Teclado Gamer – O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!

Entenda quais são os tipos de teclados existentes, as características de um teclado gamer e as suas diferenças para um modelo de periférico convencional.

Quem nunca foi em uma loja e viu um teclado cheio de botões e luzes que parecia o irmão do Optimus Prime? De diversos tipos e tamanhos, estes itens estão ganhando espaço no mercado e em nossas mesas. Mas o que eles têm de diferente? Quais são as suas vantagens? Por que eles têm luzes e piscam? Se você quer descobrir os mistérios desse produto ou se já tem um teclado gamer e quer saber mais sobre ele basta seguir em frente e ler esta matéria.

Com luzes brilhantes, teclas transparentes, apoio de braço e muitas outras características os teclados gamer se diferenciam dos tradicionais não apenas em seu design como também em desempenho e durabilidade. Nesse artigo você irá entender quais são os tipos de teclados gamer e o que eles têm de diferente dos outros teclados.

No entanto, antes de começarmos a explorar o lado gamer desse produto, precisamos primeiro saber do lado convencional dele. Descubra a seguir quais são os tipos de teclados disponíveis por aí e quais são as diferenças entre cada um deles.

Os teclados são divididos pelo modo em que suas teclas são acionadas (Switch). Existem vários tipos de teclados no mercado, mas os tipos que ocupam sua esmagadora maioria atualmente são apenas 3, e estes serão explanados a seguir: teclados mecânicos, com membrana e scissor-switch.

Teclado Mecânico

Esse tipo de teclado gamer possui o característico “barulhinho”, amado por alguns e odiado por outros, e é o mais indicado para aqueles que procuram algo que dure, de excelente qualidade. Alguns teclados mecânicos, mesmo com uso constante, chegam a durar impressionantes 50 anos. Esse tipo de teclado utiliza teclas cherry MX, com exceção das marcas “alternativas” que encontramos por aí, e estas estão disponíveis no Brasil em 4 diferentes tipos:
Black: Indicado para jogos e para digitação. Devido à sua rigidez, torna difícil apertar outra tecla sem intenção, evitando eventuais erros durante jogos, resenhas ou até uma simples mensagem de texto.
Red: Também indicado para jogos, no entanto são mais macias e, por consequência, mais silenciosas do que o Black.
Brown: Esse tipo é um equilíbrio entre o Black e o Red, indicado para usos mistos.
Blue: O mais barulhento de todos os tipos devido ao detalhe de produzir um “click” quando uma tecla é pressionada, o Blue tem o seu uso indicado para programadores e desenvolvedores.

Teclado de Membrana

Por trás de suas teclas existem membranas (por isso o nome) de circuitos que formam a chamada “matriz do teclado”. Essa matriz pode conter duas ou mais membranas, dependendo do modelo do teclado de membrana. Alguns modelos possuem uma camada exclusiva para separar as membranas e eliminar o contato entre seus circuitos.

Estes circuitos são responsáveis por captar qual tecla foi pressionada e enviar o sinal para o microprocessador do teclado. No microprocessador os sinais são interpretados e a informação é enviada para o computador para processamento.

É o microprocessador que é responsável por distinguir se você executou o comando “V” ou o comando “Ctrl” + “V”. Quando uma tecla é pressionada, é tocada a membrana que envia uma corrente elétrica dela ao processador. Nele, a posição do circuito é checado em sua matriz e o comando é interpretado.

Após o processador identificar o comando pressionado e interpretá-lo, o comando é enviado para o computador, que o executa. Ou seja, como outros equipamentos eletrônicos, o teclado interpreta impulsos e interrupções elétricas para gerar seus comandos.

Teclado Scissor-Switch

Seu funcionamento é similar ao teclado de membrana, porém bastante inferior ao de um teclado mecânico. O acionamento da tecla desse tipo de teclado remete a uma tesoura abrindo e fechando quando as teclas são pressionadas, dando a origem de seu nome.

Agora você já sabe que os teclados podem ser mecânicos, de membrana, scissor-switch e as diferenças de cada tipo. Mas ainda não chegamos ao ponto que queríamos, pois é agora que isso muda. Após a explicação desses diferentes tipos de teclados podemos prosseguir para a grande questão: O que é um teclado gamer e o que faz dele especial?

Certamente as luzes e o design ergonômico podem influenciar na decisão entre um teclado gamer e um teclado comum, entretanto há muito mais além disso. Como o próprio nome sugere é um produto voltado para gamers, jogadores que querem aparelhos bons e confiáveis, exigindo uma alta performance e respostas rápidas para melhorar a experiência de jogo, e dar aquela melhorada nas habilidades durante uma partida. De qualidade de produção superior a teclas com funções customizadas, os teclados gamer atingem as mais diversas funções e consumidores.

Macros

Alguns teclados gamer possuem teclas especiais com funções de macros, quem trabalha com edição de planilhas eletrônicas deve estar familiarizado com essa palavra. Macro é definido como um padrão de entrada que é substituído por um novo padrão de saída, podendo ser configurado para as mais diversas funções.

Macros podem ser bem simples como um ‘Control + C’ por exemplo, comando de atalho para copiar, ou até mesmo uma fórmula elaborada de matemática. Todo comando que converte uma sequência de outros comandos em uma ação pode ser considerado macro.

Diferente das outras teclas de um teclado gamer, as teclas macro funcionam inicialmente como um sistema de gravação de comandos, sendo pressionadas para iniciar a gravação e então novamente para finalizar a sequência de comandos, criando então uma função para a tecla desejada.

Caso você se encontre em uma situação que exija realizar as mesmas coisas repetidamente, sendo elas uma operação de conta, digitação de email ou até mesmo aquele combo de movimentos do jogo, basta iniciar a gravação de macro apertando a tecla e então iniciando a digitação dos comandos, ao finalizar pressione novamente a tecla macro e pronto, essa tecla agora se transformou na sequência de comandos que você inseriu, facilitando o processo desejado e agilizando o seu desenvolvimento.

É importante lembrar que cada teclado pode ter uma maneira diferente de gravar macros e a citada acima foi apenas um exemplo, então vale a pena dar uma olhada nos manuais que acompanham o produto antes de sair apertando tudo de modo desenfreado.

Efeito Ghost no teclado gamer

caça fantasmas 1534185949 300x292 - Teclado Gamer - O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!
Sem problemas com fantasmas

Boa parte dos teclados gamer possuem a característica de sistema “anti-ghosting”. Mas não pense que é um botão para chamar os caça-fantasmas, essa é uma característica que evita de o teclado não funcionar quando múltiplas teclas estejam selecionadas ao mesmo tempo, não reconhecendo os comandos, chamado de efeito ghost.

Esse problema é originado devido à arquitetura interna dos teclados. Em sua grande maioria, os teclados possuam uma pilha de lâminas de plástico formando uma rede com linhas e colunas. Logo, se múltiplas teclas forem pressionadas, principalmente se estiverem em posições próximas, o teclado terá dificuldade de distinguir qual foi pressionada de fato, fazendo a outra “não aparecer”, gerando o efeito ghost.

Esse efeito atrapalha durante jogos, quando é necessário realizar comandos de múltiplas teclas simultâneas, reduzindo a performance do jogador pela limitação do hardware. Também pode afetar usuários durante digitações e pesquisas.

A maioria dos teclados gamer possuem o sistema “anti-ghosting” para evitar esses problemas, com essa tecnologia variam sua precisão de 5 até 26 teclas simultâneas, mas seu preço se torna mais elevado devido à tal característica.

Qual a durabilidade do teclado gamer?

ImaginaryFixedBrahmancow max 1mb - Teclado Gamer - O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!
Nem sempre conseguimos conter nossas emoções.

Todos sabem o quanto um jogo pode ser relaxante e interessante de se jogar, criando uma experiência saudável e divertida, assim como todos sabem o quanto eles podem dar nos nervos e nos deixar mais estressados do que podemos imaginar. Eventualmente esse estresse acaba sendo aliviado nas paredes, mesas e nos periféricos de nosso amado computador, muitas vezes os danificando ou quebrando totalmente.

Felizmente, com o público gamer como alvo, estes teclados são produzidos para aguentar eventuais descargas de emoções. Com proteções mais robustas para proteger os switches e circuitos internos do teclado, são produzidos com plásticos mais duráveis e alguns possuem até mesmo placas de metal para eliminar a flexibilidade e o risco de quebrar o produto.

Diferente da maioria dos teclados convencionais, que utilizam comumente o material PVC, teclados gamer sempre oferecem um material mais durável. O ABS, por exemplo, é bem mais durável e é feito com resistência ao constante excesso de pressão ao digitar e a óleos naturais, evitando aquela superfície brilhosa e sem as letras impressas depois de um longo tempo de uso.

Teclado gamer com luzes

capa 300x169 - Teclado Gamer - O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!
Um conjunto hipnotizante de luzes na sua mesa

A grande maioria dos teclados gamer possuem iluminação de fundo, para chamar atenção e dar aquela ênfase no design do teclado. Partindo de uma única cor para todo o sistema RGB, com suas mais de 16 milhões de cores, os teclados gamer possuem opções de ajuste de brilho e customização de cores, inclusive efeitos como troca de cores e iluminação alternada aumentando e diminuindo o brilho constantemente.

Não há dúvidas que um conjunto com iluminação homogênea fica bem impressionante de se ver. E é claro que se o seu gabinete brilha, seu mouse brilha e seu headset brilha, seu teclado tem que brilhar também.

No entanto teclados gamer podem fazer mais coisas com seu recurso de iluminação do que apenas participar da festa de luzes com o resto do conjunto de periféricos. Certos jogos possibilitam configurar padrões para as luzes conforme certas situações, aprimorando a experiência de jogo. Se você tem dificuldade de controlar o tempo de recarga de habilidades, por exemplo, você pode configurar alertas de luzes para te lembrar quando esse tempo acabar.

Teclado ergonômico

Os teclados gamer possuem um visual diferenciado dos outros não apenas por causa das luzes, mas também da disposição de alguns de seus elementos. Muitos possuem sua base inferior estendida das teclas para ser utilizada como apoio de braço, garantindo maior conforto para o usuário descansar os pulsos enquanto digita ou vence um desafio durante as partidas.

Outros até mesmo possuem um apoio para celulares, permitindo ao usuário realizar chamadas de vídeo, trocar mensagens e visualizar alguns truques para o jogo sem precisar abaixar a cabeça, mantendo um foco no monitor e na tarefa principal que estiver fazendo.

Teclado gamer com ou sem fio?

Os teclados vêm com a opção com fio e sem fio, cada uma tem uma característica forte ao seu lado que vale a pena ser considerada, além do gosto do freguês é claro.

Teclados com fio possuem uma grande vantagem relacionados aos sem fio quando falamos de energia. O fio do teclado é utilizado para a transmissão dos comandos e, também, como fonte de energia para o teclado. Já os modelos sem fio necessitam do uso de pilhas ou baterias para funcionarem. E para um público gamer pouquíssimas coisas podem ser piores do que o teclado desligar no meio de uma partida por falta de energia.

Em contraponto, os teclados sem fio possuem ao seu lado a portabilidade, não sendo restritos ao alcance de um cabo, podendo transmitir comandos de alguns metros de distância, adicionando praticidade quando se quer usar o computador, mas não necessariamente estar ao lado do gabinete para poder digitar alguma coisa.

É claro que há também a preferência do cliente, podendo querer um teclado sem fio pela sua praticidade e a falta de mais fios para a coleção atrás do gabinete. Ou então algum modelo com fio para não ter a experiência de procurar desesperadamente pela casa por novas pilhas ou baterias para o teclado.

Quanto vale um teclado gamer?

Finalmente, talvez o tópico mais importante de todos, o preço de um teclado gamer. Afinal, não importa se ele consegue passar daquela fase sozinho ou desenvolver sua tese em metade do tempo, sem dinheiro não vai ter o teclado gamer. E muitos arregalam os olhos ao olhar para o preço desse produto.

Com preços variando de dezenas a centenas de reais, os mais diversos modelos de teclados garantem que, apesar de você ter gasto tanto no periférico, você sabe que investiu num produto de alta qualidade e performance para seus jogos ou mesmo para suas atividades diárias.

A seguir, foram separados alguns modelos para que você possa se situar e já começar a escolher algumas opções nesse mercado. Foi levado em conta um orçamento disponível de R$200 pelo periférico e as opções separadas foram analisadas de modo a balancear as suas características juntamente com seu preço. Por questões de opção de compra, os preços de cada modelo serão abordados de forma mais ampla sem citar uma loja específica.

Dazz Rapidfire

dazz 300x185 - Teclado Gamer - O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!
Teclado gamer Dazz Rapidfire, uma grande escolha para entrar nesse mundo

Começaremos com uma opção mais em conta se o foco for o preço, por volta de $60 o modelo de teclado gamer Rapidfire da empresa Dazz, teclado de membrana no padrão ABNT2 e compatível com Windows, oferece uma opção que irá satisfazer sua vontade de entrar nesse mundo de acessórios gamer sem começar gastando muito em um teclado mecânico.

Com retroiluminação de até 8 cores diferentes ele possui um visual chamativo e suas funções de Macro e anti-ghosting o fazem uma grande opção para iniciar na área sem investir tanto.

Redragon Harpe

harpe 300x135 - Teclado Gamer - O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!
Teclado gamer redragon Harpe, se você busca um pouco mais logo no começo

O teclado gamer Harpe da Redragon é uma bela opção de custo X benefício. Possui sistema de 7 cores de iluminação com 10 modos de iluminação, anti-ghosting e 20 teclas para multimídia. Construído com ABS garante maior rigidez e tempo de vida juntamente com a gravação a laser nas teclas, sem perder a identificação depois de tanto uso, e o design a prova de respingos, seja de lágrimas ou de bebidas, ajuda em sua conservação.

É um teclado gamer otimizado para jogos RTS, FPS ou MMOs. Possui cabo resistente de fibra trançada. Por ser de membrana tem um toque macio e, nesse modelo, ainda tem interruptores de membrana personalizados para aumentar ainda mais seu desempenho.
Na faixa de $130 reais, essa opção tem um grande peso na decisão de quem quer entrar nesse mundo com algo mais pesado, mas sem subir o investimento.

C3 Tech KGM

kgm 300x225 - Teclado Gamer - O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!
Teclado gamer C3 Tech KGM, uma escolha mais ambiciosa

Para o último modelo selecionado, temos o teclado gamer mecânico KGM C3 Tech, que acabou subindo um pouco do orçamento, com um preço estimado de $220. Porém foi com razão, da linha High Performance da C3 Tech, temos um teclado com uma quantidade de características que justifica o investimento.

Com descanso para pulso, garantindo maior conforto durante seu uso, switches mecânicos para assegurar um tempo de resposta maior, sistema de iluminação com 7 modos diferentes, teclas de acesso imediato a 12 funções multimídia e funções de macro e anti-ghosting, o teclado gamer KGM da C3 Tech se mostra como uma opção para experiência completa no mundo de teclados gamer.

Um teclado resistente e durável, compatível com Windows e Linux, com teclas gravadas a laser para maior conservação e todas as já citadas funções se mostra uma grande escolha para entrar nesse mundo com os dois pés de uma vez ou para atualizar aquele seu teclado mais antigo.

Apesar de tantas vantagens temos uma nota de atenção, este modelo não está sob padrão ABNT2 e sim sob US, o que significa que teclas especiais como “Ç”, “/” ou “?” exigem outras abordagens para serem digitadas. Mas caso o foco seja exclusivo para jogos, a experiência não será afetada.

Razer BlackWidow Chroma

teclado razer blackwidow chroma v2 usb 83817 550x550 - Teclado Gamer - O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!

É claro que tínhamos que citar algum modelo da grande Razer. Apesar de não estar nem perto do orçamento combinado na lista, este modelo está aqui apenas para ilustrar o poderoso cenário do mercado de teclados gamer e deixar aquele gosto de “quero mais” a você, consumidor.

Conhecida pelos produtos caros, porém excelentes, desta vez não é diferente. O teclado mecânico BlackWidow Chroma possui uma gama de funções e características que justificam seu preço, cerca de $1200.

Por ser um produto Razer, este modelo possui os premiados switches, neste caso o Razer Green, da marca. Graças a isso, você terá a garantia de pressionamento das teclas juntamente com um som satisfatório de clique.

Com função anti-ghosting, teclas programáveis assim como as teclas específicas de macros, retroiluminação e descanso de pulso, o modelo BlackWidow Chroma possui todos os recursos para se sentir no ápice dos periféricos gamer.

Apesar dos detalhes citados acima, o modelo possui ainda mais. Este modelo possui duas entradas extras, uma de USB e outra de audio-in/out. Ou seja, diretamente nele já se pode conectar o seu mouse e headset, ou qualquer outra coisa que sinta vontade.

Possui cabo de fibra trançado, material resistente e uma vida útil de 80 milhões de cliques. Um modelo extremamente durável e confiável compatível com Windows e MAC.

Similar ao modelo citado anteriormente, o BlackWidow não se encontra no padrão ABNT2 também, sendo uma de suas possíveis desvantagens. Mas é claro que, além do padrão de teclas, o preço não deixa de ser um tanto intimidador para alguém que não estava esperando um investimento tão alto.

Nossa opinião sobre os teclados gamer!

Após o esclarecimento dos tipos de teclados, as diferenças entre um teclado gamer e um convencional e as características deste produto resta apenas a decisão final, que depende de você que está querendo um teclado gamer.

Apesar dos pontos levantados acima é sempre bom alinhar as diversas opções disponíveis ao que você está interessado e precisa, mantendo isso em equilíbrio com um preço que você está disposto a pagar. Começando com o mais importante na sua visão, sendo o preço do teclado, se possui ou não luzes ou alguma outra característica em especial, pode então continuar a limitar as opções até a decisão do modelo desejado.

Neste artigo nós te ajudamos a dar um passo dentro do mercado de teclados gamer com algumas opções de modelos e suas respectivas características, e agora resta a você apenas decidir aonde estará depositado o seu investimento.

Lembre-se que ao fim de suas escolhas, terá um produto durável e de alta performance, que estará com você por anos de jogatinas, aliviando suas derrotas e tornando ainda melhor cada vitória.

Se este artigo ajudou você a escolher seu mais novo teclado ou se achou ele útil então não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos e ajude a divulgar a informação sobre esses amados periféricos.