Monitor Gamer – Guia Completo + Recomendações!

Ter um teclado, mouse ou headset dedicados para o público gamer é sempre algo aceito pela comunidade. Porém, estamos nos esquecendo do mais importante dos periféricos, responsável por vermos o jogo em si, o monitor gamer.

Ter um monitor capaz de capturar as imagens rápidas e frenéticas de um jogo é essencial para uma experiência boa. Pouco importa ter um mouse rápido ou um teclado cheio de teclas macro se o jogo não é mostrado direito.

Para o público gamer, precisão e desempenho são essenciais, logo, um monitor não pode deixar de transmitir o mesmo. Por isso, é importante escolher um monitor gamer que mais consiga se encaixar às suas especificações.

A seguir serão explanadas as funcionalidades de um monitor gamer, suas características e peculiaridades. Abordaremos de forma separada cada aspecto para um melhor entendimento e separação das funções mais importantes para você.

Após, serão citados alguns modelos para você se situar dentro do mercado de monitores para gamers, ou como mais opções. Levaremos em conta, junto com as características de cada modelo, o preço de cada um deles, também.

O impacto do tempo de resposta

screen response time - Monitor Gamer - Guia Completo + Recomendações!
Comparação entre um monitor gamer com tempo de resposta superior à 1ms e outro de 1ms

Como falado anteriormente, dois dos pontos mais importantes para um periférico gamer são a sua precisão e desempenho. E devemos considerar a importância disso em um monitor gamer através da medição de seu tempo de resposta.

O tempo de resposta é, como o nome sugere, o tempo que o monitor leva para alterar seus pixels. O tempo de resposta para o dispositivo tornar um pixel de uma cor para outra é indicado por milissegundos.

Essa métrica determina quão ágil o monitor consegue ser, trocando os pixels o mais rápido possível. Os monitores com melhor desempenho pelo mercado possuem um tempo de resposta mais curto.

Logo, quanto maior for o tempo de resposta, mais tempo vai levar para que os pixels do monitor mudem. O desejável, em geral, é o monitor possuir o menor tempo de resposta possível que, atualmente, reside em 1 ms.

Um tempo de resposta pequeno é, também, responsável pela percepção de um jogo mais ágil, com imagens transmitidas quase instantaneamente. Isso faz do tempo de resposta uma característica crucial em jogos que exigem agilidade e rapidez, como, por exemplo, FPS.

Taxa de atualização de um monitor gamer

Monitor Refresh Rate 60Hz vs 144Hz - Monitor Gamer - Guia Completo + Recomendações!
Comparação entre um monitor com taxa de atualização de 60 Hz e outro com 144 Hz

Calma, não estamos falando da frequência em que você deve mudar para um monitor mais recente. Estamos falando da taxa de atualização de imagem do monitor, qual o ritmo de sua troca de imagens.

A taxa de atualização, junto ao já citado tempo de resposta, são os aspectos mais importantes de um monitor gamer. Sendo responsáveis pela troca e atualização das imagens do monitor, é necessário que ambas características tenham uma alta qualidade.

A taxa de atualização deve ser a maior possível, uma vez que sua métrica não é inversa como a anterior. Ela é medida em hertz (Hz) e, portanto, quanto maior for a quantidade, melhor vai ser a taxa de atualização.

Em um monitor de 60 Hz a taxa de atualização será de 60 vezes por segundo. Ou seja, a cada segundo o monitor é capaz de exibir uma nova imagem 60 vezes.

Pode parecer uma velocidade alta, mas é indicado que a margem para jogos seja um pouco acima disso. Logo, um monitor com 144 Hz, 144 imagens por segundo, ou superior se torna mais pertinente para o público gamer.

Ou seja, não adianta possuir um computador poderoso se o monitor não consegue rodar o jogo a uma taxa alta. O computador roda um jogo a 120 quadros por segundo, se o monitor aguenta 60 então serão exibidos apenas 60.

Determinação da resolução de tela

A resolução de um monitor determina quantos pixels estão disponíveis para mostrar uma imagem na sua tela. Quanto maior a resolução, maior o número de pixels e maior é a qualidade e nitidez da imagem.

Quando falamos de resolução, entramos em uma área cuidadosa para se analisar, devido à sua relação com o computador. Pois, mais importante do que a resolução do monitor, temos que analisar se o computador pode reproduzir jogos nesta resolução.

Atualmente podemos nos deparar com 3 opções para um monitor gamer pelo mercado, sendo essas Full HD, 2K e 4K. A opção mais comum é o Full HD, perfeita para computadores que não aguentam uma “ultra” resolução. Ela também é boa se você não tem planos de atualizar seu periférico por um modelo de monitor mais moderno.

Um monitor 2K já exige mais do computador, com placas de vídeo mais modernas e maior quantidade de memória RAM. Então, se o seu computador consegue suportar os jogos mais recentes com facilidade, considere um monitor gamer com resolução 2K.

Hoje em dia, a tecnologia 4K está disponível em certos jogos, porém exige muito do computador em comparação ao 2K. Ou seja, o computador demanda muito mais poder de memória e processamento gráfico para segurar uma configuração de resolução 4K.

Porém, pode ser uma boa ideia esse tipo de monitor se seu computador já iria ser melhorado de qualquer forma. Com equipamentos da nova geração junto a um monitor gamer com resolução 4K, nenhum jogo estaria fora de seu alcance.

A importância do tamanho de tela

Como o nome sugere, o tamanho da tela determina quantas polegadas a imagem transmitida pelo monitor terá. Logo, quanto maior o tamanho da tela, mais polegadas ela terá e maior será a imagem.

Porém, escolher o maior monitor disponível, mesmo que seja algo comum, não é a melhor prática a se fazer. Para determinar um tamanho de tela ideal, você deve levar em conta a distância entre você e seu monitor.

Diferente de uma televisão, os monitores ficarão criticamente mais próximos de nossos olhos enquanto os usamos. Logo, não iremos conseguir ver a tela inteira de modo eficiente e, dependendo do modelo, podemos contrair problemas de vista.

Nossos olhos não conseguirão cobrir toda a extensão da tela de modo rápido o suficiente, prejudicando nossa experiência de jogo. Mas, não é por causa disso que você deve comprar um monitor pequeno querendo solucionar o problema.

O cálculo do tamanho de tela de um monitor é similar ao cálculo de tamanho de tela de uma TV. Envolve calcular a relação de tamanho de tela pela distância, adaptando a distância usada de um TV pela do monitor.

Por padrão, a medida de referência das telas dos monitores é de 27 polegadas estando a um metro de distância. Logo, seguindo essa lógica, se você estiver mais perto, diminua a tela, se estiver mais distante, aumente-a.

No entanto, um monitor gamer de 27 polegadas é um produto grande e, em termos de preço, caro. Então, monitores com tamanhos menores como 21 ou 22 polegadas são mais acessíveis pelo mercado.

Monitor gamer com Game Mode

Um monitor gamer que possua esse modo de jogo irá melhorar suas especificações para melhorar, também, sua experiência de jogo. Ligando esse modo o monitor aumenta, por exemplo, sua taxa de atualização, deixando ainda mais rápida a troca de imagens.

O game mode é uma grande opção se você está querendo um monitor gamer mas não pode investir pesado em um. Então, nos modelos mais convencionais, é interessante procurar os que oferecem um modo de jogo.

A sincronização da placa de vídeo e o HDR

screen tearing blacklist 1024x576 - Monitor Gamer - Guia Completo + Recomendações!
Efeito de screen tearing durante o jogo, extremamente desagradável.

High Dynamic Range (HDR) é uma tecnologia que proporciona uma alta qualidade de cor e melhor contraste do monitor. Esse recurso é essencial para reprodução de televisores em 4K e, no nosso caso, de jogos. Felizmente, este é um recurso amplamente encontrado no mercado brasileiro em meio aos produtos mais recentes de monitores.

A segunda tecnologia, Sync, pode ser encontrada em duas grandes opções: FreeSync, da AMD e G-Sync, da Nvidia. Essa tecnologia cria sincronismo entre a placa de vídeo e o monitor, responsável por evitar o screen tearing durante jogos.

Estas são mais complexas do que a HDR e, para tanto, poucos monitores possibilitam o uso das duas. Logo, deve-se escolher um monitor compatível à sua placa de vídeo para poder usar essa tecnologia, seja AMD ou Nvidia.

Devemos lembrar que, por sua complexidade em comparação à HDR, modelos com essa tecnologia têm seu preço superior também. Então, se estiver pensando em adquirir um monitor Sync e uma placa de vídeo, reconsidere suas opções e seu orçamento.

Cuidado com o cansaço visual

Esse é um ponto um tanto esquecido quando estamos procurando um monitor gamer para nosso computador, mas é muito importante. Afinal, se estivermos com a vista cansada ou desconfortada não iremos aproveitar as características do nosso novo periférico.

No mundo gamer, é comum os jogadores passarem horas em frente aos monitores, imersos no universo de seus jogos. Mas, estes longos períodos dentro do jogo podem causar desconfortos à visão do jogador enquanto ele se diverte.

Logo, é interessante pesquisar um monitor gamer que possa reduzir o cansaço após intervalos longos de uso. Assim, seu tempo dentro do jogo se torna melhor pois não está desgastando sua visão fora do jogo.

Geralmente, os fabricantes buscam criar seus monitores com uma maneira de reduzir o cansaço na visão, os filtros anti flickering. O flickering é o efeito que ocorre durante a atualização da imagem exibida pelo monitor gamer. Caso este seja de 60 Hz, então ele piscará 60 vezes trocando suas imagens, e este piscar é o flickering.

Pela velocidade da troca de imagens, não percebemos o efeito de piscar, mas sob exposição prolongada nossa vista se cansará. Este recurso anti flickering é responsável por reduzir o efeito de cansaço causado em nossos olhos pelo piscar do monitor.

A seguir nós listamos algumas dúvidas comuns aos usuários na hora de comprar um monitor gamer. Talvez estas sejam suas próprias dúvidas e assim sendo a leitura irá lhe ajudar na hora da compra.

  • Monitor de 144 Hz: Vale a pena? Vai fazer diferença?

Antes de responder a esta pergunta você deve olhar sua placa gráfica. De modo que você aproveite as taxas de atualização, você deve obter altas taxas de quadros em seus jogos. Vamos supor que você não consiga mais de 60 FPS, sendo assim não há sentido em adquirir um monitor de jogos de 144 Hz.

Entretanto, você estará essencialmente preparado para o futuro comprando um monitor de jogos para PC de 144 Hz. Isso tendo em vista que a maioria dos monitores de jogos não tem 144 Hz e você não substitui o monitor tão frequentemente quanto os componentes do PC. Caso você compre uma placa gráfica mais potente no próximo ano, e seu monitor de 60 Hz não aproveite as taxas de quadros adicionais acima de 60 quadros por segundo, você já estará preparado.

Se você é do tipo gamer competitivo, que gosta de games onde tempos de reação rápidos são importantes, como o CS:GO. Então você definitivamente vai querer um monitor de taxa de atualização de 144 Hz ou mesmo além.

  • Qual o tempo de resposta que devo procurar?

Para o melhor desempenho em jogos em ritmo acelerado sem comprometer quando se trata de ghosting e motion blur, você deve ir com os 1 ms dos painéis TN.

Caso você não seja um gamer hardcore e opte por ter cores melhores e ângulos de visão mais amplos, vá com os painéis IPS, que possuem um ótimo desempenho na transição de pixels. Por fim, se você não gosta de jogos rápidos, considere um painel VA com a melhor taxa de contraste e pretos reais, mas o menor tempo de resposta.

  • Devo comprar um monitor de 1080p, 1440p ou 4K?

À medida que avançamos além da resolução de 1080p e das placas gráficas ficando ainda mais poderosas, recomendamos que você compre um monitor com resolução de pelo menos 2560 × 1440 (1440p). Dessa forma, você ainda pode desfrutar de monitores de jogos de 144 Hz e 165 Hz, enquanto também desfruta de uma resolução maior.

Os monitores de jogos em 4K a partir do final de 2018 só poderão ser encontrados com suporte para um máximo de 60 Hz. Talvez, até veremos monitores OLED no próximo ano. Caso esteja com um orçamento apertado ou a resolução não lhe interesse muito e você queira apenas um monitor de alta taxa de atualização, o de 1080p é o ideal.

  • AMD FreeSync ou NVIDIA G-SYNC?

Essas tecnologias também são conhecidas como Adaptive-Sync. Se o seu monitor suportar o Adaptive-Sync, você não terá nenhum rasgo de tela e ele não virá com nenhuma penalidade de desempenho, ao contrário do V-Sync. Se você possui uma placa de vídeo AMD compatível com FreeSync, você deve procurar um monitor FreeSync se não quiser que ele seja rasgado. Da mesma forma, se a sua GPU NVIDIA suportar a tecnologia G-SYNC, você deve procurar isso se tiver orçamento para isso.

O AMD FreeSync não adicionará nenhum custo ao preço original do monitor, enquanto o G-SYNC adiciona um custo extra. Isso ocorre porque o G-SYNC requer que o monitor tenha um módulo proprietário dentro dele, enquanto a AMD não possui.

  • Painel de tecnologia: Qual devo obter?

Abaixo nós exemplificamos os principais tipos de tecnologias de painel que você deve conhecer, juntamente com seus prós e contras.

Primeiramente nós temos o TN, que significa Twisted Nematic. Essa tecnologia de painel produz as piores cores e ângulos de visão de todos os outros. Por outro lado, eles são baratos para produzir e o tempo de resposta pode chegar a 1 milissegundo.

VA, ou Alinhamento Vertical, é outra tecnologia de painel que fica no meio termo. Os painéis VA se beneficiam de altas taxas de contraste e a qualidade da cor é melhor do que os painéis TN. Os ângulos de visão também são melhores que os painéis TN, mas não adequados para trabalhos que exigem boa precisão de cores.

Seguindo em frente, temos painéis IPS, que são a tecnologia de painel preferida da atualidade. Os painéis IPS têm os melhores ângulos de visão e precisão de cor, mas sofrem com problemas de sangramento de luz de fundo e brilho IPS.

Finalmente, temos a melhor tecnologia de painel, o OLED (Organic Light Emitting Diode). Eles não são tão comuns hoje e são muito caros, porque as fábricas que os produzem, na maioria das vezes, os fazem para smartphones e telas de TV. Esperamos que esta tecnologia de painel se torne cada vez mais popular à medida que as tecnologias de painel evoluem.

  • Monitor UltraWide: Vale a pena?

Caso você deseje ter uma experiência de jogo mais imersiva durante os games, e possui um orçamento para tal, você deve comprar um monitor de jogos . Com essa resolução mais ampla, o jogo parecerá mais próximo de você e, em geral, será uma ótima experiência para tudo mais, como trabalhar, assistir a filmes etc.

Mas fique atento, nem todos os jogos suportam o formato 21:9, assim você apenas obterá barras pretas nas laterais ou uma imagem alongada.

Monitor Gamer

A seguir iniciaremos nossa lista com algumas sugestões de monitores gamer para ajudar a mostrar como se encontra nosso mercado. Separamos modelos com características diferentes uns dos outros para maior variedade de opções, assim como modelos com bom custo benefício.

LG 29UM68

29UM68 P Desk1 170925 V3 - Monitor Gamer - Guia Completo + Recomendações!
Monitor gamer modelo 29UM68 da LG

Começamos a nossa lista com o modelo 29UM68 da LG, disponível no mercado brasileiro pela faixa de preço de R$1400. Possui 2 entradas, HDMI e Display Port, assim como taxa de atualização de 75 Hz e tempo de resposta de 5ms GTG. Possui grandes características de um monitor gamer, juntamente com seu ecrã com tecnologia de painel IPS.

Vamos iniciar com a característica já citada, seu painel IPS, que deve ter despertado certas dúvidas em sua mente. IPS, In-Plane Switching, é uma tecnologia onde cada pixel da tela é controlado por um ou mais transistores.

Essa tecnologia IPS possibilita uma maior taxa de atualização e tempo de resposta ao monitor, garantindo imagens mais nítidas. Além disso, a tecnologia não força a transmissão da imagem na tela, o que também economiza energia.

O 29UM68 também possui tela FHD de 21:9, garantindo maior conforto visual e experiência de jogo, sem qualquer mudança de cor. Junto ao seu apoio em ArcLine, o design do monitor se torna agradável ao olhar e com os outros periféricos.

Além de um grotesco campo de visão UltraWide, o modelo 29UM68 oferece também compatibilidade com a tecnologia FreeSyn da AMD. Então, não se preocupe com problemas como screen tearing durante o uso do monitor gamer.

Além de possuir Game Mode, para garantir sua experiência personalizada de jogo, também possui estabilizador de cor preta. Esse estabilizador é muito útil para encontrar objetos, ou inimigos, escondidos em áreas escuras.

Este modelo possui arte gráfica imersiva em sRGB, com ensaios na linha de produção para garantir precisão absoluta de cores. Além disso, também contém predefinições e controle de ecrã, para personalizá-lo da maneira que achar melhor.

 

Monitor AG352UCG

AG352UCG 300x192 - Monitor Gamer - Guia Completo + Recomendações!
Monitor gamer modelo AG352UCG da Agon

Em seguida nós temos o AG352UCG da Agon, com sua tela de 35 polegadas, disponível por R$ 6.938,68. Possui entradas HDMI, DP e USB.

O AG352UCG possui uma tela com resolução UltraWide QHD, com uma taxa de atualização de até 120 Hz e tempo de resposta de 4ms. Ele também possui um suporte para cores com mais de 16 milhões de opções.

Possui como controles manuais: Power On/Off, Menu, Game Mode, Entrada. Cor preta predominante do produto, efeitos Luminosos em 3 cores, base metálica, ajustes de inclinação e ângulos dinâmicos para maior durabilidade e conforto durante o seu uso. Itens inclusos na embalagem: Cabo de força Cabo VGA Cabo DP e um peso de 15,5 Kg.

Além de um grotesco campo de visão UltraWide, o modelo AG352UCG oferece também compatibilidade com a tecnologia NVIDIA GSync.

button ver o preco atualizado 300x40 - Monitor Gamer - Guia Completo + Recomendações!

Monitor ASUS VG248QE

ASUS VG248QE 300x236 - Monitor Gamer - Guia Completo + Recomendações!
Monitor gamer modelo ASUS VG248QE

Nosso próximo modelo da lista é o ASUS VG248QE, que possui uma tela de 24 polegadas e um ótimo cisto benefício. Ele possui um valor de R$ 1.405,84. Ele possui uma taxa de atualização de 144 Hz e tempo de resposta de 1ms.

O ASUS VG248QE possui ainda rotação de tela, a possibilidade de ajuste de altura e adaptações ergonomicas para o conforto do usuário. Ele possui a tecnologia Trace Free, que proporciona imagens em movimento realistas e uma experiência multimídia sem imagens desfocadas.

Conta com entradas DisplayPort, Dual-link DVI-D e HDMI para maior conectividade. Os alto-falantes estéreo 2W contribuem para uma experiência imersiva de entretenimento. O VG248QE é compatível com o NVIDIA 3D Vision.

O ASUS VG248QE conta com o exclusivo GamePlus com funções de tempo. O jogador poderá selecionar quatro diferentes tipos de cenário. Essas ferramentas permitem que os jogadores pratiquem e aprimorem suas jogadas.

button ver o preco atualizado 300x40 - Monitor Gamer - Guia Completo + Recomendações!

Monitor AOC G2460PF

AOC G2460PF 300x300 - Monitor Gamer - Guia Completo + Recomendações!
Monitor gamer modelo AOC G2460PF

Aqui nós temos o monitor gamer mais barato desta lista, o AOC G2460PF, com uma tela de 24 polegadas e um valor de R4 1.234,99. Ele possui uma taxa de atualização de 144 Hz e tempo de resposta de 1ms.

Este modelo possui o AMD FreeSync e a tecnologia flicker-free. A funcão Flicker-free regula o brilho com iluminação de corrente contínua para reduzir a cintilação na tela. O AOC G2460PF possui também uma base ajustável, shadow control e conexõs DisplayPort, VGA, HDMI, DVI, e USB.

O AOC G2460PF com certeza apresenta um dos melhores custo benefício de mercado para um monitor de 144 Hz.
button ver o preco atualizado 300x40 - Monitor Gamer - Guia Completo + Recomendações!

Monitor Dell S2716DG

81hLfv lewL. SY355  - Monitor Gamer - Guia Completo + Recomendações!
Monitor gamer modelo S2716DG da Dell

Movendo para o nosso próximo modelo, o S2716DG da Dell, com sua tela de 27 polegadas e resolução QHD. Numa faixa de preço de R$3000, o modelo também oferece as vantagens de outros produtos Dell incrementados em seu preço.

Como dito anteriormente, este monitor gamer possui 27 polegadas, 16:9, com resolução QHD (2560*1440) para proporcionar quase o dobro de detalhes em relação à uma tela Full HD.

Com uma taxa de atualização de 144 Hz, não haverá interferência ou desfoque de movimento, deixando precisos seus recursos gráficos. Aliando isso a tecnologia disponível da Nvidia G-Sync, dê adeus aos horrores de screen tearing.

Para uma experiência de jogos ainda melhor e mais ágil, o monitor gamer S2716G possui tempo de resposta de 1ms. Com o menor tempo de resposta do mercado, sua experiência de uso será extremamente precisa e ágil neste modelo.

O modelo também possui, além das portas de conexão HDMI e Display Port, um adicional de 4 portas USB 3.0. Tenha maior conforto quando quiser conectar um periférico ou pen drive sem precisar ir até o gabinete para tal.

O modelo S2716G foi projetado para possibilitar o usuário a jogá-lo da maneira que achar mais confortável. Com seu recurso de inclinação, giro, altura e rotação ajustáveis, você decide o melhor modo de jogo para você.

button ver o preco atualizado 300x40 - Monitor Gamer - Guia Completo + Recomendações!

Monitor Acer Predator X34

41thtRO7UqL. AC SY400  - Monitor Gamer - Guia Completo + Recomendações!
Monitor gamer modelo Predator X34 da Acer

Chegamos ao último modelo de monitor gamer abordado neste artigo, o modelo curvo Predator X34 da Acer. Com uma faixa de preço um pouco acima, R$5.500, o Predator X34 entrega o melhor em grande estilo.

Sua característica mais aparente, a tela curva, garante a você imersão total juntamente com sua iluminação ambiente e design ZeroFrame. Com 34 polegadas, 21:9, e resolução UltraWide QHD, você se sentirá em um cinema nesse monitor gamer.

Possui base de alumínio, ajustes de inclinação e ângulos dinâmicos para maior durabilidade e conforto durante o seu uso. Você poderá ajustá-lo da maneira que preferir para ter uma melhor experiência de jogo.

Similar ao primeiro modelo, sua tela é feita com a tecnologia IPS, possibilitando uma das características do modelo, o Overclock. É uma tecnologia usada para melhorar a performance do monitor em uma determinada área, como, por exemplo, sua taxa de atualização.

Nesse modelo a taxa de atualização é de 60 Hz, mas com Overclock ela pode chegar a 100 Hz. Aliando isso ao suporte à tecnologia G-Sync da Nvidia, reduza os borrões e elimine o screen tearing durante o jogo.

O monitor gamer Predator X34 também conta com sua tecnologia Predator GameView, para uma melhora ativa na experiência de jogo. GameView proporciona miras de tiro e perfis de jogo personalizáveis, para um melhor aproveitamento do jogo.

Além das duas entradas de conexão HDMI e DisplayPort, o Predator X34 possui 4 entradas de conexão USB 3.0. Conecte o que desejar direto no monitor, sem precisar ir até o gabinete, e abuse de seu organizador de cabos.

Esse monitor gamer possui algo a mais, ainda, dois alto falantes embutidos em sua arquitetura. Assim, caso ainda não possua uma caixa de som ou headset, o monitor cobre essa necessidade.

button ver o preco atualizado 300x40 - Monitor Gamer - Guia Completo + Recomendações!

Considerações finais sobre os Monitores Gamer

Chegando ao final, percebemos quanto um monitor gamer pode oferecer ao usuário, e quanto ele pode exigir de investimento. Pois, apesar de tudo, um monitor gamer não se trata de um periférico barato, em comparação com outros.

Mas, com o investimento certo, e a escolha certa, você terá o modelo que mais se encaixar no seu gosto. E, no final das contas, é isso o que importa, que você se sinta bem com o que adquiriu.

Se nós te ajudamos a encontrar o modelo certo ou a responder algumas dúvidas sobre o que é e faz um monitor gamer, compartilhe esse artigo e ajude outras pessoas também.