O teclado é um dos periféricos mais importantes para um gamer. Afinal de contas, é com o teclado que você irá jogar a maioria dos games atuais. Por esse motivo é importante você adquirir um teclado que seja bom para você. E também é importante entender o que constitui esse teclado, o que significa quando falamos de switches de teclado mecânico.

switches de teclado - Um guia sobre os switches de teclado mecânico

Basicamente existem dois tipos principais de teclado: Os teclados mecânicos possuem interruptores (switches) de teclas individuais e molas de metal. Os teclados de cúpula de borracha, a maioria dos teclados modernos e baratos, têm uma folha de borracha que fornece resistência, sensação tátil e registra a pressão das teclas no computador. Os switches de teclado mecânico fornecem um feedback mais forte e inconfundível enquanto você digita a forma de sentir um impacto, ouvir um clique e / ou sentir um fundo suave na base do teclado. Não apenas parece mais satisfatório do que um teclado de borracha, como também pode ser mais preciso.

Os switches de teclado mecânico

Por baixo de cada tecla de um teclado mecânico existe um mecanismo chamado interruptor. Esses switches têm uma variedade de respostas, ruídos e tempos de percurso, o que os torna atraentes para gamers e datilógrafos pesados.

switche uma tecla 1024x576 - Um guia sobre os switches de teclado mecânico

Ao pressionar uma tecla, você obtém um feedback tátil instantâneo. Isso facilita a digitação nos dedos. Você também obtém feedback de áudio, esse som único clicky, o som de um teclado tradicional. O feedback ajuda você a reconhecer um pressionamento de tecla e pode ajudar a melhorar sua produtividade e sua velocidade ao usar um teclado.

Partes dos switches de teclado mecânico

Antes de nos aprofundarmos nos diferentes tipos de switch, vamos tirar o básico do caminho. Um interruptor mecânico convencional pode ser dividido nas seguintes partes principais:

  • Keycap – A tampa superior de plástico com a impressão de carta.
  • Tronco – É assim que o keycap é montado. A forma da haste difere de switch para switch.
  • Caixa de comutação – O case que contém todos os componentes juntos.
  • Slider – O controle deslizante empurra a mola e interrompe a conexão entre as folhas de contato de metal montadas no lado do interruptor.
  • Folhas de contato de metal – Estes são o que registra um pressionamento de tecla quando eles atacam um ao outro.
  • Primavera – A mola envolve a base do controle deslizante e empurra o interruptor de volta para sua posição de descanso após o lançamento.

Por outro lado, interruptores de domo de borracha consistem apenas em 3 ou 4 etapas.

  • Keycap
  • Slider
  • Camada de membrana de silício
  • Placa de circuito impresso (PCB) com circuitos elétricos

Linear Vs Tátil – e Clicky também

Linear Vs Tático - Um guia sobre os switches de teclado mecânico

Duas palavras que você precisa saber para tirar o máximo proveito deste guia são “lineares” e “táteis”. Quase todo interruptor mecânico é um ou outro, e a diferença entre os dois tipos é fácil de entender. Para ativar um interruptor linear, você deve empurrá-lo até o fundo, como uma chave de membrana. Para ativar um interruptor tátil, você geralmente o empurra até a metade. Você pode continuar pressionando a tecla depois disso, mas você também pode tirar o dedo e ir para a próxima tecla imediatamente. Já o clicky, que corre um pouco por fora, é similar ao tátil, porém ele apresenta aquele barulinho de “clique”.

63d6e74f9a8a4dbaaae6dcaed0b76479 - Um guia sobre os switches de teclado mecânico

Independentemente do tipo de comutador escolhido, os teclados mecânicos são adequados para jogos de PC porque oferecem um feedback inconfundível quando pressionados. Parte da diversão dos teclados mecânicos é obter um que se adapte perfeitamente às suas necessidades. Para isso, você precisa encontrar os switches certos para você.

Com interruptores táteis e rápidos, você tem confirmação toda vez que você digita que o que você pressionou está registrando no computador, com feedback na forma de um clique ou a sensação do impacto quando você atinge o ponto de atuação. O ponto de atuação é quando o pressionamento de tecla é registrado no computador. Isso significa que você não precisa pressionar totalmente para registrar a tecla, o que leva a uma digitação mais rápida. Isso pode ser útil em tipos de jogos, como o RTS, onde suas ações por minuto podem ter um fator de vitória. Se você gosta de tipos de jogos mais rápidos, como jogos de tiro em primeira pessoa, os comutadores lineares podem lhe dar uma vantagem.

Hora de escolher

Agora que você tem uma maior compreensão sobre os switches de teclado mecânico, é hora de apresentarmos as diferentes opções de mercado. A maioria dos teclados mecânicos no mercado hoje usa switches Cherry MX, assim sendo, vamos focar apenas neles aqui. Abaixo vamos te ajudar a entender como funciona cada um deles.

Cherry MX Black

Black - Um guia sobre os switches de teclado mecânico

Os interruptores Cherry MX Black são caracterizados pela sua prensagem suave e linear de cima para baixo. Eles não têm um “bump” tátil que indica que uma tecla pressionada foi registrada antes que a chave alcance a parte inferior do switch. Os interruptores registram sua pressão no meio, enquanto o ponto de “liberação” (onde a chave começa a subir) está na parte inferior. O “ponto de atuação” (onde uma impressora é registrada) está mais acima. Muitos switches MX Black são incorporados em teclados mecânicos destinado a gamers. Ele torna as teclas de toque duplo mais fáceis, e não há absolutamente nenhuma confusão sobre se você pressionou uma tecla ou não, ou se o seu clique foi registrado. No entanto, usar os comutadores MX Black significa que você tem que percorrer todo o comutador para que um pressionamento de tecla seja registrado. Isso pode ser cansativo para uma digitação regular.

Cherry MX Red

Red - Um guia sobre os switches de teclado mecânico

Os interruptores Cherry MX Red também são lineares, de cima para baixo, como os MX Black. Entretanto, eles exigem muito menos força de atuação para pressionar o botão todo o caminho até a parte inferior do interruptor. Como eles exigem menos força para pressionar, as teclas parecem mais suaves e fáceis de usar e menos cansativas do que os MX Blacks. Eles são especialmente populares para jogos e digitação. Mas eles ainda se inclinam para o lado dos jogo, já que eles não apresentam qualquer som que permite saber que o pressionamento de tecla foi registrado.

Cherry MX Brown

Brown - Um guia sobre os switches de teclado mecânico

Os interruptores Cherry MX Brown representam um híbrido mais uniforme entre jogos e digitação diária. Eles apresentam um solavanco suave e tátil perto do meio da tecla. Ou seja, isso significa que você não precisa pressionar a tecla até o fim. O resultado é que você gastará menos tempo pressionando as teclas para digitar, e você digitará mais rapidamente e com menos esforço. Alguns jogadores preferem teclados com pontos de atuação no meio do comutador porque facilita muito o toque duplo. Como a colisão está no meio do interruptor, você pode “pairar” sobre ela, pressionando a tecla apenas o suficiente para não chegar ao ponto de atuação, mas longe o suficiente para que até mesmo um ligeiro tremor registre um pressionamento de tecla.

Cherry MX Blue

giphy - Um guia sobre os switches de teclado mecânico

Os interruptores Cherry MX Blue são um sonho de datilógrafos. Não muito popular em teclados gamer, mas extremamente popular para a digitação do dia-a-dia. Os MX Blues oferecem um “clique” audível e tátil quando o ponto de atuação é atingido. Eles não são ótimos para digitação ou toque duplo porque o ponto de liberação para a chave está acima do ponto de atuação. Mas essa é uma queixa comum para pessoas que usaram interruptores mecânicos no passado.  Ou seja, se você nunca experimentou um teclado mecânico, talvez não perceba a diferença.

Cherry MX Green

2l2BZk0 - Um guia sobre os switches de teclado mecânico

Os comutadores Cherry MX Green são uma versão mais rígida do MX Blues. Eles requerem um pouco mais de força para pressionar e são projetados para simular teclados mecânicos ainda mais antigos e resistentes. Esses switches apresentam um impacto tátil e um clique audível no ponto de atuação. Ao contrário do Blues, os pontos de lançamento e atuação estão no mesmo lugar.

Cherry MX Clear

CherryMXClear - Um guia sobre os switches de teclado mecânico

O Cherry MX Clear é uma opção bastante difícil de encontrar nos dias de hoje. Eles têm uma força de atuação alta, o que significa que você precisa pressionar as teclas um pouco mais do que os outros tipos de interruptores. Eles são mais rígidos e sólidos do que os Cherry MX Brown, mas são muito semelhantes a eles.

O famoso barulinho

Sim, os teclados mecânicos são mais altos do que os demais. No entanto, dependendo dos switches de teclado mecânico que você obtém e da maneira como digita, eles não precisam ser irritantemente altos. Dependendo do tipo de comutador, um teclado mecânico pode ser tão silencioso, ou mais, quanto comum. Ainda assim, em geral, você definitivamente fará mais barulho com um teclado mecânico do que com um teclado padrão. Ou seja, do barulinho, mesmo que baixo, não há como fugir.

E qual escolher?

Após terminar de ler este artigo, você já terá uma boa noção sobre switches de teclado mecânico. Mas eis que vem a pergunta, qual dos switches de teclado mecânico escolher? Isso vai depender inteiramente apenas de você. De o que você busca em um teclado, se é para game ou trabalho, e de quanto você está disposto a gastar. Mas, independente do comutador, nós o aconselhamos a optar por um teclado mecânico. A qualidade é bastante superior aos demais.

Sobrou alguma dúvida sobre o assunto? Se sim, basta perguntar abaixo nos comentários! O importante é sair daqui entendendo de vez como diferenciar os switches de teclado mecânico.