A maneira correta de limpar um mousepad

Maneira correta? Quer dizer então que para limpar um mousepad não é só tacar ele na máquina de lavar e pronto? A realidade vai um pouquinho além disse.

Limpar um mousepad requer alguns cuidados por parte dos gamers, do contrário, você pode acabar o danificando de maneira irreversível. É claro que cada tipo de mousepad requer cuidados específicos, entretanto, o intuito deste artigo é apresentar a maneira correta (e geral) de limpar um mousepad, para que você consiga, assim, utilizar toda a vida útil de seu mousepad. Mas vamos por partes, primeiramente é importante você saber quando se deve limpar seu mousepad.

A hora certa de limpar seu mousepad

Seu mousepad está começando a agarrar e grudar? Você está começando a sentir dificuldades de deslizar facilmente seu mouse sobre ele? Então esta é uma boa hora de iniciar uma limpeza adequada em seu mousepad.

limpando o mousepad - A maneira correta de limpar um mousepad
Em algumas ocasiões é visível a necessidade de uma limpeza

Entretanto, algumas vezes não é tão visível assim a necessidade de se limpar o mousepad, ele pode muito bem estar sujo mas você somente não esta enxergando isso. Para tanto, basta fazer um pequeno teste: passe sua unha por toda a extensão de seu mousepad, se em alguma parte que você estiver passando a unha ele apresentar riscados, isto significa que é ali onde a sujeira reside. Abaixo você pode conferir um vídeo nosso demonstrando isto:

Limpando um mousepad

Se você pesquisar um pouco pela internet, vai encontrar inúmeras maneiras diferentes de limpar um mousepad. Entretanto, é bom sempre tomar cuidado pois, em algumas casos, você pode acabar danificando seriamente seu mousepad.

O ideal mesmo é que, antes de mais nada, você verifique o tipo de material de seu mousepad. A maioria dos modelos é feito com
uma espuma esponjosa, cobertos com um tecido fino ou com uma superfície de plástico. Uma vez ciente de qual tipo de material compõe seu mousepad, é hora de limpá-lo corretamente.

Plástico

Use qualquer produto de limpeza e um pano ou esponja. Detergente ou xampu costumam ser eficientes. Após isto, enxague seu mousepad e retire o produto de limpeza.

O próximo passo é deixá-lo secando completamente, permitindo que seu interior seque por inteiro antes de voltar a utilizá-lo.

Tecido

Você pode esfregar um pano úmido ou com um pouco de xampu sobre seu mousepad. O xampu é um produto de limpeza suave e que serve para a maioria dos tecidos e para a pele, além de você já ter um em seu banheiro. Outra alternativa eficaz é despejar sabão em pó sobre o mousepad, depositar água e esfregar suavemente uma esponja sobre a superfície.

Após feito isto, comprima uma toalha sobre o mousepad, de maneira a retirar o excesso de água sobre sua superfície e deixá-lo seco.

Feito isto, a etapa final consiste em deixá-lo “no varal” para secar. Mas cuidado, não deixe-o diretamente no sol, isto pode danificá-lo. O ideal é que ele seja posto para secar mais ao final da tarde, quando o sol não está tão quente assim, o que no nosso momento atual é quase impossível.

Abaixo você poderá visualizar um vídeo (em inglês, porém de fácil entendimento) da maneira correta de como se limpar um mousepad:

Como não limpar um mousepad

Limpar um mousepad de maneira errônea pode ocasionar danos permanentes para ele.

Jamais coloquem qualquer tipo de solvente, pois o Mousepad é composto de microfibras, não utilizem escovas de roupa pois irão romper as fibras que são feitas para deslizar melhor o mouse. Não deixem jamais o mousepad de molho na água, o ideal é apenas passar a água sobre ele, nunca deixá-lo de molho. O uso de alvejantes, água sanitária, detergentes e álcool devem ser evitados sempre, pois isto pode danificar seriamente seu mousepad.

Se liga nas dica

Acima você pôde ter uma visão geral de como limpar seu mousepad da maneira correta. Mas claro, isto não necessariamente significa que esta é a única maneira correta. Se você tem seu próprio método quem vem funcionando há anos, ótimo, inclusive você pode até mesmo compartilhá-lo conosco nos comentários abaixo.

O ideal mesmo é que você tenha em mente os métodos errados para evitá-los, podendo assim utilizar seu mousepad sem maiores problemas. Entretanto, as dicas que daremos logo abaixo certamente são para todos, fique atento e passe a valorizar um pouco mais seu mousepad, afinal de contas, ele também faz parte de seus periféricos gamer.

  • Se seu mousepas estiver muito manchado ou se desfazendo, talvez seja a hora de procurar por um substituto;
  • Enquanto seu mousepad estiver secando, você pode aproveitar para limpar a sujeira que se encontra por baixo dele. Limpe também a sujeira da mesa onde se encontrava seu mousepad;
  • Não utilize seu mousepad se ele ainda estiver molhado, deixe-o secar completamente;
  • Caso sua mesa seja de madeira, deixe seu mousepad secar por mais tempo;
  • Caso seu mousepad seja de tecido colorido, molhe apenas uma ponta para ver como reage à água.