Teclado Sem Fio – Vale a pena comprar? Veja os Prós e Contras

Saiba mais sobre teclado sem fio, suas características e diferenças.

Se você comprou um computador recentemente, é provável que tenha um teclado sem fio. Oferecendo maior flexibilidade e um menor preço para o usuário, saiba o que mais esse periférico pode fazer.

A maioria dos modelos sem fio são de membrana, o que pode ser pouco convidativo ao público gamer. Porém, há um mercado crescente de outros periféricos gamer sem fio, como mouses e monitores, então onde estão os teclados?

Recentemente, com lançamentos de teclados mecânicos sem fio por nomes grandes do mercado, como Corsair e Logitech, o público gamer sentiu o começo de uma nova tendência no mercado de periféricos. Entenda o que estes modelos podem fazer e também o que esperar de um teclado sem fio.

Para entender um teclado sem fio, temos que saber de onde veio o teclado e para que ele serve. A seguir teremos uma pequena introdução do periférico e também sua principal função.

História do Teclado

maquina de escrever express 6 mercedes zella mehlis 1935 D NQ NP 9886 MLB20021923688 122013 F 1024x768 - Teclado Sem Fio - Vale a pena comprar? Veja os Prós e Contras
Máquina de escrever de 1935.

A primeira máquina de escrever foi criada por Henri Mill em 1714. Futuramente a máquina foi aperfeiçoada em 1808 e 1843 por Pelegrinno Turri e Carlos Thuber, respectivamente.

Christopher Sholes, em 1868, criou o padrão QWERTY nas máquinas de escrever para ter maior agilidade e rapidez enquanto digita.

Durante a Segunda Guerra Mundial, vários computadores foram criados a fim de quebrar as criptografias das mensagens de guerra. Durante 1940, G.R. Stibitiz mostrou ao mundo um computador que utilizava uma entrada de teclado através de linhas telefônicas.

Durante os anos, outros padrões foram criados nos teclados, sendo o QWERTY ainda o mais comum. Justamente por ter herdado das máquinas de escrever, o padrão já era conhecido pela sociedade.

Mas podemos citar o padrão usado em países de língua francesa, AZERTY, como exemplo de outro padrão. Temos também o padrão XPERT, considerado um padrão mais confortável e mais rápido para digitação.

E, como qualquer pessoa, você já deve ter se perguntado uma vez como seria um teclado com padrão ABCDE. Não se preocupe, temos uma imagem para ilustrar esse modelo que tantos já imaginaram.

abcde keyboard by what is atr - Teclado Sem Fio - Vale a pena comprar? Veja os Prós e Contras
Teclado em ordem alfabética, isto é, no padrão ABCDE.

No Brasil, temos o padrão ABNT e ABNT-2, que são baseados no padrão QWERTY. Diferente deste, os padrões brasileiros contém a tecla ‘Ç’ dentre outras como as de acentos.

Qual a função do teclado?

No seu começo, servia apenas para cálculos de números, deixando o processo mais simples. Então evoluiu para poder controlar o console do computador.

Mas não se engane pensando que o teclado serve apenas para escrever algo ou fazer contas com números. O teclado se tornou mais que isso, graças às necessidades dos usuários que, com o avanço da tecnologia, continuaram mudando.

Atualmente, o teclado possui muitas funções além de apenas escrever alguma coisa para o computador. Ele se tornou um periférico capaz de capturar imagens, navegar pela Internet e pelos programas ativos no computador.

Não podemos esquecer, também, que se tornou um item necessário para o entretenimento durante jogos. Sendo usado para mover um personagem ou ativar comandos e habilidades para ele.

Do que constitui um teclado?

Apesar de parecidos externamente, os teclados possuem diferentes sistemas no seu interior. Logo, cada teclado funciona de maneira diferente e apresenta resultados diferentes para determinadas tarefas.

Abordaremos, a seguir, o interior dos teclados de membrana e os teclados mecânicos, descrevendo seu funcionamento, algumas características e curiosidades.

Teclado de Membrana

Seu nome vem de sua composição, feito de membranas de teclas e um circuito de controle para as mesmas é o tipo mais encontrado no mercado, seu baixo custo o torna mais viável do que o mecânico, porém essa viabilidade acaba reduzindo sua vida útil, sua durabilidade.

Teclado Mecânico

Diferente do modelo anterior, que possui circuitos para transmitir todos os comandos do teclado, o teclado mecânico têm circuitos individuais. Isto é, para cada tecla há um circuito específico que envia o sinal para o computador quando ela é pressionada.

Ou seja, o teclado mecânico possui no seu interior os espaços necessários para conectar as suas teclas. Nelas temos seus switches, responsáveis por enviar os sinais de suas respectivas teclas ao computador quando pressionadas.

Juntos dos switches temos as keycaps (parte da tecla que pressionamos, com os dígitos impressos) que indicam qual tecla é. Diferente do modelo anterior onde as keycaps são ligadas a estrutura, no teclado mecânico elas são removíveis, possibilitando maior customização.

Responsáveis pelo envio de sinais, esses switches também têm a função de fazer o característico barulho desse modelo de teclado. Mas não se engane, nem todos os teclados mecânicos fazem barulho, pois cada teclado tem um tipo de switch.

Teclado sem Fio

611149H28WL. SL1500  1024x427 - Teclado Sem Fio - Vale a pena comprar? Veja os Prós e Contras
Teclado sem fio MC184LL/B da Apple

Apesar de não ser o modelo preferido no universo de periféricos, o teclado sem fio possui características bastante interessantes. Como se pode esperar, ele não necessita de conexão por um cabo, mas você já pensou no que isso possibilita?

Começar a usar um teclado sem fio é bem mais rápido e intuitivo, quando falamos em conexão. Por não possuir fio já temos uma ótima notícia, não haverá um fio a mais naquela bagunça atrás do gabinete.

Se o seu conjunto de periféricos for wireless, um teclado sem fio vai manter o ambiente homogêneo e mais limpo. Um espaço com monitor, mouse, headset e teclado sem fio é algo hipnotizante e satisfatório de se olhar.

Sem os fios espalhados pela mesa, certamente o espaço ficará mais flexível às suas necessidades. Caso precise colocar algo na mesa, facilmente terá como alocar espaço apenas reposicionando o periférico, sem se preocupar com fios.

A chave aqui é a flexibilidade, um teclado sem fio oferece uma gama de possibilidades para utilizá-lo de onde quiser. Sendo junto aos outros periféricos, ou do outro lado da sala, um teclado sem fio te dá essa liberdade.

Pelo mercado podemos encontrar diversas marcas de diversos preços, em sua grande maioria são teclados de membrana. Poucas são as diferenças desses modelos e o investimento não é muito significativo, então não serão abordados futuramente pelo artigo.

Teclado Bluetooth

Vamos além, modelos mais recentes de teclados sem fio não se conectam apenas ao seu computador. Eles também conseguem se conectar a smartphones e outros dispositivos através da sua conexão por Bluetooth, por exemplo.

Então, um teclado sem fio te dá flexibilidade e a oportunidade de usá-lo com outros aparelhos por conexão Bluetooth. Até agora está indo muito bem para o periférico, mas nem tudo é um mar de rosas.

Porém, se você tem problemas com instabilidade na conexão de Internet, talvez já deva ter imagino um dos problemas. Os teclados sem fio mais antigos e baratos oferecem o problema de falha de conexão. Com problemas no envio de comandos para o computador, isso é muito frustrante para o usuário.

Fonte de energia bateria ou pilha!

O teclado sem fio necessita de fontes de energia, e sem ter um cabo para alimentação, recorremos às pilhas. Isso gera uma preocupação recorrente ao usuário, saber quantas horas essa bateria ou pilha irá durar no teclado.

Poucas coisas conseguem ser piores do que um teclado sem fio desligar durante o jogo, principalmente durante uma partida competitiva.

Felizmente, modelos mais recentes oferecem algumas maneiras de mostrar ao usuário que o periférico está com pouca energia. Alguns através de notificações no computador e outros através de LEDs no próprio teclado sem fio.

Key Sniffer

keysniffer - Teclado Sem Fio - Vale a pena comprar? Veja os Prós e Contras
Exemplo de como seria a falha KeySniffer

Recentemente, em 2016, foi descoberta uma assustadora falha em diversos modelos de teclados sem fio, a chamada vulnerabilidade KeySniffer. A falha é originada do tipo de conexão dos teclados, precisamente os modelos que usam comunicação via rádio sem criptografia.

Estes teclados usam um chip receptor que é uma opção mais barata do que o Bluetooth. Esses chips não recebem atualizações de segurança, sendo um grande problema para o usuário.

A falha foi identificada pela empresa Bastille, após analisar os teclados sem fio com comunicação via rádio por engenharia reversa. Isto é, foi percebido que as informações captadas não continham nenhuma criptografia, possibilitando um agente externo acessá-las.

Alguém com um dongle de rádio, a poucos metros de distância, poderia captar todos os comandos que o teclado enviasse. Pior ainda, a informação seria totalmente compreensível, sendo um termo inserido para pesquisa ou um número de cartão de crédito.

Algumas das marcas afetadas são Anker, EagleTec, Insignia, Kensington, Toshiba, General Electric, Radio Shock e Hewlett-Packard. Mas, de modo geral, qualquer teclado sem fio que se comunique via rádio e não possua criptografia está sujeito à falha.

A única maneira de corrigir esta falha é, infelizmente, trocando o seu teclado sem fio por um periférico mais seguro. Como um teclado sem fio com tecnologia Bluetooth ou um teclado com fio, por exemplo.

Teclado sem fio na Smart TV

As TVs modernas de hoje possuem uma entrada USB, o que possibilita a conexão com um computador, por exemplo. Você pode transformar sua TV em um monitor, mas sem um teclado sem fio a mudança não se torna agradável.

Pelo tamanho da tela em relação aos monitores, não é indicado ficar próximo da TV para interagir com a mesma. Com um teclado sem fio, você não tem problemas usando-a como seu monitor à uma distância segura e confortável.

Mas, atualmente, as TVs podem servir para mais do que apenas um monitor extra para seu computador. Como, por exemplo, as TVs Smart disponíveis no mercado, com sua tecnologia que possibilita conexão com a Internet. As TVs híbridas são uma mistura entre a televisão e a Internet, mas isso você provavelmente já sabia.

Com essa tecnologia, conectar um teclado sem fio em uma TV Smart possibilita uma melhor experiência de uso. Do conforto do sofá, e de modo rápido, você pode navegar pela Internet como se estivesse em um computador.

Mas não se engane pensando que teclados para TVs são apenas aqueles modelos que mais parecem joysticks cheios de teclas. Existem diversos modelos de teclados que são utilizados em Smart TVs que mais parecem teclados “normais” de computadores.

19480 1 - Teclado Sem Fio - Vale a pena comprar? Veja os Prós e Contras
Teclado sem fio K400 Plus da Logitech, para TV conectada à computador.

Como é o caso do teclado sem fio Logitech K400, que é um modelo indicado para TVs conectadas a computadores. Projetado para fácil utilização, acelerando a navegação com seu touchpad integrado e funcional em até 10 metros de distância.

Essa possibilidade de teclado sem fio criou um segmento do mercado responsável por satisfazer os amantes de digitar no conforto do sofá. Mas e se mudarmos de séries e digitação confortável para jogos e desempenho preciso, o que acontece com o produto?

Teclado sem fio gamer

Partindo para essa esfera mais exigente do mercado, os modelos gamer de teclados sem fio estão impressionando o público. Esse periférico vem ganhando visão no mercado nos dias atuais, principalmente devido ao desempenho dos lançamentos mais recentes.

Com uma precisão e performance impressionantes, os teclados sem fio voltados para o público gamer realmente surpreendem. Chamando a atenção de muitos, alguns modelos chegaram até a ser usados pelos “pro players” no cenário competitivo.

A seguir iremos mostrar 2 modelos de teclados sem fio voltados para o público gamer e citar suas características. Assim, você terá uma melhor visão deste mercado, e até mude sua preferência de periférico para o teclado sem fio.

Infelizmente, os modelos abaixo citados não estão disponíveis no mercado brasileiro no momento. Você pode encontrá-los em sites de revenda por aqui, sob entrega importada, ou pode importá-los você mesmo se preferir.

Teclado sem fio Logitech G613

g613 intro tablet.png.imgw .2048.2048 1024x403 - Teclado Sem Fio - Vale a pena comprar? Veja os Prós e Contras
Teclado mecânico sem fio G613 da Logitech

Começando a lista com o teclado sem fio feito para gamers, focado em alta performance e na liberdade wireless. O modelo G613 da Logitech é o teclado com a velocidade da luz de conexão sem fio. Com os switches Romer-G com feedback tátil e uma bateria com tempo de vida de 18 meses, você vai poder jogar de modo quase ininterrupto.

Com sua conexão extremamente rápida de 1ms, você pode abusar de sua velocidade no computador ou conectar-se com outro dispositivo trocando para o modo Bluetooth. E com a tecnologia anti-ghosting não precisa se preocupar em perder alguma tecla no caminho enquanto digita.

Possui teclas exclusivas de mídia e de macro para maior customização de sua experiência de jogo. Base extendida como descanço de pulso e um suporte para smartphone caso queira usá-lo junto do teclado sem fio.

Seu software para customização de teclas também indica a quantidade de bateria restante no teclado sem fio. Em adição a isso, o teclado também possui LEDs para indicar o estado de carga do mesmo.

Teclado sem fio Corsair K63 Wireless

u 10175526 - Teclado Sem Fio - Vale a pena comprar? Veja os Prós e Contras
Teclado mecânico sem fio K63 da Corsair

O próximo modelo é o K63 Wireless da Corsair, com design mais compacto e retroiluminação nas suas teclas. Também é um teclado mecânico para gamers, mas este possui suas próprias características.

Sua conexão de 2.4 GHz e média de 1ms garantem uma grande e otimizada experiência de jogo. Possui conexão Bluetooth para poder interagir com outros dispositivos Windows e Android com Bluetooth 4.0 ou superior.

Com os switches Cherry MX Red, você terá teclas precisas e sem necessidade de pressionar até o fim do percurso. Isso garante precisão e velocidade durante os jogos, melhorando sua experiência de jogo juntamente com sua função anti-ghosting.

Seu design compacto economiza espaço na mesa e seu descanso de pulso destacável garante ergonomia durante o jogo. Isso para melhorar sua experiência de jogo enquanto se concentra em jogar e não nas dores que não sente mais.

Com teclas multimídia e retroiluminação, sua experiência de jogo é altamente melhorada e o nível de customização também aumenta. Com o software CUE é possível customizar todas as suas teclas e padrões de iluminação.

Pelo detalhe de iluminação, a bateria tem uma vida útil inferior a do modelo anterior, de 20 horas contínuas. Mas, diferente do modelo anterior também, este possui um cabo USB para carregar o teclado diretamente, economizando tempo.

Nossa opinião sobre os teclados sem fio

O teclado sem fio levantava questões sob sua confiança quando falávamos de jogos, onde a precisão e rapidez são essenciais. Porém, ultimamente, o teclado sem fio tem atingido níveis bastante agradáveis para os gamers.

Como os exemplos acima mostram, estes teclados estão apenas entrando nesse mercado, mas já estão impressionando. É claro que é normal termos receio em usá-los pensando que teremos problema com conexões. No entanto, basta testá-los para acreditar no seu potencial.

Ajude a espalhar o conhecimento sobre os teclados sem fio, sobre periféricos para jogos e sobre o mercado gamer no nosso país. Se este artigo lhe ajudou a entender mais sobre teclados, se ajudou na decisão do seu próximo periférico ou se achou legal, compartilhe com seus amigos.