Gamer e sedentário acabaram quase virando sinônimos hoje em dia, é quase como se fosse uma obrigação ser sedentário caso você queria se tornar um gamer. Não necessariamente precisa ser assim. Claro, a maioria dos gamers é assim, possuem descaso com sua saúde e alimentação, mas você não precisa estar neste grupo.

É perfeitamente possível que você seja um gamer e cuide de si mesmo. Um bom ponto de partida é começar evitando os piores hábitos de um gamer. E, quanto falamos de “evitar o sedentarismo”, mas pessoas logo associam isso a longas sessões de exercícios e uma dieta baseada em “folhas e frutas”. Eu não vou nem dizer que se eu começar a ingerir só folhas e frutas morrerei em dois dias.

Você não precisa passar horas na academia, ou mudar drasticamente sua alimentação. Ainda mais caso você esteja iniciando na vida de ser humano saudável, uma rotina tão puxada assim vai lhe fazer mais mal do que bem. O ideal é começar com calma, aos poucos, “Baby steps”.

Abaixo iremos focar em como você pode iniciar na vida saudável, sem que isso faça mal para sua saúde e sem que você precise largar os gamers. Você não irá se transformar em um “monstro”, mas sua saúde definitivamente irá lhe agradecer por isso.

Os exercícios

É importante começarmos falando que não temos nenhum especialista sobre o assunto aqui na periféricos gamer. Sendo assim, tudo que indicamos é com base em extensas pesquisas, mas, caso você possua a possibilidade de se consultar com um especialista da área, faça isso.

Em primeiro lugar é bom falar que quando dizemos “exercícios”, não necessariamente estamos dizendo para você correr e se matricular na primeira academia que encontrar. Os exercícios a que nos referimos aqui são na verdade alongamentos, do tipo mais simples possível.

E para que serviriam tais alongamentos? O seu principal objetivo é reduzir a tensão gerada com o movimento e manter a flexibilidade muscular. Ou seja, sua vida não irá mudar totalmente por você começar a fazer alongamentos antes de uma partida, mas as dores constantes que você vem sentindo podem muito bem ser reduzidas.

Mas cuidado, tanto o alongamento de maneira errada quanto o excesso podem acabar fazendo mais mal do que bem para você. É exatamente por isto que nós trazemos o vídeo acima, o qual vai te ajudar a ter noção de como realmente é um alongamento.

O Alongamento Dinâmico

O chamado alongamento dinâmico prepara os músculos e eleva a temperatura corporal para favorecer o desempenho na atividade. O ideal é que esse tipo de alongamento entre em cena antes do treino. “Isso porque recruta o corpo de forma global, aquece músculos e tecidos conjuntivos, lubrifica as articulações e melhora a performance com risco menor de lesão”, explica Michel Campos, professor da Reebok Sports Club, em São Paulo.

Alongamento Dinâmico 300x97 - Como ser um gamer e não ser sedentário!

Um alongamento diário bem feito pode fazer maravilhas por você

Clicando aqui você poderá acompanhar 6 tipos diferentes de alongamento dinâmico e a maneira correta de realizar cada um deles.

Caminhada não é só para velhos

Caso a academia não faça seu estilo, nunca duvide da capacidade de uma boa caminhada. E quando digo caminhada, qualquer coisa vale. Você não precisa necessariamente correr em volta de um campo, basta poucos minutos de caminhada por dia.

Caminhada - Como ser um gamer e não ser sedentário!

Admiro bastante quem consegue caminhar sem infartar

Sempre se lembrando do fato de que, ao jogar, você ficará por horas e horas sentado, então um pouco de caminhada não irá lhe fazer mal.

Uma boa rotina

E claro, não adianta de nada você se programar com exercícios, alongamentos, uma caminhada e isso tudo durar três dias. Não espere resultados imediatos, a vida não funciona como num RPG que você desenvolve seu char em uma hora.

Procure também não ficar apenas sentado por horas jogando. Ficar muito tempo sentado acarreta muitos problemas, mas já foi comprovado que se levantar e andar por uns minutos já previne bastante.

Caso você realmente se comprometa, deve manter uma rotina constante e a seguir a risca. Uma boa maneira de se ater a esta rotina, é o aplicativo “7 minute work”.

7 minute work - Como ser um gamer e não ser sedentário!

Tá aí um aplicativo que pode realmente mudar a sua vida

O 7 minute work é um aplicativo que irá te ajudar a manter uma rotina diária de exercícios com apenas 7 minutos por dia. Ele consiste em apenas 12 exercícios a serem feitos por 30 segundos, com intervalos de 10 segundos entre cada exercício. Tudo que você precisa é uma cadeira e uma parede. É uma excelente maneira para você se manter na linha e realizar exercícios diariamente.

Você não precisa fazer tudo sozinho

Até então tudo que dissemos acima você pode perfeitamente fazer sozinho, mas não precisa. Não é difícil para você encontrar um grupo para fazerem junto a atividade que você escolher.

Se quiser caminhar, provavelmente terão outras pessoas caminhando no mesmo horário que você. Caso decida fazer algum esporte, a maioria dele é de equipes e você fará diversas amizades. Há inclusive grupos no Facebook e WhatsApp que reúne pessoas que querem praticar a mesma atividade.

Fazer uma atividade física com amigos (seja academia, caminhada, ciclismo, natação, etc) faz com que o tempo passe muito mais rápido. Sem contar que um incentivando o outro irá lhe ajudar bastante.

caminhada em equipe 300x173 - Como ser um gamer e não ser sedentário!

Uma caminhada com uma boa companhia faz o tempo voar

A alimentação

Ok, aqui chegamos a um outro tema delicado, que é quando tentamos dizer para as pessoas o que elas devem ou não comer. Novamente destacamos o fato de não haver nenhum nutricionista formado em nossa equipe, tudo que falamos é baseado em pesquisas, então se você tiver a oportunidade de consultar um verdadeiro nutricionista, faça isso.

Atualmente, 8 em cada 10 gamers admitem comer ou beber durante uma partida, de acordo com pesquisa feita pelo pessoal do tagmarketing. Os refrigerantes são os mais consumidos pelos gamers, com 49,9%. Salgadinhos vêm na seguida com 40,8%. Doces e chocolates com 38,8% e a pizza com 25,8%. Para finalizar, 20,8% dos entrevistados afirmam que bebem cerveja durante as partidas.

E é exatamente aí que mora o perigo. Ao ingerir somente alimentos não saudáveis, o gamer acaba deixando de lado uma refeição balanceada. De nada adianta todos os exercícios e alongamentos ditos anteriormente se sua alimentação é ruim.
Dieta líquida 300x191 - Como ser um gamer e não ser sedentário!

Essa não é a melhor definição para uma dieta líquida

Mas então o que fazer?

O primeiro passo é controlar o que você está comendo durante uma partida. Se você procura por lanches rápidos, há diversas opções saudáveis no mercado. Barrinhas de cereais, biscoitos integrais, sanduíches naturais, frutas, sucos. As opções para um lanche saudável são várias, você não irá ficar sem variedade.

Entretanto, é sempre bom lembrar que isso não pode de maneira alguma substituir todas as suas refeições. Por mais que barrinhas de cereais façam bem, trocar seu almoço por elas pode não ser uma boa decisão.

Você não precisa encher seu prato com folhas, basta não exagerar em gorduras e frituras. Opte por alimentos mais leves, e novamente, aqui seria uma boa se consultar com um profissional qualificado, será muito melhor do que simplesmente jogar no google: “Dieta que funciona”, acredite, provavelmente ela não funciona.

Dieta 300x230 - Como ser um gamer e não ser sedentário!

Gostaria muito de tentar a dieta que só come gordura

Terei uma saúde invejável com isso?

A resposta é claramente que não, no máximo você conseguirá não sofrer um ataque cardíaco durante uma partida, o que já é algo a se comemorar.

Seguindo nossas dicas, e sempre que possível procurar se consultar com profissionais da área, sua saúde claramente irá lhe agradecer por isso. Baixe o aplicativo, controle seus lanchinhos durante as partidas e comece a ingerir alimentos mais saudáveis. Vá por mim. Você só tem a ganhar se começar a se cuidar!

E outra, sabe a famosa frase: “Pelo menos tem saúde!”? Se nem isso você tiver de bom para apresentar, então o que sobrará?