Neste artigo nós trazemos para você um guia completo sobre placa de áudio. Talvez você esteja se perguntando: “Mas o que há pra saber sobre uma placa de áudio?”, e nós te respondemos que, conhecimento nunca é demais!

De maneira simples podemos definir uma placa de áudio como uma placa que permite que seu computador tenha som. Mas essa é apenas a explicação simplificada da coisa. Neste guia completo sobre placa de áudio vamos nos aprofundar um pouco mais sobre elas. No vídeo abaixo você poderá entender um pouco mais sobre placas de áudio.

Mas, se você não for bom no inglês, então é só continuar lendo este artigo.

Um pouquinho de história

Para iniciarmos nosso guia completo sobre placa de áudio vamos voltar um pouco no tempo. Inicialmente (bem lá atrás) os primeiros computadores não possuíam uma placa de áudio. Isso porque elas não eram necessárias para o que os computadores foram projetados.

A primeira placa de áudio foi a Sophia Sintética de Gooch, usada pelos terminais PLATO. Ela foi criada por Sherwin Gooch em 1972, e foi um sintetizador capaz de síntese musical de 4 vozes. Assim, a medida que os computadores foram evoluindo os fabricantes notaram a necessidade de investir em placas de áudio.

No final dos anos 80, os computadores começaram a chegar ao mercado com placas de áudio embutidas. No início, essas placas de som se concentravam em aplicativos muito específicos. Eles foram criados para composição musical, síntese de fala ou jogos de computador (cada vez mais específicos). Com o passar do tempo, as placas de som ganharam mais versatilidade e logo estavam nos mais diferentes tipos de software.

O que é uma placa de áudio

Placa de áudio - Um guia completo sobre placa de áudio - Entenda para que elas servem!

É bom começarmos este guia completo sobre placa de áudio dizendo que elas não são necessárias para seu PC funcionar. Entretanto, ela vai te ajudar e muito. De maneira simples podemos dizer que uma placa de áudio é nada mais que uma peça retangular de hardware. Ela possui vários contatos na parte inferior da placa e várias portas na lateral para conexão a dispositivos de áudio, como alto-falantes.

A placa de som é instalada em um  slot PCI ou  PCIe na placa-mãe. O lado da placa de som se encaixa bem na parte de trás quando instalada, isso pois a placa-mãe, a caixa e as placas periféricas são projetadas tendo em mente a compatibilidade.

As conexões de uma placa de áudio

Se você já tiver visto de perto uma placa de áudio, então com certeza já notou todas aquelas entradas. Mas você sabe para o que serve cada um delas? Pois nós te explicamos.

Conexões de uma placa de áudio 1 - Um guia completo sobre placa de áudio - Entenda para que elas servem!
  • Digital Out – Geralmente nas cores branco ou amarelo seguido pelas palavras “Digital” ou “Digital Out”. Ele é usado como som surround ou alto-falantes.
  • Entrada de som – Cor azul e com uma seta apontando para ondas. Trata-se de uma conexão para fontes de áudio externas.
  • Microfone – Cor de rosa com o desenho de um microfone. Conexão para um microfone ou fones de ouvido.
  • Saída de som – Cores verde e preto e com uma seta apontando para fora das ondas. A conexão de som principal para seus alto-falantes ou fones de ouvido.
  • FireWire – Não ilustrado na figura ao lado. É utilizado em algumas placas de som de alta qualidade para câmeras de vídeo digitais e outros dispositivos.
  • MIDI ou Joystick – Conector amarelo com 15 pinos. Usado com placas de som anteriores para conectar o teclado ou o joystick MIDI.
  • OBSERVAÇÃO – Geralmente os cabos que conectam a determinadas entradas possuem cores similares a elas, assim você não corre o risco de se enganar.

Um problema comum – “Meu computador não tem som”

A maioria dos gamers provavelmente já sofreu com isso ao menos uma vez, mas, por mais que isso deixe qualquer um nervoso, pode ter uma solução bastante simples.

O primeiro passo, é verificar se o problema não é com o que você estiver executando, seja um filme, uma música ou um game. Feito isso, verifique se o som do sistema não está mudo. Para isto basta verificar o ícone de som na barra de tarefas no relógio.

Entretanto, caso o problema persista assim mesmo, verifique se sua placa de áudio não está desativada. Se ela estiver desativada, então você terá de ativá-la. Outro motivo que pode ocasionar este problema pode ser um driver de dispositivo desatualizado, ausente ou corrompido. A melhor maneira de resolver isso é instalar o driver da placa de som usando uma dessas ferramentas gratuitas de atualização do driver que você encontra facilmente pela internet.

Você tentou tudo acima mas mesmo assim o problema continua? Então o melhor a se fazer será procurar a ajuda de um profissional.

As funções de uma placa de áudio

Neste guia completo sobre placa de áudio é também necessário falarmos sobre todas as suas funções.

funções de uma placa de áudio - Um guia completo sobre placa de áudio - Entenda para que elas servem!

Arquivos de áudio em um computador são nada mais nada menos do que apenas códigos. A placa de som traduz o áudio do código digital para as ondas sonoras. Para fazer isso, a placa de áudio usa um DAC ou conversor digital para analógico. Ela converte o código do arquivo de áudio em impulsos elétricos, que viajam através das conexões da placa de som para os alto-falantes.

Entretanto, as placas de som também fazem a mesma coisa, só que ao contrário. Se o seu computador tiver um microfone (e ele provavelmente tem), ele também será roteado pela placa de som. Aqui, os cartões usam um ADC, ou conversor analógico para digital, que converte as ondas sonoras criadas pela sua voz em um código que se torna um arquivo de áudio.

Entre as aplicações mais comuns de uma placa de áudio estão: Games, músicas, filmes, conferências de áudio e vídeo, softwares educativos, apresentações de negócios, reconhecimento de voz, etc.

Vozes e Canais

audio e canal - Um guia completo sobre placa de áudio - Entenda para que elas servem!

Placas de áudio possuem vozes e canais, e, para que não haja confusão entre ambos, iremos defini-los abaixo.

Vozes

Refere-se a quantos sons independentes de diferentes fontes uma placa de som pode gerenciar ao mesmo tempo. Quando você está ouvindo uma música e mesmo assim escutando o som ambiente de seu game, é usado duas vozes. Os fabricantes sempre foram capazes de dar às placas de som muitas vozes para usar tanto de fontes de hardware quanto de software, principalmente porque um dos primeiros propósitos das placas de som era ajudar a criar música eletrônica. 

Então, as primeiras placas de som normalmente tinham 9 ou 18 vozes. Os números cresceram rapidamente até que a placa de som média tinha 64 vozes, 32 disponíveis a partir de software e 32 disponíveis em hardware. Placas de som modernas prestam menos atenção a fontes de hardware e se concentram em softwares que podem produzir tantas vozes quantas forem necessárias. Por isso é menos comum classificar uma placa de som por vozes hoje em dia.

Canais

É comum as pessoas associarem vozes e canais como a mesma coisa. Tecnicamente, os canais devem ser usados ​​no sentido tradicional, que é quantas saídas de áudio a placa de som manipula. O som estéreo tem dois canais, o estéreo 2.1 permite um subwoofer, os canais 5.1 incluem som surround e os canais 7.1 proporcionam o melhor som surround. É importante ressaltar que você precisará da placa de som para suportar pelo menos tantos canais quanto o sistema de áudio emparelhado.

As melhores opções de placa de áudio

Um guia completo sobre placa de áudio não estaria completo se não apresentássemos boas opções de compra. Assim sendo, abaixo nós trazemos as melhores opções do mercado para você.

Creative Sound Blaster Z

Creative Sound Blaster Z 1024x796 - Um guia completo sobre placa de áudio - Entenda para que elas servem!

Se você é um gamer, a Creative Sound Blaster Z e sua enorme quantidade de recursos de áudio amigáveis ​​irão melhorar qualquer game, desde o Minecraft até o mais popular jogo de tiro de ação.

Ela tem uma relação sinal / ruído de 116dB, amplificador de headphone de 600ohm para fones de ouvido de alta impedância e cinco diferentes conectores para fone de ouvido de 3,5mm (alto-falantes dianteiros e traseiros, subwoofer, fones de ouvido amplificados e slot para microfone). Incluído com o Z estão dois tipos diferentes de software para ajudar a torná-lo apto para você, incluindo o painel de controle Z-Series e Alchemy. O último permite que você habilite o suporte EAX em jogos mais antigos, enquanto o painel da série Z permite controle total sobre a funcionalidade da placa de som com equalizador, alterando predefinições, ajustando os parâmetros do microfone e habilitando o “Modo Scout” para melhorar as frequências médias e altas.

button ver o preco atualizado e1543418467553 - Um guia completo sobre placa de áudio - Entenda para que elas servem!

Asus Xonar DSX PCIe 7.1

Asus Xonar DSX PCIe 7.1 - Um guia completo sobre placa de áudio - Entenda para que elas servem!

Aplaca de som Asus Xonar DSX PCIe 7.1 é perfeita para filmes e jogos. Ela conecta-se diretamente ao slot PCIe x1 que funciona com as mais novas placas-mãe. O suporte do Xonar para o som surround 7.1 é acompanhado pelo suporte adicional para o OP-AMP. O “amplificador operacional” auxilia na amplificação do sinal, para que possa produzir um poderoso sinal de saída e, assim, fornecer um som melhor. 

Além dos componentes que podem ser trocados, o Xonar trabalha para levar o cinema hi-fi diretamente para o seu desktop com suporte para o DTS Connect, que ajuda a melhorar a qualidade geral do som. A introdução do motor de áudio GX2.5 da Xonar acrescenta uma excelente profundidade de som para uma experiência de jogo verdadeiramente imersiva. Além disso, o suporte a 192K / 24bit da Xonar minimiza o sinal-ruído e permite que o foco seja apenas em desempenho de jogos ou multimídia. Junte o EAX aos jogos mais antigos e encontrará um som igualmente de alta qualidade, comparável aos televisores 4K, que melhoram os filmes antigos para o HD, proporcionando a melhor experiência de entretenimento possível.

button ver o preco atualizado e1543418467553 - Um guia completo sobre placa de áudio - Entenda para que elas servem!

Creative Sound Blaster Audigy FX

Creative Sound Blaster Audigy FX - Um guia completo sobre placa de áudio - Entenda para que elas servem!

A Creative Sound Blaster Audigy FX oferece um som surround 5.1 que é verdadeiramente imersivo e ajuda a transformar facilmente seu PC em um sistema de entretenimento amigável ao cinema. Com o SBX Pro Studio, a Audigy processará áudio nos bastidores para produzir o melhor som com processamento de áudio avançado. O amplificador de auscultadores de 600ohm oferece uma excelente experiência sem sacrificar ou exigir um par de auscultadores dispendiosos para obter o melhor som possível. 

Especificações adicionais incluem fidelidade estéreo de 192kHz / 24-bit e uma relação sinal-ruído de 106dB, bem como um suporte de montagem de meia-altura para instalar esta placa de som em PCs menores. Conectar um conjunto de alto-falantes analógicos 5.1 ajudará você a descobrir o melhor som possível.

button ver o preco atualizado e1543418467553 - Um guia completo sobre placa de áudio - Entenda para que elas servem!

Creative Sound Blaster ZxR PCIe

Creative Sound Blaster ZxR PCIe 1024x776 - Um guia completo sobre placa de áudio - Entenda para que elas servem!

O ZxR oferece um som alucinante em sua plataforma de jogos em um pacote extremamente pequeno. Para começar, ele oferece áudio super claro em 124 dB incomparável. Ao mesmo tempo em que emprega uma placa-filha DBPro para operações dedicadas, sem placa-mãe, para aumentar a potência. Esta implementação de som separada oferece 99,9% de clareza, que é cerca de 90% melhor do que a operação da placa-mãe. Ele produz som de 24 bits e 192 kHz com a tecnologia de som SBX Prod Studio, que proporciona som com qualidade de estúdio e até mesmo efeitos de som surround 3D.

Falando de som de estúdio, o amplificador de headphone integrado opera a 600 ohms para som puro em suas latas, enquanto há entradas RCA e ópticas para ins e outs de alta qualidade (e versáteis). Há uma interface de controle de som da área de trabalho que permite alternar facilmente entre fones de ouvido e alto-falantes. Além de permitir o ajuste do volume e do microfone interno para obter uma bela reprodução da voz falada. O preço é alto, mas você não ficará desapontado.

button ver o preco atualizado e1543418467553 - Um guia completo sobre placa de áudio - Entenda para que elas servem!

Guia completo sobre placa de áudio

Após apresentar este guia completo sobre placa de áudio esperamos que todas suas dúvidas tenham sido tiradas. Afinal de contas, é para isso que algo chamado de “Guia completo sobre placa de áudio” serve.

Mas, se mesmo após ler este guia completo sobre placa de áudio restarem dúvidas, então é simples. Basta nos perguntar abaixo nos comentários que estaremos prontos para te responder. O objetivo é deixar este guia completo sobre placa de áudio o mais completo possível.