Teclados dos PRO players – MOBA

Para os amantes de eSports e jogos competitivos, o MOBA é um gênero bem conhecido no cenário profissional. Com League Of Legends, DotA 2, Heroes Of the Storm e muitos outros, o gênero está com um cenário imenso.

Contam, por exemplo, com campeonatos como CBLOL, Campeonato Brasileiro de League Of Legends e The International, de DotA 2. Considerando premiações e índice de espectadores extremamente altos, não é à toa que ambos jogos são um sucesso.

O gênero MOBA vem crescendo e ganhando maior visibilidade, assim como o público espectador e os seus jogadores. Logo, é esperado que surja uma curiosidade sobre como os “PRO players” jogam e em que eles jogam.

A seguir, abordaremos um pouco sobre o o que é MOBA e alguns dos maiores nomes no cenário competitivo. Contaremos um pouco de sua historia e, então, falaremos sobre o teclado que ele usa durante os jogos.

O que é um MOBA?

A sigla MOBA significa “Multiplayer Online Battle Arena” (Arena de Batalha Online entre vários Jogadores, ao pé da letra). É um gênero de jogo que mistura elementos de jogos RTS (Real Time Strategy) com jogos RPG (Role-Playing Game).

O gênero foi primeiramente introduzido com DotA (Defense of the Ancients) como um mod para o jogo Warcraft III, em 2005. Seguindo o sucesso de DotA, outros jogos foram sendo criados, como League Of Legends e o próprio DotA 2.

O MOBA, atualmente, se tornou extremamente popular por todo o mundo, sendo um dos carros-chefe na indústria de eSports (esportes eletrônicos). No campeonato de DotA 2 de 2017, por exemplo, as premiações distribuídas quase alcançaram impressionantes 25 milhões de dólares.

Objetivos e mecânicas de um MOBA

Em sua grande maioria, os jogos MOBAs possuem a mesma mecânica e objetivo. Então, serão abordados de modo amplo, para evitar se extender no assunto, sem entrar em muitas peculiaridades de cada jogo.

No começo da partida cada jogador, geralmente 5 no total, escolhe seu personagem (herói, campeão, etc.). Essa é uma escolha muito importante, pois cada personagem possui um conjunto de habilidades e estilos de jogo diferentes. É importante que os personagens escolhidos formem uma estratégia harmoniosa entre suas habilidades para dar força ao time.

moba mapa 75 - Teclados dos PRO players - MOBA
Normalmente esta é a composição do mapa de um MOBA.

Com os personagens escolhidos, os jogadores entram na arena virtual com um objetivo: destruir a base do oponente. Então, a arena é sempre a mesma, contendo 3 trilhas ligadas às bases, onde as unidades de cada time atravessam. Entre suas trilhas há uma zona chamada jungle, contendo unidades neutras que oferecem mais recursos a equipe que eliminá-los.

A partida tem seu fim quando um dos times consegue avançar por uma trilha e destruir a base inimiga. Normalmente uma partida dura de 30-60 minutos, mas pode chegar a mais tempo dependendo do estado da partida.

O sucesso do gênero é inegável, com um cenário profissional constantemente crescente, assim como seus jogadores. E uma das coisas que as pessoas gostam de saber, é justamente o hardware usado pelos pro players nos jogos.

A seguir citaremos alguns dos pro players, um pouco de sua história, e seu teclado usado. Assim, você pode ficar atualizado sobre as tendências no cenário competitivo profissional de seu MOBA favorito.

Teclado dos pro de League Of Legends

O jogo da Riot Games, lançado em 2009, é um MOBA entre os mais famosos e aclamados do mundo. Com vários campeonatos profissionais ao redor do mundo, o número de jogadores e influenciados sobe a cada premiação.

A Riot Games não focou apenas no jogo, mas sim na experiência do jogo, lançando diversas animações do jogo e, também, a historia de cada personagem. Além disso, também lançando colecionáveis dos personagens imergindo o jogador nessa experiência, envolvendo ele além de apenas o jogo.

Logo abaixo, teremos 3 nomes do cenário competitivo de LoL mundialmente e, também, do cenário competitivo nacional. Você saberá mais sobre a historia deles e, também, sobre os teclados que usam para jogar.

Bjergsen, Team SoloMid

soren bjerg.png.imgw .980.980 - Teclados dos PRO players - MOBA
Soren “Bjergsen” Bjerg da Team SoloMid

Começamos a lista com o mid laner da TSM (Team SoloMid), Bjergsen, vencedor do título MVP de 2015. Ele também jogava Counter Strike, Hearthstone, Diablo 2 e World of Warcraft.

O jogador iniciou sua carreira profissional em 2013, com 17 anos, como membro do Copenhagen Wolves. Ao chegar o fim do mesmo ano, ele se juntou a TSM como mid laner, posição que ocupa até hoje.

Logitech G910

g910 orion spark rgb mechanical gaming keyboard 1 - Teclados dos PRO players - MOBA
Teclado gamer G910 da Logitech

Em relação ao seu teclado, temos o modelo G910 da Logitech. Com um belo design, retroiluminação e as características citadas a seguir, temos um grande modelo logo no começo da lista.

Na faixa de $1000, o teclado Logitech G910 parece caro demais quando comparado com os outros modelos. Mas, o investimento certamente é justificado se analisarmos o que ele é capaz de fazer.

Com os switches Romer-G, o acionamento de teclas é mais rápido em 25%. Essa velocidade é muito importante quando se está no meio de seu combo e é necessária uma boa precisão.

A retroiluminação, com cerca de 16 milhões de cores, pode ser customizada para maior variedade na sua utilização. Servindo para acompanhar a recarga de uma habilidade ou simples estética, você pode programar o sistema para tal.

Possui 9 exclusivas teclas de macro, juntamente com teclas de multimídia, para aumentar a customização da experiência de jogo. Com mais de cem teclas anti-ghosting não há riscos de alguma tecla acabar passando despercebida.

Com seu descanço de pulso e design diferenciado de suas keycaps, certamente você terá conforto na hora de jogar. Uma grande escolha para se sentir como um PRO player.

Faker, SK Telecom T1

kYzpH2hD 400x400 - Teclados dos PRO players - MOBA
Lee “Faker” Sang-hyeok da SK Telecom T1

Nosso próximo jogador é o Faker, jogador profissional da SKT como mid laner desde 2013. Ele também é considerado por muitos o melhor jogador de League of Legends de todos os tempos.

Suas habilidades surreais no jogo são aparentes quando vemos as suas vitórias profissionais. Ele é um dos dois únicos jogadores a possuir 3 Taças do Invocador, sendo o outro um ex-companheiro de equipe.

Corsair K70 LuX

ch 9101012 na5 - Teclados dos PRO players - MOBA
Teclado gamer K70 LuX da Corsair

Seu modelo de periférico gamer é o teclado mecânico K70 Lux, da Corsair. Com uma faixa de $700, temos um modelo com excelente desempenho, controle de iluminação e durabilidade para aguentar suas jogatinas.

Contando com os premiados switches Cherry MX, você tem grande precisão e maior vida útil das teclas. Adicionando a tecnologia de 104 teclas anti-ghosting, você tem um desempenho preciso e confiável, sendo você rápido ou não digitando.

O Corsair K70 Lux possui, também, um porta de passagem USB. Ele é feito para conectar seu mouse ou headset diretamente no teclado, reduzindo o número de fios no seu gabinete.

Feito com estrutura de alumínio escovado, garante muito tempo de uso, com durabilidade para aguentar eventuais descargas de emoções. Possui descanço de pulso removível, com toque suave. O conforto durante as sessões e maratonas está garantido com o Corsair K70 Lux.

O teclado vem com keycaps extras customizadas, aumentando a variedade na experiência de jogo. Com keycaps especiais para FPS e MOBA, oferece maior aderência e sensibilidade ao usuário.

Com o uso do software CUE, o teclado pode ter suas teclas reprogramadas à sua vontade. Seu sistema de iluminação também pode ser reprogramado com um sistema rápido, fluido e dinâmico.

O modelo possui uma característica extra chamada CUE Link. Isso conecta seus periféricos Corsair para estabelecer um padrão na iluminação de cada item. Então, caso esteja querendo um conjunto que mude de cores ao mesmo tempo, esse é o seu pedido.

Revolta, Vivo Keyd

revolta - Teclados dos PRO players - MOBA
Gabriel ‘Revolta’ Henud Cresci da Vivo Keyd

Para o último jogador de LoL, temos o brasileiro Revolta, da Vivo Keyd. Considerado o melhor jungler do país e, em 2015, foi dito como melhor jogador do Brasil. Ironicamente, é reconhecido por acabar perdendo o tempo certo de smites durante objetivos no jogo.

Começou sua carreira em 2012 com o time vVv Gaming, no ano seguinte se juntou ao Insight eSports. Após, em 2014, ele se juntou ao Keyd Stars mas logo depois foi para o INTZ eSports.

Após ganhar o CBLOL com a INTZ, ele voltou para a Keyd em 2015, algo que foi muito criticado. Atualmente, ele está jogando com a Vivo Keyd na posição de jungler.

Cougar 700K

full a28a86e2064ecf89e7045a7ab7bd4745 - Teclados dos PRO players - MOBA
Teclado gamer 700K da Cougar

Partindo para seu periférico, o teclado Cougar 700K, com uma faixa de preço de $600. Com design diferenciado e estrutura de alumínio escovado, é um periférico extremamente resistente e durável.

Para reforçar sua longevidade, o teclado possui os switches MX Cherry, com vida útil estendida em relação aos outros. Em adição a sua durabilidade, o Cougar 700K também possui apoio para mãos, garantindo mais conforto enquanto está jogando.

O teclado ainda possui um recurso de taxa de repetição, útil para jogos que exigem cliques repetidos de uma tecla. Além disso, ele também possui 6 teclas dedicadas de macro, exclusivas para inserir os comandos que você quiser.

Também, o teclado possui 3 teclas de perfil para troca instantânea de padrões do teclado. Logo, você pode mudar o tipo de configuração do teclado sem sair do jogo, apenas apertando a tecla correspondente.

Com o software Cougar UIX você pode configurar as funções do teclado, assim como todos os seus botões. O teclado também conta com iluminação individual em cada tecla, podendo configurá-las à sua maneira. Sua experiência de jogo será totalmente customizada e única ao seu gosto e preferência de configuração.

Teclado dos pro de Dota 2

Defense of the Ancients 2, da Valve Corporation, é uma sequência ao primeiro DotA (mod de Warcraft III). A empresa buscou realizá-lo junto do produtor do mod, IceFrog, para lançá-lo ao mercado em 9 de julho de 2013.

A fim de alcançar o cenário competitivo, a Valve criou o The International em 2011, campeonato mundial de Dota 2. De imediato, no primeiro ano do campeonato, o prêmio ao time campeão foi de 1 milhão de dólares.

Apesar de um cenário menos conhecido no Brasil, em relação ao LoL, ainda é um MOBA bastante jogado por aqui. Separamos 3 nomes do cenário competitivo para falarmos um pouco sobre sua historia e sobre os teclados que usam.

Fly, Evil Geniuses

pic 20170220 408x738 6330775632 - Teclados dos PRO players - MOBA
Tal ‘Fly’ Aizik da Evil Geniuses

Para o primeiro nome da lista, temos o jogador Fly da equipe Evil Geniuses. Ele, jogando como suporte do time, o também capitão criou o time OG e permaneceu nele por muito tempo.

O jogador, antes do time Fnatic para Heroes of Newerth, migrou junto da equipe para Dota 2 em 2012. Com um começo conturbado de jogos, Fly se juntou a equipe criadora da OG.

Com ela, Fly permaneceu por anos e, recentemente, antes do The International de 2018, migrou para a EG. Ao final do campeonato, sua equipe foi a terceira colocada, com um prêmio de mais de 2 milhões de dólares.

SteelSeries Apex M500

apex 500 top.png  952x800 q100 crop scale optimize subsampling 2 - Teclados dos PRO players - MOBA
Teclado gamer Apex M500 edição limitada Evil Geniuses da SteelSeries

Seu teclado, o SteelSeries Apex M500, é uma edição especial da equipe Evil Geniuses. Sua versão limitada possui iluminação e design especial para a equipe EG. Cobriremos a versão padrão do teclado, disponível no Brasil por uma faixa de $650.

Esse modelo possui switches MX Cherry Red, de rápida atuação e voltados para o ritmo acelerado dos jogos competitivos. Conta com força de atuação menor que os switches padrões e vida útil de 70 milhões de cliques.

O switch proporciona um acionamento rápido da tecla, perfeito para cliques duplos durante combos e movimentos. Além disso, os switches contam com sistema de iluminação individual, para maior visibilidade das teclas do teclado.

Não parando aí, o Apex M500 oferece tecnologia anti-ghosting em todas as suas 104 teclas. Não tenha preocupações quando tiver de apertar múltiplas teclas ao mesmo tempo, ou se apertar sem querer.

Ele é reforçado com uma placa de aço em sua parte posterior e plásticos mais resistentes, suportando quase tudo. Isso o faz um modelo preciso e rápido, com design limpo e resistente, um periférico durável para a sua mesa.

Dendi, Natus Vincere

dendi 1 - Teclados dos PRO players - MOBA
Danil ‘Dendi’ Ishutin da Na’Vi

O próximo jogador da lista é Dendi, da Na’Vi, tido como o jogador mais criativo do cenário competitivo. O interessante está em ele ser conhecido pelo seu modo não convencional de jogar, usar habilidades e itens de personagens.

Partindo de um passado experiente com DotA, Dendi iniciou sua carreira profissional em Dota 2 com o time Na’Vi. Logo, o time ganhou destaque e se tornou um dos melhores do mundo ganhando o The International de 2011. E, além disso, ele era o centro da consistência do time, com sua alta performance contribuindo para o sucesso.

No entanto, mesmo com o destaque que possuía como mid laner, depois de 2014 a equipe foi decaindo nas competições. No começo de 2018 o time começou a subir um pouco nas vitórias.

Mas, depois de 8 anos com a Na’Vi, o jogados acabou sendo removido da lista ativa de jogadores. Apesar de seu afastamento, Dendi escolheu por permanecer jogando no cenário competitivo ao invés de parar.

HyperX Alloy FPS Pro

hx product keyboard alloy pro us 1 zm lg 1024x1024 - Teclados dos PRO players - MOBA
Teclado gamer Alloy FPS Pro da HyperX

Partindo para seu teclado, temos o modelo Alloy FPS Pro da AlloyX, disponível no Brasil numa faixa de $450. Abordaremos a versão com switches MX Cherry Red e sem teclado numérico, favorecendo mais espaço na mesa para o mouse.

Com os já ditos switches MX Cherry Red, temos um teclado mecânico com teclas rápidas feitas para os gamers. Além disso, tecnologia anti-ghosting em todas as teclas do teclado, sem perigos de não computar duas tecla pressionadas simultaneamente.

Possui iluminação individual HyperX nas teclas, com efeitos dinâmicos para melhor experiência de jogo enquanto pressiona as teclas. O Alloy FPS Pro também vem com game mode, para evitar que você esbarre em teclas que minimizem o jogo.

Esse teclado é feito em uma estrutura durável de aço, para uma plataforma sólida enquanto você joga. Prolongando ainda mais sua vida útil, além do material no teclado, seu cabo é destacável para facilitar transporte e limpeza.

Miracle, Team Liquid

main qimg 32275001b2e3b9033ad42c878f03dd17 c - Teclados dos PRO players - MOBA
Amer ‘Miracle-‘ Al-Barkawi da Team Liquid

Para nosso último jogador da lista, temos o Miracle, mid laner da Team Liquid. Renomado jogador, sendo o primeiro a atingir uma pontuação MMR de 9000 no jogo.

Miracle começou sua carreira no início de 2015 com o time Balkan Bears, mas após 4 meses foi removido dele. Enquanto não estava com um time, se dedicou a subir nas classificações ranqueadas do jogo.

Após atingir o primeiro lugar no ranking de MMR, foi convidado para se juntar à equipe (monkey) Business, futuramente OG. Com ela, ganhou diversos prêmios, demonstrando sua grande habilidade e perícia no jogo.

Depois do The International de 2016, ele passou para a equipe Team Liquid, da qual participa até hoje. Com ele ganhou ainda mais premiações e campeonatos, inclusive o The International 2017 com a equipe sendo a grande campeã.

SteelSeries Apex M800

apex m 800 top.png  952x800 q100 crop scale optimize subsampling 2 - Teclados dos PRO players - MOBA
Teclado gamer Apex M800 da SteelSeries

O teclado usado por ele, com faixa de preço acima dos outros modelos, $1200, possui várias funções e teclas diferenciadas. Este modelo é tido como o teclado gamer mais rápido e programável do mundo.

Possuindo teclas menores, de apenas 3mm, e também os switches QS1 especificamente para esse modelo, ele já começa diferente dos outros. Também tem um sistema de iluminação individual diretamente no switch, com padrões programáveis pelo software SteelSeries Engine 3.

No software, adicionalmente, você pode reprogramar as teclas do Apex M800 para realizar as funções que você quiser. O modelo vem, também, com 6 teclas dedicadas de macro, para aumentar ainda mais a customização. Adicione isso a função anti-ghosting de 256 teclas, para não ter erro quando você tiver de pressionar múltiplas teclas simultaneamente.

O modelo também conta com 2 portas USB 2.0 para conectar outros periféricos ou outra coisa que queira por perto. E, apesar do preço mais acima, você irá se surpreender com o que esse teclado lhe possibilita fazer.

Considerações Finais teclado para MOBA

Através do artigo notamos que o cenário competitivo para jogadores de MOBA está em constante ascenção ao redor do mundo. Aqui ilustramos alguns exemplo de grandes jogadores competitivos de LoL e Dota 2 para você ver como eles começaram.

Por anos, muitos jogadores têm se dedicado para se tornar um grande nome e, até mesmo, referência para outros jogadores. Então é provavel que você já ouviu falar de algum desses ou torce para algum dos times citados.

Agora está mais fácil participar de torneios e campeonatos do gênero, crescendo em experiência e, também, habilidade. Afinal, conforme você melhora, mais olhos se voltarão para você e suas habilidades.

Se o artigo lhe ajudou a descobrir mais sobre um MOBA, sobre seus jogadores preferidos, sobre modelos de teclados ou se você apenas teve uma boa experiência lendo ele, compartilhe com seus amigos e espalhe mais conhecimento sobre o gênero MOBA e sua presença e peso dentro dos eSports.