Neste artigo nós iremos lhe trazer um guia sobre placa de captura. Talvez você nunca tenha ouvido falar delas, e talvez nunca vá precisar. Mas é sempre bom se informar sobre os periféricos que compõem a vida de um gamer.

Placa de Captura - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

Em resumo, se você é do tipo de gamer que gosta de gravar suas partidas, então este guia sobre placa de captura irá lhe ser útil. Isso porque o objetivo principal de uma placa de captura é exatamente este: gravar suas partidas. Mas não apenas gravar suas partidas, mas também as transmitir ao vivo. Ela ajuda os usuários a capturar seus consoles de jogos, como PlayStation ou Xbox, etc.

Uma placa de captura funciona como um receptor de dados de entrada. A placa de captura é conectada no PC de transmissão. A GPU do PC transferirá continuamente os dados para esta placa de captura. Este sinal é capturado, gravado e codificado conforme a necessidade, e finalmente pode ser enviado para sites como o Twitch e o YouTube.

Termos relacionados a placa de captura

Para que você fique por dentro de termos relacionados a placa de captura, iremos abaixo explicá-los um por um.

  • Captura: Trata-se do processo de captura de vídeo e áudio ao vivo em vídeo composto analógico, vídeo modulado por RF, S-video ou vídeo digital, como SDI (Serial Digital Interface) ou HDMI (High Definition Multimedia Interface).
  • Encode: A atividade de converter todas as sequências de caracteres brutos em alguma forma codificada é conhecida como codificação. A codificação da CPU para o H.264 é um dos formatos mais usados ​​de conteúdo de vídeo.
  • Broadcast / Stream: “Stream rolando galera”. É o processo de compartilhar ou distribuir conteúdo de áudio / vídeo com grande público, com a ajuda de algum sistema de comunicação de massa que funciona eletronicamente. O streaming de videogames está cada vez mais popular nos dias de hoje como um processo de transmissão moderno.

Como configurar a placa de captura?

É claro que neste guia sobre placa de captura nós também iriamos te ensinar a configurar uma. É importante que você tenha em mente como configurá-la antes de comprar uma. E nós já adiantamos, o cabo HDMI é fundamental.

  1. Conecte seu cabo HDMI com a placa de captura e o console que você quer transmitir.
  2. A porta de saída HDMI da placa de captura deve estar conectada ao aparelho de TV com a ajuda do cabo HDMI.
  3. Com a ajuda do cabo USB disponível dentro da caixa, você precisa conectar seu PC ou dispositivo Mac com a placa de captura.
Placa de captura configuração - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

Sim, nós sabemos que pode ser um pouco complicado, e que talvez você esteja se perguntando se é realmente necessária quando há botões como o “compartilhar” no PS4. Entretanto nós ressaltamos que utilizar uma e seu poderoso sotware de streaming é com certeza um diferencial. Isso lhe dá um controle total sobre sua transmissão.

Isso porque o software permitirá que você exiba gráficos e intros personalizadas, mostre placares, mostre bate-papos, insira múltiplas câmeras e reposicione telas e muito mais. O botão “compartilhar” lhe oferece a capacidade de transmitir. O uso da placa e do software de streaming especializado permite que você faça uma verdadeira produção.

Requisitos mínimos e itens necessários

  • 2 Cabos HDMI;
  • Cabo USB;
  • Console (PC, PS4, Xbox, etc);
  • PC com processador i7;
  • Velocidade de upload de dados sólidos em torno de 10 MB / seg no caso de resolução de 1080p e 5MB / seg para resolução de 720p.

Externa ou Interna?

Basicamente há duas maneiras diferentes de se instalar uma placa de captura. Internamente, instalando-o em um slot de expansão livre. Ou, externamente, conectado via conexão USB ou thunderbolt a um computador. Neste guia sobre placa de captura vamos exemplificar a diferença entre ambas.

Externas

placa de captura externa - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

O lado bom delas é que você pode usá-las em vários consoles, além de serem portáteis. Elas são pequenas justamente para serem fáceis de se trasportar. E, por terem um perfil mais simples, possuem também um preço bastante acessível. O preço para estes modelos gira em torno de R$ 600,00 a R$ 1.000,00.

Mas, é claro, elas também possuem suas desvantagens. Sendo que sua performance é a maior delas. A maioria das placas externas opera por USB 2.0, o que é consideravelmente lento para transmissões ao vivo. Você até pode realizá-las, mas terá um delay considerável pela frente. É claro que atualmente você pode comprar placas externas mais avançadas para suprir esta desvantagem, mas para isso você terá de abrir a carteira.

Internas

Placa de captura interna 1024x576 - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

São projetadas para uso intensivo, e costumam apresentar mais sucesso e confiabilidade. É importante observar que você precisará de um slot PCIe aberto para instalá-lo em seu computador. Você instala um desses e não precisa temer que seu CPU e GPU estejam sobrecarregados. Isso reduzirá os picos de FPS , tirando a carga de gravação deles.

Mas claro, nada é só alegria. Entretanto a grande desvantagem da interna é basicamente ela não ser externa, ou seja, sua falta de mobilidade. Além disso, é claro, você precisará de um desktop para a utilizar e isso por si só já a inviabiliza em um notebook.

Guia sobre placa de captura

Abaixo iremos te ajudar a escolher a placa de captura ideal respondendo a algumas perguntas que você ainda possa ter sobre elas.

O que constitui uma boa placa de captura?

No geral podemos definir que há quatro itens que você deve prestar atenção ao escolher sua placa de captura. Sua qualidade de imagem, tipos de entrada, suporte de software e interface. É recomendado comprar uma placa de captura que grave vídeos em Full HD, Ultra HD ou 4K. Mas cuidado, antes de comprar uma placa destas verifique se seu PC é potente o suficiente para tal.

Qualidade de vídeo

qualidade de video - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

Com toda certeza a placa de captura deve fornecer uma qualidade de vídeo avançada e, ao mesmo tempo, estender o suporte a altas resoluções de imagem. Ao mesmo tempo, a taxa de quadros deve ser bastante alta para que um conteúdo valioso possa ser gravado. Caso você precise gravar jogos poderosos, então é aconselhável que procure por uma resolução Full HD ou 4K que suporte hardware de placa de captura para que possa manter resultados perfeitos enquanto transmite ao vivo. É essencial renderizar vídeos em um sistema poderoso se você quiser usar placas de captura de nível de resolução de 4k. Mas não se esqueça de consultar antes se seu PC é potente o suficiente para isso.

O console utilizado

Placa de captura PS4 - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

Não adianta nada você comprar uma placa de captura para um determinado console, e ela não ser compatível com ele. Ele deve ser capaz de suportar o tipo de entrada do dispositivo de gravação. A maioria dos consoles de jogos populares como Play Station 4, Play Station 3, Wii U, Xbox 360, Xbox One etc aceitam transferências HDMI. Entretanto, se você estiver utilizando outro console, consulte suas especificações antes de comprar uma placa de captura. Ou seja, esteja certo de comprar a placa de captura ideal para você.

Nada muito complicado de usar

facil de usar 1024x953 - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

Alguns dos melhores cartões de captura de jogos vêm com uma ampla gama de recursos que auxiliam os usuários em diferentes pontos. Mas você precisa explorar o método certo para utilizar todos esses recursos e, portanto, é essencial ler os manuais do usuário ou obter ajuda do departamento de assistência técnica. Um produto que parece fácil de usar em termos de todos os recursos e aplicativos é bom tanto para profissionais quanto iniciantes.

Custo

custo - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

Para alguns, o principal item a ser levado em consideração. Mas, antes de mais nada, você precisa definir seu objetivo ao comprar uma placa de captura. Se você apenas quer capturar alguns vídeos ocasionais, então não há necessidade de investir pesado neste periférico. Mas, caso você queira algo mais profissional, para se tornar um streamer profissional, então você terá de investir pesado.

Os melhores modelos da atualidade

Após ler todo nosso guia sobre placa de captura, é normal que você esteja esperando pelos melhores modelos. Assim sendo, abaixo nós trazemos os melhores modelos de placas de captura da atualidade. Quem sabe um deles não acaba te chamando a atenção?

Elgato 4K60 Pro

Elgato 4K60 Pro - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

O 4K60 Pro é uma placa de captura interna e funciona bem com XSplit ou OBS e o cartão não é muito difícil de instalar, especialmente se você tiver experiência em construir seu próprio equipamento ou atualizar componentes no passado. Este é um grande investimento se você quer se destacar da multidão e oferecer uma resolução de ponta. Ele possui um preço elevado, mas é um investimento que vale cada centavo.

button ver o preco atualizado e1543418467553 - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

Elgato Game Capture HD

Elgato Game Capture HD 1 - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

Caso você possua um orçamento limitado, então o melhor seria gastar em um modelo antigo de Elgato. O Elgato HD é uma placa de captura externa que contém todos os recursos incríveis que são necessários para capturar conteúdo HD. Com ele você precisa mexer muito menos com a configuração e também não precisa de nenhum arranjo adicional de hardware para funcionar. Devido a esta simplicidade, este dispositivo é amado tanto por profissionais quanto por iniciantes. O pacote Elgato HD inclui cabo PS3, adaptador de componentes, cabo HDMI, cabo USB e software de captura. A melhor parte é o seu recurso exclusivo de deslocamento de tempo que suporta a função de gravação de flashback para que os usuários nunca percam nenhum momento enquanto gravam sua partida.

button ver o preco atualizado e1543418467553 - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

Razer Ripsaw

Razer Ripsaw - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

Sim, a Razer tá em todas! Esta peça de hardware foi desenvolvida para atender usuários com recursos de transmissão ao vivo enquanto capturam imagens do jogo. Ele funciona perfeitamente em um PC com Windows, onde a potência de hardware suficiente é essencial. Este dispositivo é ligeiramente maior que o da placa de captura Elgato HD60, mas os cantos arredondados pretos tornam-no mais impressionante pela aparência. Um revestimento de borracha clássico texturizado fornece cobertura para toda a base desta unidade. Na frente deste dispositivo você encontrará dois LEDs indicadores e na parte de trás existem quatro slots diferentes para USB 3.0, HDMI Out, HDMI In e Component In.

button ver o preco atualizado e1543418467553 - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

Blackmagic Design

Blackmagic Design - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

Sim, eu sei o que você está pensando: “A Blackmagic é branca!”. Ela é a solução perfeita para videomakers profissionais com alguns gravadores de vídeo e editores avançados. A placa de captura é projetada para atender usuários com formato descompactado de vídeos, para que seja obtida uma melhor qualidade de gravação. Tá certo que ela aumenta o tamanho do arquivo, mas, ao mesmo tempo, você poderá obter a resolução HD para todas as gravações. A placa de captura Blackmagic é desenvolvida com tantos recursos avançados e é compatível com dispositivos Linux e Mac. Funciona perfeitamente com softwares de edição comuns como Final Cut Pro e Adobe After Effects.

button ver o preco atualizado e1543418467553 - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

Elgato HD60 Pro

Elgato HD60 Pro - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

A melhor coisa a saber é que essa placa de captura recebeu a aprovação do selo de ouro da HGG, que é um prêmio de melhor desempenho globalmente reconhecido. Essa placa de captura te ajudará a realizar ações sem perder o desempenho durante a gravação e a transmissão ao vivo. A tecnologia de cópia master permite que este dispositivo grave e faça streaming de 1080p com 60fps simultaneamente. O recurso de gravação de flashback ajudará a capturar todos os momentos críticos com facilidade e o Instant Gameview funciona como uma tecnologia avançada de baixa latência.

button ver o preco atualizado e1543418467553 - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

AVerMedia Live Gamer Extreme

AVerMedia Live Gamer Extreme - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

Esta placa é essencialmente a versão externa da AVerMedia para a Elgato HD60. Com a capacidade de baixa latência USB 3.0 e HD 1080p a 60 FPS, é a placa de streaming de alta performance da AVerMedia. O software RECENTRAL permite que você transmita e compartilhe facilmente gravações em mídias sociais. Edição, corte, mudança de horário e fusos são alguns dos recursos que a RECENTRAL traz para você. Quer colocar uma música de fundo ou adicionar comentários? Não tem problema, ele tem mixagem de áudio em suporte com capacidades de fonte de áudio auxiliar e microfone.

button ver o preco atualizado e1543418467553 - Um guia completo sobre Placa de Captura - Entenda para que elas servem!

O guia sobre placa de captura

Após trazermos para você, gamer, o guia sobre placa de captura, e algumas das melhores opções de mercado, esperamos que suas dúvidas sobre o tema tenham sido sanadas. Mas, se mesmo após ter lido este guia sobre placa de captura, você ainda tiver dúvidas, basta nos perguntar. A ideia principal de quando montamos este guia sobre placa de captura é não deixar dúvidas no ar, sendo assim, pergunte o que quiser nos comentários abaixo e estaremos prontos para te responder.

E, caso você tenha lido todo nosso guia sobre placa de captura e já possua você mesmo sua própria placa e canal para suas lives, deixe- nos comentários abaixo. Vamos adorar te acompanhar!