Como limpar um teclado mecânico – Guia Completo

Limpar um teclado mecânico é um procedimento que, cedo ou tarde, todo gamer irá passar. Afinal de contas, ninguém gosta de jogar com um teclado imundo.

E é pensando exatamente nisso que nós da periféricos gamer decidimos fazer um artigo para você, gamer, que necessita limpar um teclado mecânico da maneira correta. Pois, dependendo do método utilizado, você pode vir a danificar irreversivelmente seu teclado.

Assim sendo, vamos a maneira correta de se limpar um teclado mecânico.

Desmontando seu teclado

Em primeiro lugar, gostaríamos de enfatizar que você deve limpar seu teclado mecânico regularmente, especialmente se você é do tipo que lancha próximo a ele. Dessa forma, você está garantindo que ele irá durar para os próximos anos. Felizmente, a chamada manutenção regular é muito simples e consiste em apenas alguns passos.

Extrator Keycap - Como limpar um teclado mecânico - Guia Completo

O primeiro passo é remover todas as teclas do teclado. Para isto você pode utilizar um extrator keycap. Uma boa dica aqui é que você tire uma foto de seu teclado antes de retirar as teclas. Isso evita que você quebre a cabeça para lembrar a posição correta de cada peça.

lavando as teclas 1024x576 - Como limpar um teclado mecânico - Guia Completo

Após retirar todas as teclas, o segundo passo é lavá-las. Lave-as usando detergente de cozinha e água quente com a ajuda de um papel toalha. Mas cuidado, se o seu teclado for do tipo ABS, não utilize água quente, do contrário isto pode vir a deformar sua tecla. No vídeo abaixo, especificamente em 1:45, você pode ver isto sendo posto em prática:

É possível também mergulhar as teclas em um recipiente com uma solução de água e produto de limpeza para dentaduras (sim, você não leu errado). Basta mergulhar cada uma das teclas e limpá-las com o papel toalha. É importante que você deixe as teclas secarem completamente antes de colocá-las novamente no teclado. Embora seja uma ocorrência muito comum, evite usar toalhas de papel, pois elas tendem a deixar partículas no teclado.

Sacudindo a poeira do teclado - Como limpar um teclado mecânico - Guia Completo

Uma vez que todas as teclas foram retiradas, é hora de sacudir a poeira para fora de seu teclado. O ideal é colocá-lo de cabeça para baixo e dar pequenas sacudidelas para retirar a poeira e os detritos de dentro dele. Muito cuidado para que o excesso de força não acabe danificando seu teclado.

Limpando com cotonete - Como limpar um teclado mecânico - Guia Completo

Uma vez com as teclas ainda fora, e a maioria da poeira e detritos já retirado, é possível utilizar um cotonete para finalizar a limpeza.

montando o teclado - Como limpar um teclado mecânico - Guia Completo

Por fim, após a limpeza realizada e as teclas devidamente secas, é hora de realizar a montagem do teclado.

Como limpar um teclado mecânico  após um derramamento?

A primeira coisa que você vai querer fazer aqui é desconectar o teclado imediatamente! Caso contrário, você corre o risco de danificar ainda mais a placa ou a porta USB do PC.

Então, se for água ou chá, você pode tentar virar a placa de cabeça para baixo e sacudir o líquido. Depois de terminar, seque o excesso do líquido com toalhas de papel ou toalhas de banho e deixe secar por cerca de 2 a 3 dias. Isso pode resolver o problema e permitir que você volte ao uso normal do teclado.

Se liga nas dicas

As dicas que daremos logo abaixo certamente são para todos, fique atento.

Ar comprimido no teclado - Como limpar um teclado mecânico - Guia Completo

Uma das formas mais fáceis de manter o teclado limpo é retirar a sujeira dele com uma lata de ar comprimido regularmente. O jato de ar forte que sai da lata retira toda a sujeira e detritos que se acumularam naqueles locais entre as teclas que são difíceis de alcançar. O ideal é aplicar o ar comprimido no intervalo de alguns dias, para manter o teclado sempre limpo.

Aspirador antiestatico - Como limpar um teclado mecânico - Guia Completo

Uma lata de ar comprimido é uma boa, entretanto, ela não se livra de poeiras e detritos, mas apenas os manda para longe. Exatamente por isso um aspirador antiestático acaba sendo uma melhor opção. Aspiradores comuns não são recomendáveis para dispositivos elétricos, pois eles podem causar uma descarga eletrostática que danifica o aparelho. A melhor opção seria um aspirador antiestático para retirar com segurança toda a sujeira que se acumulou no seu teclado mecânico.

Neste artigo você pôde ter uma visão geral de como limpar um teclado mecânico da maneira correta. Nós até mesmo te passamos algumas dicas envolvendo este processo de limpeza. Mas claro, isto não necessariamente significa que esta é a única maneira correta. Se você tem seu próprio método quem vem funcionando há anos, então ótimo. Inclusive, você pode até mesmo compartilhá-lo conosco nos comentários abaixo. Conhecimento extra é sempre muito bem vindo!