubra como funciona!

De maneira bastante simplificada, podemos defini-lo como um sistema de refrigeração que usa água. Como um carro, sistemas de refrigeração de água a circulam em um circuito entre as fontes de calor e um radiador de resfriamento. Nos computadores, os componentes que geram mais calor são o chip da CPU e a GPU. A cada segundo, trilhões e quadrilhões de mudanças no estado do transistor acontecem, o que gera calor substancial.

O resfriamento a água costumava ser indispensável para um PC gamer. Não foi há muito tempo que processadores poderosos produziam calor suficiente para aquecer uma casa com eles. Os sistemas de refrigeração líquida eliminaram o fardo de resfriadores de ar mais antigos e menos eficientes, principalmente quando faziam overclock e levavam o sistema ao limite. Os tempos mudaram e os processadores estão agora mais eficientes, mas o resfriamento a água ainda tem seu lugar.

Hoje em dia, os resfriadores de ar são muito melhores quando se trata de remover o calor. Mas os resfriadores de água ainda são mais capazes de manter a temperatura sob controle e, assim, desbloquear um novo mundo de personalização. Pense em luzes, peças exclusivas, mais espaço para outros mods de case e muito mais. E se você planeja fazer overclock em seu sistema, precisará considerar o resfriamento da água, já que depender apenas do ar provavelmente não será suficiente.

Instalando seu Water Cooler

A instalação de um water cooler é apenas um pouco mais complicado do que ligar um dissipador de calor padrão. A principal complicação é que o bloco da CPU é sempre ligado à montagem do radiador e do ventilador, portanto, manobrar os dois em posição pode ser um processo complicado.

Um case de PC com acesso à parte de trás da placa-mãe é essencial. Mas mesmo assim é fácil puxar um pouco demais e soltar um tubo.

Construir seu próprio sistema não é difícil, por si só, mas você precisa de muita paciência para montar com cuidado, amarrar tubos com segurança e verificar todos os selos enquanto anda. O maior perigo para qualquer instalação de resfriamento de água é apressá-lo e estragar o trabalho. E, caso você realmente seja do tipo de pessoa que prefere fazer tudo com as próprias mãos, nós trazermos abaixo o melhor vídeo passo-a-passo de como montar seu próprio water cooler.

Como funciona

Um sistema de refrigeração líquida para um PC funciona muito como o sistema de refrigeração de um carro. E sim, nós já fizemos esse comparativo acima, mas acontece que ele é bem preciso. Ambos tiram proveito de um princípio básico da termodinâmica: o calor se move de objetos mais quentes para objetos mais frios. À medida que o objeto mais frio fica mais quente, o objeto mais quente fica mais frio.

O resfriamento por líquido é um processo muito comum. O sistema de arrefecimento de um carro circula a água, normalmente misturada com anticongelante , através do motor. Superfícies quentes no motor aquecem a água, esfriando-se no processo.

Water Cooler 2 - Water Cooler - Vale a pena comprar um? Descubra como funciona!

Um motor de carro gera calor como subproduto da queima de combustível. Os componentes do computador, por outro lado, geram calor como subproduto da movimentação de elétrons ao redor. Os microchips de um computador estão cheios de transistores elétricos , que são basicamente interruptores elétricos ligados ou desligados. Conforme os transistores mudam seus estados entre ligado e desligado, a eletricidade se move no microchip. Quanto mais transistores um chip contém e quanto mais rápido eles mudam de estado, mais quente fica o chip. Como um motor de carro, se o chip ficar muito quente, ele falhará.

Água no PC?

Agua no PC - Water Cooler - Vale a pena comprar um? Descubra como funciona!

Ouve um vazamento dentro de seu PC? Bem, a primeira coisa a se fazer é não entrar em pânico. Embora a água e a eletricidade não sejam conhecidas como as melhores amigas, o dano provavelmente não é tão ruim quanto você pensa.

A primeira coisa que você deve fazer é puxar o plugue. Bata o interruptor de viagem principal na sua caixa de fusíveis. Mesmo desligar uma fonte de alimentação usando a chave liga / desliga na parte de trás pode não interromper o fluxo de corrente, portanto, a remoção do cabo é a única opção segura. Puxe o conector ATX da placa-mãe também, só para ter certeza.

Seu próximo trabalho é secar tudo completamente. Limpe qualquer derramamento óbvio com um pano velho e deixe a máquina em um local quente. Idealmente, você deve tirar componentes como a placa-mãe e secá-los separadamente, mas 24 horas ao lado de um radiador deve fazer o trabalho. Com um pouco de sorte, isso deve bastar, e seu PC funcionará quando você inicializar, mas lembre-se de duas coisas.

Primeiro, o óbvio: conserte o vazamento e certifique-se de que o sistema de resfriamento esteja funcionando corretamente antes de conectar tudo novamente. Segundo, lembre-se de que a fonte de alimentação é onde estão as grandes tensões e que sob a tampa há muitos capacitores, que armazenam eletricidade por várias razões.

As peças do sistema

Após você já possuir uma noção do que é um water cooler, vamos lhe apresentar um breve resumo das peças que compõem este sistema.

  • Bomba – A responsável por forçar a água a circular através de um circuito fechado composto por mangueira, reservatório, radiador e waterblock.
  • Reservatório – É onde a água fica alocada. Também é o responsável por transitá-la para os outros componentes através de mangueiras.
  • Conectores – São geralmente compostos de níquel ou plástico. Eles são conectados às mangueiras.
  • Mangueiras – São as responsáveis por realizar a passagem do líquido até os componentes. Também interligam as peças do water cooler.
  • Água – A peça central do sistema. É através dela que o water cooler pode refrigerar os componentes do PC.
  • Waterblock – Fica sempre sobre o processador, é a peça que transfere o calor dos componentes para a água.
  • Radiador / Dissipador – A água quente vem do waterblock, chega até o radiador e ele a esfria.

O líquido de refrigeração, ou seja, água!

Water Cooler 3 - Water Cooler - Vale a pena comprar um? Descubra como funciona!

O componente final de um sistema de refrigeração líquida é o próprio líquido. Muitas pessoas usam água destilada, já que a água da torneira contém contaminantes que podem turvar o sistema ou obstruir os canais nos blocos de água e no radiador. Aditivos especializados podem adicionar cor ao fluido, tornando-o mais visualmente atraente quando usado em um case claro. Eles também podem diminuir o ponto de congelamento ou a tensão superficial da água, tornando-a mais eficaz. Finalmente, alguns aditivos possuem ingredientes antimicrobianos ou anticorrosivos, que podem aumentar a vida útil do sistema.

Se você decidir instalar um water cooler em seu computador, é aconselhável deixar a bomba circular o fluido por algum tempo para que você possa verificar se há vazamentos. Mantenha seu computador desligado durante este período de teste. Assim você terá menos chances de danificar seu hardware se ocorrer um vazamento.

Quando tiver certeza de que tudo está à prova d’água, inicialize o computador. Você pode verificar a temperatura de seus componentes no menu BIOS do seu computador ou usando um aplicativo de terceiros que monitora a temperatura.

Alguns modelos para ficar de olho

Caso você não queira montar seu próprio water cooler, abaixo separamos alguns dos principais modelos do mercado atual. Fique atento, talvez você encontre justamente aquilo que buscava. Mas nos aconselhamos que você se dê uma chance e tente montar um você mesmo. Por mais que dê bastante trabalho, a gratificação com certeza será maior

Corsair Hydro Series H110i

Corsair Hydro Series H110i - Water Cooler - Vale a pena comprar um? Descubra como funciona!

Se você utiliza programas e games que requerem um alto desempenho de seu PC, então este é o ideal para você. Se tratando da Corsair a qualidade já está implícita, mas este water cooler surpreende por seu desempenho proporcionado pelo seu sistema de refrigeração selado.

button ver o preco atualizado e1543418467553 - Water Cooler - Vale a pena comprar um? Descubra como funciona!

NZXT Kraken X62

NZXT Kraken X62 - Water Cooler - Vale a pena comprar um? Descubra como funciona!

Os originais Kraken X40 e X60 foram os primeiros a integrar a iluminação RGB controlada por software. Por isso é justo que a NZXT também seja a primeira a introduzir iluminação RGB endereçável com o Kraken X42 e X62. O Kraken X62 desenvolveu uma reputação muito forte graças ao seu desempenho de topo de gráfico e estética única. Possui um design de espelho infinito bacana que realmente acentua a iluminação RGB, enquanto tubos finos e ventiladores elegantes também ajudam a tornar este cooler diferente da multidão.

button ver o preco atualizado e1543418467553 - Water Cooler - Vale a pena comprar um? Descubra como funciona!

EVGA CLC 240

EVGA CLC 240 - Water Cooler - Vale a pena comprar um? Descubra como funciona!

Combinando o desempenho dos mais recentes coolers da Corsair e da NZXT, o CLC custa uma fração do preço. Isso enquanto se sacrifica apenas em alguns recursos. Embora você não tenha a iluminação RGB que você encontraria nos designs mais recentes da NZXT, da Thermaltake ou da Cooler Master, a EVGA CLC possui a mesma tubulação com manga e uma única luz RGB na cabeça da bomba que pode ser controlada pelo software. Se você não se importa com todos os sinos e assobios, o CLC 240 da EVGA oferece um desempenho excepcional com poucos comprometimentos. E, vale lembrar novamente, seu preço é bastante acessível.

button ver o preco atualizado e1543418467553 - Water Cooler - Vale a pena comprar um? Descubra como funciona!

O Water Cooler

Após ler tudo sobre o assunto, e até mesmo aprender a criar um por conta própria, esperamos que todas suas dúvidas tenham sido retiradas sobre o assunto. Mas, caso ainda restem dúvidas sobre, basta que nos pergunte nos comentários abaixo, estaremos prontos para ajudar. Mas, caso você prefira assistir do que ler, então você com certeza irá gostar do vídeo abaixo.

E então, Water Cooler ou Air Cooler?