Como um gamer você deve estar familiarizado com os periféricos do computador, mouse, teclado e monitor, por exemplo. Além deles, é claro, temos o mouse pad, que será o principal elemento discutido neste artigo.

Como você já deve imaginar, um mouse pad é uma superfície que serve para realçar os movimentos do mouse. Alguns são feitos de plástico, tecido, outros mais antigos são metálicos para mouses ópticos.

De diversos modelos e tamanhos, estes tapetes servem não somente para posicionar-nos nossos outros periféricos em sua superfície, mas também para repousarmos nossos pulsos entre o uso desses mesmos periféricos.

Com o avanço da tecnologia, os mouses mais atuais nem precisam de mouse pad para um funcionamento satisfatório. Porém, quando falamos do público gamer, estamos falando do máximo de precisão e desempenho possível.

Em meio às preocupações acerca de precisão de cliques e rapidez, acabamos deixando de lado nosso conforto durante os jogos. E isso pode acabar causando distúrbios musculares, como a síndrome do túnel do carpo.

A fim de reduzir as chances de contrairmos esses problemas, existem os mouse pads ergonômicos. Assim, teremos maior conforto muscular enquanto usamos o computador e, com isso, uma experiência de jogo sem comprometer nossos pulsos.

O que é um Mouse Pad ergonômico?

15491 - Mouse Pad Ergonômico - Tudo o que você precisa saber!

Exemplo de um mouse pad ergonômico durante uso

Um mouse pad já está definido como uma superfície para melhor uso do mouse, de forma mais precisa. O detalhe ergonômico vem da tentativa de transformar esse produto em algo mais confortável ao usuário.

São produzidos com o formato do nosso braço em mente oferecendo suporte à uma porção dele em sua superfície. E, além disso, também mantém os nossos pulsos em uma posição mais natural.

Quando estão na posição certa, os mouse pads ergonômicos ajudam você a jogar e trabalhar melhor. Eles facilitam uma navegação mais eficiente com o mouse, previnem eventuais vibrações e reduzem a tensão nos nervos do pulso.

No entanto, apesar de parecer muito convidativo, você não deve descansar seu pulso enquanto usa o mouse ou o teclado. Esse hábito contribui para a síndrome do túnel do carpo, e não queremos que isso aconteça.

Por isso é importante ter uma certa postura enquanto usa um mouse pad ergonômico, ele não funciona sozinho. É necessário analisar sua maneira de usar o acessório e, se necessário, corrigir a postura para uma mais correta.

Você está usando o mouse pad corretamente?

Você deve estar se perguntando, como corrigimos nossa postura frente à um mouse pad sem saber a postura correta. Então, explicaremos brevemente o que você pode fazer para descobrir se está usando este acessório da melhor maneira para você.

Esses conselhos se aplicam não somente à mão que estará com o mouse, mas à outra com o teclado, também. Logo, tente realizar uma autoavaliação nos dois cenários, com o mouse e com o teclado.

Suas mãos devem poder se mover livremente, onde o mouse possa atingir todos os pontos desejados na tela. Seu pulso e sua palma da mão não devem estar em descanso enquanto você usa o mouse ou o teclado.

Quando estiver descansando as mãos, coloque a “base” da mão, região acima do pulso, no apoio, não o seu pulso. Tentando, sempre, manter uma linha reta entre seu braço e a mão, como uma postura neutra.

De modo geral, a melhor dica para checar se você está em uma boa posição ergonômica é o seu pulso. Sempre se lembre de que o objetivo é manter a postura do seu pulso a mais reta possível.

O que o mouse pad ergonômico oferece?

Hoje em dia os modelos de mouses estão cada vez melhores em capturar movimentos, mesmo em superfícies irregulares. Porém, acabam não sendo tão precisos sozinhos, necessitam de um mouse pad para o máximo de eficiência.

Em superfícies texturizadas ou de vidro, um mouse pad ajuda a capturar os movimentos do mouse mais precisamente. Com maior precisão, menos movimentos você terá de executar, reduzindo o risco de desenvolver uma lesão for esforço repetitivo.

Um mouse pad também oferece uma superfície mais confortável para você descansar o pulso entre movimentos do mouse. Por exemplo, enquanto lê algo ou assiste um vídeo, não há problemas em descansar seu pulso no apoio do acessório.

Porém, lembre-se de, assim que começar a utilizar o mouse novamente, levantar seu pulso do apoio. Pode parecer uma prática tentadora, mas você já foi alertado de que não é o indicado a se fazer.

Adquirindo um mouse pad feito com materiais de qualidade, o produto adquirido também pode proteger sua mesa, prevenindo que eventuais arranhões estraguem o visual da sua luxuosa mesa para jogos.

Do que o mouse pad pode ser feito?

Assim como outros periféricos para os gamers, um mouse pad que se preze deve possuir resistência e durabilidade. E para um produto de qualidade, ele deve atender às demandas do público entusiasta em jogos.

Sua base, feita de borracha, deve ser seguida por uma superfície de tecido com fibras entrelaçadas. Assim, sua resistência é aumentada e sua base e superfície se conectam por uma colagem especial.

A descrição acima pode ser inserida nos chamados “soft mats”, que serão melhor abordados abaixo. Os mouse pads podem ser divididos entre “hard mats” e “soft mats”, e explicaremos cada um a seguir.

Hard Mat

ch 9000104 ww 1 - Mouse Pad Ergonômico - Tudo o que você precisa saber!

Exemplo de Hard Mat, modelo Corsair MM600

O modelo chamado de “hard mat” também é conhecido no mercado brasileiro como mouse pad rígido. Ele é feito por uma superfície dura e não maleável, o que impossibilita a dobra do produto.

Essa característica permite que o hard mat possua materiais de primeira linha, como uma camada de alumínio antiderrapante. Com uma superfície totalmente plana, esse modelo é fortemente recomendado em shooters e jogos FPS.

Este tipo de mouse pad é fortemente indicado como uso conjunto a mouses a laser, com 1600 ou mais DPI. Esses mouses são produtos com movimentos rápidos e que exigem delicadeza em seu uso.

Outro detalhe sobre os hard mats são o seu tamanho, variando de 35×28 cm para cima. São um tanto maiores que os outros, fornecendo uma região para maior conforto para o pulso enquanto joga.

Uma particularidade sobre hard mats é o desgaste que ele pode causar aos mouses sob um longo período de uso. Com a superfície rígida do mouse pad, pode haver desgaste da base do mouse caso seu apoio não seja macio.

Soft Mat

e4f08cbd30521b842497502077b80429d674d767 - Mouse Pad Ergonômico - Tudo o que você precisa saber!

Exemplo de Soft Mat, modelo Spirit Of Gamer Sog Victory

Partindo para os modelos de mouse pad chamados soft mats, temos um produto completamente oposto ao anterior. Tendo uma superfície macia, com tecido fino e um deslizar suave do mouse, um soft mat se destaca pela portabilidade.

Em um bom modelo de soft mat, podemos identificar um acabamento emborrachado e a superfície unificada com a base. É a melhor escolha para quem necessita mudar o mouse pad de lugar com frequência, seja por viagens ou mudanças.

Com um soft mat, você tem a oportunidade de dobrá-lo e enrolá-lo sem deixar dobras ou riscos, se feito corretamente. Além disso, o sistema especial de colagem mantém a superfície e a base juntas mesmo enroladas.

Esse modelo pode ter uma vida útil maior do que a esperada, mesmo sendo transportado constantemente. Pelo material flexível e de qualidade, desde que usado corretamente não haverá problemas com sua durabilidade.

O que procurar em um Mouse Pad ergonômico?

Para encontrar um mouse pad com qualidade e que se adeque às suas preferências, devemos analisar alguns fatores. A seguir, iremos citar alguns exemplos para ajudar você quando precisar investir neste acessório.

De primeira, podemos dizer que você deve procurar um produto que, acima de tudo, possua qualidade. Procure por um mouse pad que dure, analise os materiais usados nele, para que ele não se despedace enquanto joga.

Alguns modelos são feitos com plásticos que acabam se desgastando rapidamente com o tempo de vida e de uso. Mouse pads que são colados com adesivos baratos, por exemplo, possuem grandes chances de desmontarem.

Após ver um produto de qualidade, podemos partir para analisar o material na sua base, se é aderente ou não. Afinal, definitivamente não queremos que o mouse pad fique deslizando pela mesa conforme mexemos com o mouse.

Felizmente, a maioria dos mouse pads são feitos com um material especial em sua parte inferior. Assim, de modo natural já oferecem aderência a superfície que você os coloca, o que é conveniente.

Similar à análise do material na parte inferior, devemos analisar, também, o da parte superior. Afinal, é nele que nosso mouse e pulso passarão a maior parte do tempo apoiados.

Ao contrário do lado inferior, neste nós queremos o mínimo de fricção possível, podendo deslizar pela superfície sem fazer esforço. Quanto mais fácil pudermos mover o mouse pelo material, mais rápido serão seus movimentos durante o jogo.

Alguns modelos possuem apoios para o pulos, para dar aquela melhorada no conforto enquanto está no computador. Porém, a presença de um apoio de pulso acaba custando certas técnicas de uso do mouse. Então, a escolha de um modelo com ou sem apoio de pulso varia de pessoa para pessoa.

Considerações Finais sobre os mouse pads ergonômicos

Os mouse pads ergonômicos podem realmente melhorar nossa experiência de jogo e conforto enquanto estamos jogando. Com seus diversos modelos, sendo rígidos ou mais maleáveis, você terá muitas opções para adequá-los à seu gosto.

Com o uso correto, muitos problemas musculares podem ser evitados e você atingirá maior conforto enquanto joga. Basta escolher o modelo certo para você e não vacilar quando estiver usando o mouse pad escolhido.

Se esse artigo lhe ajudou a saber mais sobre mouse pads ergonômicos, como se portar com um ou saber qual modelo deve escolher, então ajude-nos compartilhando o artigo com seus amigos, espalhando mais informação sobre esse acessório que, provavelmente, todas as mesas com computadores têm.