Mouse Gamer: O que é, como surgiu e tudo o que você precisa saber!

Se você é um gamer de verdade com certeza já esbarrou na infinidade de dispositivos gamers que existem no mercado. Um dos mais famosos e comuns é o mouse gamer.

O mouse gamer está presente nas competições eSports e na casa dos gamers mais exigentes. Você com certeza já ouviu sobre mouse gamer em algum lugar, mas você sabe qual foi a evolução até chegar ao modelo atual?

O verdadeiro mouse gamer 214x300 - Mouse Gamer: O que é, como surgiu e tudo o que você precisa saber!
Eis o verdadeiro “mouse gamer
A evolução do mouse até o mouse gamer

Antes de começarmos a falar sobre toda a história do mouse, é importante dizer que o nome “mouse” não é o o nome técnico. O nome técnico, de acordo com a patente, é “Indicador de Posição X-Y para Sistema com Tela”. Este nome é devido a posição do cursor, que é representado num gráfico bidimensional de eixos X (horizontal) e Y (vertical).

O nome de “mouse” (rato em inglês) como o conhecemos veio mais tarde. Tal nome é devido ao formato do aparelho e ao fio que saia dele, lembrando o rabo de um camundongo. Atualmente o nome mouse se popularizou e todos o chamam apenas assim.

O primeiro mouse

O primeiro mouse surgiu em 1952 e para fins militares. Os militares criaram uma máquina que compartilhava dados sonares e radares em tempo real, tal máquina era chamada de DATAR, nome familiar não é mesmo? E não se assemelhava em nada com o modelo de mouse que temos hoje em dia.

Mouse 0 300x169 - Mouse Gamer: O que é, como surgiu e tudo o que você precisa saber!
A bola utilizada no DATAR é literalmente uma boa de boliche
O primeiro mouse como o conhecemos

Foi apenas em 1963 que surgiu o primeiro protótipo de mouse similar ao que conhecemos atualmente. Criado por Douglas Engelbert, de maneira independente.

Primeiro Mouse 300x169 - Mouse Gamer: O que é, como surgiu e tudo o que você precisa saber!
O primeiro mouse, lançado em 1963
O primeiro mouse “de bolinha”

Em 1973 a empresa Xerox Alto resolveu também entrar na brincadeira e lançar seu próprio mouse. O mouse era comercializado juntamente com o computador pessoal da Xerox, o primeiro a usar o conceito de desktop.

Mouse Xerox Alto 300x169 - Mouse Gamer: O que é, como surgiu e tudo o que você precisa saber!
Mouse da Xerox Alto, com a famigerada bolinha deslizante

É quase certo que o mouse que você usa hoje em dia seja óptico. O mouse óptico só foi lançado em 1999, através da Microsoft. Bill Gates revolucionou ao dar fim a era do mouse de “bolinha”. Os mouses ópticos utilizam luzes de LED infravermelho e podem ser utilizados em quaisquer superfícies.

Se você é da época do mouse de bolinha lembra de como ele acumulava poeira facilmente evitando que o mouse funcionasse corretamente. Você sabe o trabalho que dava para retirar a bolinha periodicamente e realizar a limpeza do mouse. Hoje em dia os mouses ópticos não acumulam mais poeira, não tendo mais a necessidade de abri-los para limpeza, além da velocidade do tempo de resposta estar bem maior.

Mouse Óptico 300x199 - Mouse Gamer: O que é, como surgiu e tudo o que você precisa saber!
Mouse Óptico, criado em 1999

O mouse gamer

Atualmente as funções de um mouse vão muito além de apenas clicar e mover objetos pela tela. Principalmente o mouse gamer, que foi feito especialmente para auxiliar os gamers dentro dos jogos. Muitos deles possuem até mais de 20 botões e realizam uma infinidade de ações dentro dos games e em vários outros tipos de programas.

O mouse gamer geralmente apresenta um design mais futurista, com diversos botões para as mais variadas funcionalidades. Uma das funcionalidades mais procuradas em um mouse gamer é o DPI. Explicando de maneira simples, quanto maior o DPI de um mouse gamer, maior a sensibilidade de movimento do mouse. Este tipo de funcionalidade é essencial em alguns games atuais.

Mouse Gamer 300x168 - Mouse Gamer: O que é, como surgiu e tudo o que você precisa saber!
Uma das várias versões disponíveis do mouse gamer

E como você aposta que será o mouse do futuro? Vai ter mais botões ainda? Um chip acoplado a nossa mente (isso é muito Black Mirror)? Diz pra gente nos comentários como você aposta que será o mouse do futuro.

Mouse Gamer do futuro 300x189 - Mouse Gamer: O que é, como surgiu e tudo o que você precisa saber!
O mouse gamer do futuro?

E por que eu iria querer um mouse gamer?

Após ler sobre toda a evolução do mouse até chegar ao modelo de mouse gamer atual você pode estar se perguntando “E por que eu iria querer um mouse gamer?”. A resposta é tão simples que chega a ser besta, mas vamos lá. Para que você tenha vantagens em alguns games.

Caso você acompanhe o cenário competitivo de eSports, comece a reparar no mouse que os gamers profissionais usam. Até mesmo se você acompanha transmissões de algum gamer, repare no mouse que ele utiliza. Todo gamer profissional utiliza os melhores aparelhos, aqueles que os ajude dentro os games e os dê vantagens sem infringir as regras.

Mas claro, você com certeza pode jogar um jogo qualquer com um mouse comum e ser muito bom. A questão não é essa, a questão é que o mouse gamer vai te dar uma maior facilidade dentro daquele jogo.

Mouse Gamer 1 300x179 - Mouse Gamer: O que é, como surgiu e tudo o que você precisa saber!
Um dos modelos mais comuns de mouse gamer

Os diversos botões de um mouse gamer não estão ali apenas para somar. Cada botão do mouse gamer pode ser configurado para realizar uma determinada ação dentro de um jogo. Com isso você evita de ficar realizando determinados comandos pelo teclado e ganha tempo com isso. Em determinados jogos este tempo ganho entre ações pode ser decisivo para sua vitória.

Se você é um jogador de fps ou MOBAs, o mouse gamer pode lhe auxiliar muito na velocidade de tomada de ações. Neste tipo de games você sabe que o que conta para a vitória é a rápida tomada de decisões, onde qualquer segundo conta, sendo assim você tendo esta velocidade entre ações (mesmo que de apenas pouquíssimos segundos e as vezes até mesmo milissegundos) pode significar a vitória.

E quanto ao preço?

O preço do mouse gamer costuma variar bastante, mas cabe dentro do seu orçamento. Você encontra desde opções baratas de apenas R$ 15,96 até opções realmente caras de até R$ 1.169,10. Talvez um modelo de 15 reais acabe lhe servindo melhor do que um modelo de mil reais, você deve sempre avaliar as funcionalidades do mouse e levar em consideração que tipo de game você joga. Atualmente há mouses específicos para MOBAs (onde quanto mais botões melhor para que você possa programá-los) e fps (onde o DPI do mouse pode ser a diferença entre matar e morrer), por isso é sempre bom ter em mente qual tipo de mouse você quer.

Mas é claro, independe se você compra o mouse gamer mais caro ou o mais barato, ele já irá lhe fornecer mais funcionalidades do que um mouse comum iria oferecer. Então se você acha que não precisa de um mouse gamer pois já é bom o suficiente jogando no seu mouse comum, imagine só o quanto iria melhorar se migrasse de vez para o mouse gamer?

Mas o que afinal significa DPI?

DPI é uma sigla do inglês que quer dizer “Dots Per Inch”, que traduzindo ao português fica “pontos por polegada”. E o que isso realmente significa? Isso significa a velocidade da sua “setinha” do mouse, ou seja, quanto maior o DPI de um mouse menos movimento você terá de fazer com ele para que ele vá do ponto X ao Y. Divida uma polegada (2,4 cm) em 800 pontos. São estes os movimentos que o mouse faz. E não apenas a velocidade de movimento, a DPI também está associada a resolução, quanto maior a DPI, maior será a resolução da imagem.

Mas mantenha a calma, isso não significa que você precisa correr agora mesmo para trocar seu mouse por um com uma DPI maior. Em alguns casos, uma DPI elevada pode acabar até mesmo atrapalhando. Aumentar a sensibilidade de seu cursor pode atrapalhar em diversas tarefas, e, caso você não seja um gamer, isso não é necessário e nem aconselhável.

De 800 a 2000 DPI é o mouse comum, utilizado para funções comuns como usar a internet, digitar textos, trabalho, etc. Um DPI acima deste valor é considerado para gamers e profissionais que necessitam de tal funcionalidade. Diferentes tipos de jogos necessitam de diferentes DPI, é pensando nisso que atualmente existem mouses em que você é capaz de regular este DPI para se adaptar ao jogo em questão.

Configurar a DPI 300x300 - Mouse Gamer: O que é, como surgiu e tudo o que você precisa saber!
Em alguns modelos de mouse gamer você consegue até mesmo configurar a DPI

A superfície em que você utiliza seu mouse também influência na DPI. Superfícies lisas aumentam a DPI do mouse, é por isso que mousepads são aconselháveis. Atualmente é possível também alterar a sensibilidade de seu mouse nas configurações do Windows. Fazendo isso você consegue realizar um teste de precisão em como ficaria seu cursor em diferentes tipos de DPI.

Os modelos de mouse gamer

Mouse gamer é mouse gamer, e muitas vezes independente do modelo adquirido já será melhor do que seu mouse comum. Entretanto, é bom ter em mente o tipo de modelo desejado. O tipo de modelo de um mouse gamer têm influência no tipo de game em que ele será utilizado e em sua marca.

Abaixo estão as marcas mais famosas de mouse gamer, e tenho certeza de que você já ouviu falar de ao menos uma delas.

Uma das marcas mais famosas e icônicas quando se trata de mouse gamer. Fundada em 1998, a razer foi uma das primeiras empresas a desenvolver e investir produtos voltados ao público gamer.

Razer 1 300x300 - Mouse Gamer: O que é, como surgiu e tudo o que você precisa saber!
Mouse Gamer Razer

Desde 1982 encontra-se no mercado de periféricos para computador. Atualmente, no mundo gamer, oferece produtos de excelente qualidade e funções que atendem a demanda dos gamers.

Logitech 300x300 - Mouse Gamer: O que é, como surgiu e tudo o que você precisa saber!
Mouse Gamer Logitech

A steelseries pelo lançamento do primeiro mousepad de vidro no mercado. Atualmente ela traz qualidade e designs únicos que atraem os usuários.

Steelseries 300x300 - Mouse Gamer: O que é, como surgiu e tudo o que você precisa saber!
Mouse Gamer Steelseries

Marca de presença constando no cenário eSports. No cenário profissional de CS:GO, o mouse zowie é considerado como favorito entre os gamers.

Zowie 300x300 - Mouse Gamer: O que é, como surgiu e tudo o que você precisa saber!
Mouse Gamer Zowie

A pegada também é importante

A pegada que eu me refiro é o jeito com que você pega seu mouse, é claro. Atualmente existem três tipos de pegadas, e cada uma delas necessita de um design diferente de mouse. Cada pegada necessita de um mouse que se adapte a ela, de maneira a não causar desconforto e dores em sua mão. Os tipos de pegadas existentes são:

  • Palm Grip

Quando se apoia a palma da mão no mouse, e seus dedos ficam quase todos em cima dos botões.

Palm Grip 300x180 - Mouse Gamer: O que é, como surgiu e tudo o que você precisa saber!
Pegada Palm Grip

Se este é o seu tipo de pegada fuja dos mouses pequenos. Prefira os mais “gordinhos” na parte de trás.

  • Claw Grip

Essa pegada simula uma garra, como o próprio nome sugere. Nesta pegada a palma da sua mão fica mais levantada, encostando pouco na parte de trás do mouse, seus dedos também não ficam apoiados sobre o mouse.

Claw 300x193 - Mouse Gamer: O que é, como surgiu e tudo o que você precisa saber!
Pegada Claw

A pegada Claw traz mais agilidade na movimentação para o gamer, mas é necessário um mouse que o atenda. O mouse gamer da Logitech é o mais aconselhável.

  • Fingertip Grip

Como o próprio nome já sugere, esta pegada é para quem usa somente as pontas dos dedos no mouse.

Fingertip 300x126 - Mouse Gamer: O que é, como surgiu e tudo o que você precisa saber!
Pegada Fingertip

Mouses leves e pequenos são os ideais para este tipo de pegada.

Já descobriu qual a pegada ideal para você?

Esteja sempre atento ao peso

Não, isso não foi uma crítica ao seu peso atual. Na verdade o que eu quero dizer é sobre o peso do seu mouse gamer. Veja sempre o peso do mouse antes de comprar. Um mouse muito pesado ou muito leve pode acabar te atrapalhando um pouco em determinados jogos que você precise de uma percepção maior. Na maioria dos casos quando isso ocorre você se vê obrigado a simplesmente se adaptar ao peso do mouse e vida que segue. Entretanto, atualmente existem certos modelos que permitem a adaptação de pesos no mouse, para que assim você possa encontrar o peso ideal para seu mouse gamer.

E qual é o melhor mouse gamer?

Não há como responder a pergunta “Qual o melhor mouse gamer” sem antes saber o que você deseja. Você deseja um mouse para fps? Um mouse para MOBAs? Um mouse para MMO? Pois para cada um destes gêneros de game existe um mouse feito exclusivamente pensando nele.

O próprio design do mouse é feito até mesmo pensando em como você pega nele, de maneira que você não se sinta desconfortável. São vários os fatores que devem ser levados em consideração ao responder uma pergunta como “Qual é o melhor?”

Como pegar no mouse 300x197 - Mouse Gamer: O que é, como surgiu e tudo o que você precisa saber!
O jeito que você costuma pegar no mouse influência na hora de escolher qual o melhor design

Mas caso você seja do tipo de gamer que gosta tanto de MOBAs quanto fps e MMO, tudo bem, você não precisa necessariamente comprar um mouse para cada. Atualmente já existem diversos mouses multi tarefas no mercado. Estes mouses são feitos justamente para o gamer indeciso ou aquele gamer que gosta de jogar de tudo um pouco. A quantidade de botões disponíveis e o fps apresentado deste modelo é feito para se adaptar a todo e qualquer tipo de jogo.

E quanto a você? Possui algum mouse gamer? Pagou caro por ele? Ele já te ajudou a ganhar alguma partida? E qual a pegada ideal para você? Já sentiu alguma vez que o peso te atrapalha? Conta essas coisas para gente aí nos comentários.