Escolher a memória RAM para jogos não é tão complicado quanto pode parecer. Entretanto, sua memória irá desempenhar a segunda maior função em seu PC Gamer. Ou seja, é bom ficar atento para ela.

E é pensando justamente nisso que nós fizemos este artigo, para te ajudar a escolher uma memória RAM para jogos. Basta prosseguir leitura e você estará apto para escolher

A memória RAM

Memoria RAM - Como escolher uma memória RAM para jogos

A memória RAM, “Randon Acces Memory” (memória de acesso aleatório) permite que você realize múltiplas tarefas em seu computador quando se trata de videogames. Ou seja, seu PC gamer precisa de memória para rodar seus jogos. Mas, o quanto ele precisa depende do jogo e se você quer jogar seus jogos com outros programas, como navegadores ou aplicativos de música, rodando ao mesmo tempo.

Assim sendo, de quanto de memória RAM para jogos você realmente precisa?

Quanto de memória RAM para jogos você realmente precisa?

memoria RAM quantidade - Como escolher uma memória RAM para jogos

A resposta padrão para esta pergunta seria: Entre 8 e 16GB. Mas, na verdade, isso depende. Depende do tipo de sistema que você está construindo.

Você está construindo um sistema de trabalho para edição de vídeos, design gráfico, etc? Então, no mínimo, 16GB é o que você precisa.

Você está atrás de um PC Gamer? Então 8GB será um bom ponto de partida.

Contanto que você tenha o mínimo exigido listado pelos desenvolvedores do jogo, você estará pronto para ir. Mas o fato é que, se eles listarem um mínimo requerido de 8GB e você tiver 4GB, você estará em apuros. Além disso, para estar na zona de segurança, você pode muito bem querer mais RAM, então, é listado como o requisito mínimo. Isso ajudará a manter todos os programas em segundo plano funcionando sem problemas enquanto você trabalha simultaneamente.

Antigamente você poderia ficar com seus 4GB de RAM e ser feliz com isso. Mas hoje em dia alguns jogos listam 8GB de RAM (e está se tornando mais comum) como o minimo requerido. Ou seja, você provavelmente vai querer estar na faixa de 12-16GB de memória RAM para jogos. Se você estiver com um orçamento rigoroso e obtiver 4 ou 8 GB, será necessário zapear e encerrar os programas abertos para poder dedicar todos os recursos de RAM à execução do jogo.

Problemas de compatibilidade

Uma das piores sensações para um gamer é você comprar aquela memória RAM para jogos, e descobrir que ela não é compatível com seu sistema. Ou seja, isso é algo que você realmente tem de ficar ligado. Abaixo nós listamos aquilo com que você realmente deve ficar atento:

A geração DDR

A geração de DDR é importante porque a memória DDR de geração mais antiga não funcionará com placas-mãe criadas para suportar memórias DDR de geração mais recente e vice-versa. Você não pode colocar memória DDR3 em uma placa-mãe que tenha slots DDR4 DIMM e não pode colocar memória DDR4 em uma placa-mãe que tenha slots DDR3 DIMM. Assim sendo, você deve estar realmente ciente dos slots de sua placa-mãe.

Slots DIMM da placa-mãe

E falando de slots DIMM da placa-mãe, é importante que você anote quantos slots sua placa-mãe possui. Algumas placas-mãe de fator de forma menores (micro-ATX e mini-ITX ) vêm apenas com dois slots DIMM. Então, obviamente, você não pode colocar um kit de 4x4GB de memória neles. Você só pode ter no máximo dois sticks de RAM nessa instância. Portanto, verifique se você não está comprando mais cartões de memória do que sua placa-mãe pode suportar, do contrário você apenas estará gastando a mais.

Depuração do dissipador de calor da CPU

Certos kits de memória também podem ter problemas de compatibilidade com determinados dissipadores de calor da CPU. Grandes coolers de CPU com ar volumoso podem ficar suspensos em slots DIMM. E, em alguns casos, eles podem impedir que kits de memória com dissipadores de calor altos sejam instalados. Portanto, é uma boa ideia certificar-se de que, se você estiver escolhendo um refrigerador de ar grande e volumoso e estiver selecionando RAM com dissipadores de calor altos, verifique e certifique-se de que seu refrigerador de ar não interferirá na RAM.

Velocidade de RAM

Velocidade de RAM - Como escolher uma memória RAM para jogos

Existem apenas dois componentes que determinam o desempenho de um determinado kit de memória: frequência e latência.

A frequência da RAM é semelhante à frequência das CPUs. Quanto mais rápida for a freqüência de um kit de memória, mais rápido a memória pode processar dados.

A latência, por outro lado, é o tempo entre quando um comando do sistema é inserido e quando é executado. Quanto menor a latência, mais rápido a memória pode passar para o próximo processo.

A latência e a frequência estão interligadas ao determinar o desempenho geral de um determinado kit de memória, mas elas não são a mesma coisa. Em geral, a RAM com frequências mais altas desempenhará um papel mais importante no aumento do desempenho do sistema do que um kit com uma frequência menor e menor latência.

No entanto, também é importante notar que simplesmente comprar o kit mais rápido de memória no mercado não resultará em um aumento no desempenho do jogo. Há um ponto de retornos decrescentes em que quanto mais rápida a memória for, menor será o aumento de desempenho que ela oferecerá em comparação a uma frequência menor.

Isso pode variar também, dependendo de como você está usando o sistema e / ou dos tipos de jogos que está jogando. A RAM que opera em freqüências mais altas pode fornecer aumentos de desempenho em determinados programas e jogos, tendo pouco ou nenhum efeito em outros programas e jogos.

Então, ao determinar qual frequência de RAM é a certa para você, você precisa avaliar os tipos de programas e jogos que você estará executando e determinar se a memória mais rápida lhe dará mais desempenho ao executá-los.

Opções de memória RAM para jogos

Apesar do objetivo central do artigo ser te ajudar a como escolher uma memória RAM para jogos, decidimos também lhe trazer algumas boas opções disponíveis no mercado. Assim você poderá ter algumas boas opções em mente para quando for adquirir a sua. Basta continuar lendo e descobrir as opções que trazemos à você.

Memoria Crucial Ballistix

Esporte Ballistix Crucial - Como escolher uma memória RAM para jogos
  • Tecnologia RAM: DDR3 SDRAM
  • Velocidade de Memória: 1600 MHz
  • Número de pinos: 240
  • Latência: 9
  • Opções de compra: 4GB, 8GB Sticks + Kits
button ver o preco atualizado e1543418467553 - Como escolher uma memória RAM para jogos

G.SKILL Série Ripjaws X

G.SKILL Série Ripjaws X - Como escolher uma memória RAM para jogos
  • Tecnologia de RAM: DDR3 SDRAM
  • Velocidade de Memória: 1600 MHz
  • Número de Pinos: 240
  • Latência: 9
  • Opções de compra: 4GB, 8GB, 16GB Sticks + Kits
button ver o preco atualizado e1543418467553 - Como escolher uma memória RAM para jogos

Kingston HyperX FURY

Kingston HyperX FURY - Como escolher uma memória RAM para jogos
  • Tecnologia RAM: DDR3 SDRAM
  • Velocidade de Memória: 1600 MHz
  • Número de Pinos: 240
  • Latência: 10
  • Opções de compra: 4GB, 8GB Sticks + Kits
button ver o preco atualizado e1543418467553 - Como escolher uma memória RAM para jogos

Corsair Vengeance Pro Series

Corsair Vengeance Pro Series - Como escolher uma memória RAM para jogos

  • Tecnologia RAM: DDR3 SDRAM
    Velocidade de Memória: 1600 ou 2400 MHz
    Número de Pinos: 240
    Latência: 11
    Opções de compra: 4GB, 8GB Sticks + Kits
button ver o preco atualizado e1543418467553 - Como escolher uma memória RAM para jogos

Série Anarchy PNY

Série Anarchy PNY - Como escolher uma memória RAM para jogos
  • Tecnologia RAM: DDR3, SDRAM DDR4
  • Velocidade de Memória: 1600 ou 2400 MHz
  • Número de Pinos: 240, 288
  • Latência: 15
  • Opções de compra: 8GB Sticks + Kits
button ver o preco atualizado e1543418467553 - Como escolher uma memória RAM para jogos

Mas qual memória RAM para jogos escolher?

Na maior parte, a RAM é um componente bastante simples de escolher para o seu sistema. Assim sendo, seu orçamento determinará a quantidade de memória RAM que você deve receber. Se você tem um orçamento apertado, comece com 8 GB de RAM, pois isso deve mantê-lo bem até que você tenha dinheiro suficiente para adicionar mais 8 GB de RAM. Mas, se você tiver um orçamento grande, comece com 16 GB (ou mais). Mas claro, independente de com quanto você iniciar, o ideal é sempre ter em mente atualizações futuras, afinal de contas, sempre existirá aquele game ou atualização que você quer muito experimentar.

Assim sendo, com tudo explicado acima, e com as opções que nos apresentamos, você já possui em mãos material suficiente para avaliar quanto de RAM é o ideal para você neste momento. Entretanto, se ainda houver qualquer tipo de dúvidas, basta perguntar nos comentários abaixo, estamos aqui para ajudar.

Mas e quanto a você, qual a quantidade de memória RAM ideal?