Após termos te ensinado a como limpar seu teclado, e a como limpar seu mousepad, é chegada então a hora de ensinarmos a você a maneira correta de limpar seu computador.

E sim, independente do que você faça, cedo ou tarde você irá precisar limpar seu computador. Isso porque, devido ao funcionamento contínuo das vetoinhas, pequenas partículas de poeira sempre são acumuladas.

Poeira no computador 1024x576 - A maneira correta de limpar seu computador - Guia Completo!
Se seu computador estiver lento ou travando, pode ser devido ao acúmulo de poeira

A coisa mais importante a considerar ao limpar seu computador é tornar possível que o ar frio e fresco entre no estojo e que o ar quente saia. Se os filtros de poeira estiverem entupidos, ou houver excesso de poeira ao redor dos dissipadores de calor, isso não será possível, e seu sistema poderá superaquecer. Para combater isso, deve-se então fazer tudo o que puder para eliminar a poeira e deixar seu sistema limpo e fresco.

Limpando seu computador

Limpando o computador - A maneira correta de limpar seu computador - Guia Completo!

Para começar a limpar seu computador você deverá seguir as instruções abaixo.

1 – Vai sair bastante poeira, ou seja, caso você tenha alergia a poeira, é bom começar o processo já se protegendo com uma máscara.

mascara para limpar o pc 1024x576 - A maneira correta de limpar seu computador - Guia Completo!
Nada extravagante, uma máscara simples é o suficiente

2 – Desligue seu PC e desconecte o cabo de alimentação da parte traseira, ou então, caso você queira garantir, desligue tudo.

Desligando o PC - A maneira correta de limpar seu computador - Guia Completo!
Retire todos os cabos da parte traseira

3 – Move seu PC para um local bem ventilado. Afinal de contas, lembre-se que provavelmente irá sair uma grande quantidade de poeira. Entretanto, caso não seja possível, abra ao menos uma janela para ventilar o local.

movendo o PC para um local bem ventilado - A maneira correta de limpar seu computador - Guia Completo!
Leve seu computador para um local arejado

4 – O próximo passo é desparafusar seu gabinete. Entretanto, tenha bastante cuidado para não acabar entortando os parafusos, e lembre-se de guardá-los em um local seguro.

Desparafusando o gabinete - A maneira correta de limpar seu computador - Guia Completo!
Bastante cuidado na hora de desparafusar seu gabinete

5 – Uma vez que as placas de proteção do gabinete foram retiradas, você pode aproveitar para limpá-las. Passe um pano umedecido sobre elas.

limpando o gabinete - A maneira correta de limpar seu computador - Guia Completo!
Limpe as placas de proteção do gabinete

6 – Com um pincel, retire o acúmulo de poeira que estiver concentrado nas extremidades e grades de refrigeração.

limpando com um pincel - A maneira correta de limpar seu computador - Guia Completo!
Muito cuidado na hora de limpar as extremidades

7 – Use uma lata de ar comprimido, não recomendamos que você mesmo sopre com força, para limpar a poeira de qualquer dissipador de calor, como a CPU ou o cooler da placa de vídeo.

lata de ar comprimido - A maneira correta de limpar seu computador - Guia Completo!
Uma lata de ar comprimido é um item essencial

8 – Remova todos os seus componentes e coloque-os em uma superfície não condutora. Se você remover o dissipador de calor da CPU, o que não é estritamente necessário, esteja ciente de que deve remover e reaplicar a pasta térmica.

Removendo as peças - A maneira correta de limpar seu computador - Guia Completo!
Remova todos os componentes

9 – Use ar comprimido e um pano sem fiapos para soprar e limpar qualquer poeira acumulada que você possa ver. Preste atenção especial a qualquer fenda, envoltório de plástico e dissipador de calor. Limpe cuidadosamente todos os filtros de pó.

limpando com uma lata de ar comprimido - A maneira correta de limpar seu computador - Guia Completo!
Muito cuidado ao utilizar o ar comprimido

10 – Para limpar as pás do ventilador, segure-as e limpe ou sopre cada lâmina individualmente.

Limpando as pás - A maneira correta de limpar seu computador - Guia Completo!
Utilize um cotonete para limpar as pás do ventilador

11 – Se houver alguma impressão digital ou marcas oleosas em alguma coisa, use cotonetes e álcool isopropílico ou equivalente para limpá-los. Certifique-se de deixá-los secar antes de colocá-los juntos novamente.

cotonete para limpar - A maneira correta de limpar seu computador - Guia Completo!
Tenha alguns cotonetes a mão para limpar seu computador

12 – Alguns componentes, como uma placa gráfica, podem acumular poeira dentro de uma área coberta. Limpá-los pode exigir a desmontagem do cartão, o que é possível se você tiver as ferramentas certas. Ou seja, pequenos bits hexagonais e Torx são normalmente necessários.

bits hexagonais - A maneira correta de limpar seu computador - Guia Completo!

Existem certos componentes, que você não conseguirá limpar com eficácia sem desmontá-la e anular sua garantia. Fazer isso também pode ser perigoso. Em vez disso, recomendamos o uso de uma lata de ar comprimido com um canudo comprido para dar uma pequena explosão para desalojar qualquer poeira persistente. Assim sendo, quando você liga-lo em seguida, seu próprio ventilador e fluxo de ar natural deve soprar a poeira solta para fora da parte traseira.

Quando terminar de limpar, junte tudo de novo. Aproveite esta oportunidade para fazer um pouco de gerenciamento de cabos, pois isso pode ajudar a evitar a acumulação de poeira ao fazer uma passagem de ar mais limpa pelo sistema. 

Qual qual frequência você deve limpar seu computador?

O ideal é que você realize uma limpeza em seu computador a cada 6 meses. Entretanto, tal limpeza deve ser feita com maior frequência caso você possua animais de estimação ou viva em um local bastante empoeirado.

Algumas dicas para se seguir

Quando for realizar a limpeza de seu computador, é bom tomar algumas precauções. Tais quais:

  • Sempre que limpar seu PC ou seus componentes, você precisa ter cuidado extra especial sobre danos estáticos. Usar uma pulseira anti-estática é ideal, mas se você não tiver uma em mão, certifique-se de se aterrar regularmente tocando em sua caixa ou compartimento da PSU.
  • Não use o aspirador diretamente no interior do seu gabinete, pois há um risco real de danos estáticos.

Após a limpeza

Ok, você realizou o passo-a-passo e conseguiu limpar seu computador da maneira correta. E agora, o que esperar?

O que se deve esperar é um desempenho melhor por parte de seu computador. Mas claro, não espere que ele se transforme em algo além de suas capacidades. Entretanto, caso ache a limpeza um processo muito complicado, aconselhamos que procure um profissional. Isso porque, caso você realize a limpeza de maneira errada, pode acabar ocasionando danos ao seu computador.

E quando a você, tem realizado uma limpeza periódica de seu computador ou será que então vem empurrando isso com a barriga? Possui alguma dica sobre como limpar seu computador? Então conta pra gente, conhecimento é sempre bom ser compartilhado!