HD Externo, vale mesmo a pena?

Antes de mais nada, você sabe para que serve um disco rígido? Um disco rígido é o componente de hardware que armazena todo o seu conteúdo digital. Seus documentos, fotos, músicas, vídeos, programas, preferências de aplicativo e sistema operacional representam o conteúdo digital armazenado em um disco rígido.

Disco rigido - O HD Externo - Vale mesmo a pena?

Tudo que é armazenado em um disco rígido é medido em termos do seu tamanho de arquivo. Geralmente, documentos (texto) são muito pequenos, enquanto fotos são grandes, músicas são ainda maiores e os vídeos são os maiores de todos. Discos rígidos podem ser externos ou internos, e é daí que vem o HD externo.

O HD Externo

De maneira resumida e exemplificada, uma unidade externa é apenas uma unidade de disco rígido (HDD) ou uma unidade de estado sólido (SSD) conectada a um computador do lado de fora e não do lado de dentro. Parece bem óbvio, não?

HD Externo - O HD Externo - Vale mesmo a pena?

Uma outra maneira de pensar em um disco rígido externo, é como se ele fosse um interno comum, mas que tenha sido removido coberto por sua própria capa protetora e conectado à parte externa do computador. Inclusive, há maneiras de se fazer isso, ou seja, transformar um disco rígido interno em externo. Caso queira saber como fazer isso, basta acompanhar o vídeo abaixo:

Ao conectar o dispositivo ao computador, ele será exibido no meu computador como outra unidade de disco rígido. Assim sendo, tudo que você tem de fazer é clicar duas vezes no ícone da unidade e pronto, você pode usá-lo como bem entender. A unidade C geralmente é o disco rígido principal do seu computador, portanto, o dispositivo que você acabou de conectar pode ter o nome D, F, etc.

Hoje em dia as pessoas têm discos rígidos externos de 500GB ou até maiores. Tudo depende de quanto espaço você precisa pessoalmente.

Porque usar o HD Externo

Seu computador está sempre dando-lhe advertências de pouco espaço em disco? Isso porque ele está trabalhando duro para manter as coisas funcionando nos pequenos pedaços de espaço livre disponíveis. Provavelmente é hora de começar um disco rígido externo para que você possa copiar alguns dos seus arquivos para ele e liberar o armazenamento em seu disco rígido principal.

Abaixo nós listamos os principais benefícios ao se utilizar um disco rígido externo, acompanhe:

  • É um dispositivo portátil – Talvez o maior benefício, pois você pode facilmente transportá-lo para qualquer lugar. Você poderá ter seus arquivos salvos sempre a mão (literalmente) independe para onde você for.
  • Dispositivo de backup seguro – Isso é pelo fato de seu disco rígido externo não está permanentemente conectado ao computador. Ou seja, se o sistema travar, as informações e os arquivos do dispositivo de disco rígido externo ainda estarão seguros. Isso faz dele um ótimo dispositivo de backup seguro fácil.
  • Facilmente atualizável – Acha que está faltando espaço? Simples, basta adquirir um HD externo maior. Essa é a facilidade de se utilizar um HD externo, você pode facilmente trocá-lo por um maior caso necessário.
  • Vai liberar um espaço enorme de seu computador ou notebook – Se você tem um PC com pouco espaço sobrando, um HD externo definitivamente é a melhor opção para você. E, inclusive, você pode até mesmo instalar games diretamente em seu HD externo. Sim, é isso mesmo que você leu, no vídeo abaixo está um tutorial e como você pode fazer isso.

Interno Vs Externo?

interno vs externo - O HD Externo - Vale mesmo a pena?

Discos rígidos internos são conectados diretamente à placa-mãe. Enquanto os dispositivos de armazenamento externos primeiro passam pela parte externa do gabinete do computador e, em seguida, diretamente para a placa-mãe.

Os sistemas operacionais e os arquivos de instalação de software geralmente são instalados em unidades internas. Enquanto os discos rígidos externos são usados ​​para arquivos que não são do sistema, como fotos, vídeos, documentos e arquivos desses tipos.

Discos rígidos internos consomem energia da fonte de alimentação dentro de um computador. Os discos rígidos externos são alimentados por meio de seu cabo de dados ou por meio de energia dedicada.

Os dados podem ficar muito mais facilmente comprometidos se forem armazenados em um disco rígido externo. Isso porque geralmente estão localizados em uma mesa ou escrivaninha, o que os torna muito fáceis de pegar e roubar. O oposto de um disco rígido interno em que o computador inteiro precisa ser retirado ou o disco rígido removido de dentro, antes que alguém possa ter acesso físico aos seus arquivos.

Os discos rígidos externos geralmente também são movidos mais do que os internos, fazendo com que eles falhem mais facilmente devido a danos mecânicos. Unidades baseadas em SSD, como flash drives, são menos propensas a esse tipo de dano.

Comprando um HD Externo

Os discos rígidos externos são vendidos em todos os formatos e tamanhos, basta que você tenha em mente o que é ideal para você. Assim você terá uma noção do espaço ideal que seu disco rígido externo deve ter. Abaixo nós te damos algumas dicas quanto a isso:

  • Para documentos – Com menos de 80 GB
  • Para músicas – Entre 80 e 120 GB
  • Para Softwares – Entre 120 e 320 GB
  • Para vídeos – Entre 320 GB a 1 TB
  • Vídeos de 4K ou HD – 1 a 2 TB

Isso é claro, é apenas uma média. Você pode muito bem possuir uma coleção de músicas de 600 GB, assim sendo um HD externo de apenas 120 GB não lhe será útil. Você deve estar ciente de por que precisa do espaço extra e do que pode colocar no disco no futuro. Provavelmente é aconselhável ir em frente e obter um disco rígido maior do que o que você precisa agora.

E, é claro, você também irá querer um disco rígido que seja veloz. Isso fará com que você não fique horas esperando que dados sejam copiados. Se a velocidade for importante para você, compre um disco rígido externo com velocidades de transferência de pelo menos 120MB / s para gravação e 130MB / s para leitura.

Abaixo apresentaremos algumas opções de HD externo que podem vir a lhe servir.

Western Digital My Passport

Western Digital My Passport - O HD Externo - Vale mesmo a pena?

O My Passport é um drive barato, mas oferece desempenho excepcional que rivaliza com o de concorrentes mais caros graças a uma porta USB 3.0 e excelente controlador de disco. Esta unidade permite uma velocidade máxima de transferência de 174 MBps de leitura e 168 MB de gravação. Está disponível em tamanhos que variam de 1 TB a 4 TB.

button ver o preco atualizado e1543418467553 - O HD Externo - Vale mesmo a pena?

Seagate Backup Plus Hub 6TB STEL6000100

Seagate Backup Plus Hub 6TB STEL6000100 1024x1024 - O HD Externo - Vale mesmo a pena?

Se o custo não for uma preocupação, recomendamos que você analise com atenção o Hub do Seagate Backup Plus. Abriga drives SMR (Shingled Magnetic Recording), que permitiam mais bits físicos de memória no mesmo espaço sem diminuir o tamanho dos bits. Esta unidade oferece muita capacidade – está disponível nas versões de 3TB, 4TB, 6TB e 8TB – e é rápida e flexível. É compatível com Windows e Mac, basta instalar o driver NTFS para Mac e você pode usá-lo de forma intercambiável entre os computadores Windows e Mac sem reformatar. Suas duas portas USB 3.0 de alta velocidade integradas na parte frontal permitem recarregar seus outros dispositivos USB e, com o Seagate Dashboard, você pode agendar backups automáticos ou sob demanda quando a unidade estiver conectada. Apesar de não ter um ventilador, ele é relativamente frio e é convenientemente silencioso.

button ver o preco atualizado e1543418467553 - O HD Externo - Vale mesmo a pena?

SSD portátil Samsung T5

SSD portátil Samsung T5 - O HD Externo - Vale mesmo a pena?

O Samsung T5 Portable DDS é um pouco caro (especialmente nas capacidades maiores), mas a velocidade e a segurança que ele oferece valem a pena para quem procura desempenho duradouro. É tão pequeno quanto a palma da sua mão, o invólucro todo em metal, resistente a choques, é robusto e portátil, o que faz com que seja seguro guardar em uma mochila em movimento. Por não ter partes móveis, também pode receber gotas de até dois metros. Com a criptografia de hardware AES de 256 bits integrada, seus dados também são mantidos em segurança, se alguém colocar as mãos nela.

O que realmente destaca o Samsung T5, no entanto, é sua velocidade de transferência super rápida, com até 540 MB / s, graças ao design SSD. Isso é cerca de cinco vezes mais rápido que um disco rígido padrão. Tornando muito mais rápido mover arquivos gigantes como vídeos em 4K e fotos de alta resolução. O T5 também se conecta a praticamente qualquer coisa, com suas portas USB 3.1 Type-C e Type-A, e funciona com dispositivos Windows, Mac e Android.

button ver o preco atualizado e1543418467553 - O HD Externo - Vale mesmo a pena?

Já com o HD Externo em mãos

Uma vez que você não tem mais dúvidas sobre o que é um HD externo, basta escolher o seu. Isso é, se você julgar que realmente necessita de um. Mas, caso ainda esteja na dúvida se compra ou não de um, nós te aconselhamos a comprar. Afinal de contas, é sempre melhor sobrar espaço do que faltar!

E quanto a você, já usou ou possui algum HD externo? Acha que realmente faz alguma diferença para a pintura final? Conta pra gente aí embaixo nos comentários, é sempre bom trocar conhecimentos sobre! Ah, e é claro, se ainda tiverem sobrado dúvidas basta perguntar.