Depois de termos te ajudado a montar seu PC gamer, é hora de te ajudarmos a escolher um notebook gamer. Esse é pra você, gamer, que gosta de ter uma maior mobilidade. Que opta por poder levar sua máquina para todos os lugares mas ao mesmo tempo não abre mão de jogar seus games favoritos.

Foi pensando em você que fizemos este guia para te ajudar a escolher um notebook gamer. Sendo assim, fique atento!

Algumas considerações iniciais

Antes de passarmos os conceitos fundamentais para escolher um notebook gamer, é importante levarmos em considerações algumas coisas. Considere como dicas rápidas.

  • Obtenha uma boa GPU: A maioria dos jogos depende da GPU e você não poderá atualizá-la em um notebook. Uma boa  GPU  garantirá que seu notebook reproduza jogos em configurações altas por alguns anos.
  • Leve em conta atualizações posteriores: Muitos, embora nem todos, notebooks gamers permitem que você atualize sua  memória RAM  e armazenamento. Isso pode ser algo que você queira dar atenção.
  • Não compre um notebook gamer para jogos leves: Jogos como WoW ou Candry Crush rodam perfeitamente bem em notebooks normais. É importante se ter em mente qual tipo de game você irá jogar.
  • Verifique o teclado: Você irá utilizar bastante o teclado durante os games, sendo assim, escolha um que seja confortável para você. Se possível teste-o antes de fechar negócio.
  • Evite telas sensíveis ao toque: Elas são mais caras e drenam energia mais rapidamente.
  • E por falar em energia: Por falar em energia, tenha em mente que a maioria dos notebooks ganham 8 horas ou mais com a carga completa, e você precisará de uma fonte de alimentação para seu melhor desempenho de qualquer maneira.

O quão portátil ele deve ser?

Notebook comparação de tamanhos - Como escolher um notebook gamer - Guia Completo

É importante se ter em mente que, quanto mais poderoso seu notebook for, menos portátil ele será. Ou seja, se você optar por um modelo potente, pode ser que ele seja um pouco grande demais para você levá-lo para cima e para baixo por aí.

  • 17 – 18 polegadas: Notebooks nesta faixa de tamanho são geralmente os mais poderosos, porque eles têm muito espaço para os componentes geradores de calor. No entanto, eles podem ser pesados ​​para carregar. Mas, se você não se importar de carregar um peso extra, são definitivamente a melhor opção.
  • 15 polegadas: Se você quiser usar o notebook para colocar no colo e jogar por horas, além de carregá-lo por aí com maior frequência, considere um notebook de 15 polegadas. Esses sistemas pesam entre 2 e 3 Kg, enquanto duram uma média de 5 horas e 50 minutos em uma carga.
  • 13 – 14 polegadas: Se você está constantemente em movimento, você vai querer considerar um notebook de 13 ou 14 polegadas. Notebooks nesta faixa de tamanho normalmente pesam menos de 5 quilos e tendem a ter mais vida útil da bateria com uma resistência média de 7 horas. No entanto, notebooks para jogos de 13 e 14 polegadas geralmente não vêm com a CPU ou GPU mais potente. Isso porque eles simplesmente não têm espaço suficiente para dissipar todo o calor.

Escolhendo a placa gráfica ideal

GPU Notebook - Como escolher um notebook gamer - Guia Completo

Na hora de escolher um notebook gamer a placa gráfica (ou GPU) requer maior atenção. Ela entrega as imagens em seu monitor processando os dados e transmitindo o sinal para o monitor. Devido ao quão estressante esse processo pode ser ao executar jogos, você precisa de uma GPU discreta com sua própria memória dedicada, chamada VRAM (memória de vídeo).

A maioria dos notebooks gamres vem com GPUs da Nvidia, mas se você é parcial para a AMD, existem certas marcas que permitem que você configure seu sistema de acordo.

Bom para gamers mainstream

  • Nvidia GeForce GTX 1060: Notebooks com esta GPU podem rpdar jogos como Mass Effect: Andromeda ou The Witcher 3 sem sacrificar alguns dos efeitos visuais, tais como reflexos de água e cabelos de aparência natural em 1920 x 1080. Você pode ter que ajustar as configurações um pouco em 4K, mas não muito.
  • Nvidia GeForce GTX 1050/1050 Ti: Um degrau abaixo da 1060, a GTX 1050 produzirá algumas taxas de quadros sólidas em jogos mid-range como Battlefield 1 em configurações muito modestas. O 1050 Ti é um pouco mais poderoso e capaz em alguns casos de suportar o Oculus Rift (VR) e seus vários títulos. No entanto, os jogadores mais experientes que procuram um sistema de alto desempenho provavelmente ficarão desapontados.

Maior desempenho

  • Nvidia GeForce GTX 1070: A filha do meio do conjunto de placas da Nvidia. O 1070 GPU também está pronto para VR e é capaz de produzir algumas taxas de quadros impressionantes. Mas não é tão bom quanto o 1080. Você pode esperar alguns gráficos suaves 1080p e 4K em jogos top de linha.

Gamers Hardcore e Pronto para VR 

  • Nvidia GeForce GTX 1080: Esta é a placa a ser batida. Os notebooks gamers equipados com uma GPU 1080 estão normalmente no topo da média da categoria em jogos de alto gráfico, como o Rise of the Tomb Raider e o Grand Theft Auto V com definições de efeitos especiais e resolução total. E, claro, a Nvidia 1080 pode suportar facilmente todas as suas aventuras de realidade virtual. Basta estar preparado para desembolsar uma quantia considerável. Isso porque o GPU 1080 só é encontrado em sistemas top de linha, como o Razer Blade Pro ou o Acer Predator 17X.

Tela de Exibição

Notebook tela de exibição 1024x576 - Como escolher um notebook gamer - Guia Completo

Na hora de escolher um notebook gamer a tela de exibição de seu notebook é de grande importância. Para tal, separamos alguns itens a serem tomados como consideração.

  • Resolução: A resolução mínima para qualquer notebook gamer é 1920 x 1080. Qualquer coisa menos e você está pedindo gráficos enlameados. Notebooks com painéis QHD (2560 x 1440) ou 4K (3840 x 2160) estão se tornando cada vez mais populares, elogiados por seus detalhes marcantes e cores.
  • Telas de toque: Alguns notebooks de jogos começaram a oferecer telas de toque. O que é bom se você estiver jogando Candy Crush. Embora faça sentido para sistemas conversíveis ou 2 em 1, esse recurso é desnecessário na maioria dos PCs para jogos.
  • Fosco ou brilhante: Como você gosta de seus monitores, brilhante ou fosco? Isso é mais uma questão de preferência do que qualquer outra coisa, mas existem fãs obstinados em ambos os campos.
  • OLED: Um painel OLED é composto por uma película de compostos orgânicos que produzem luz quando uma corrente elétrica é introduzida. A tecnologia permite painéis mais finos e eficientes em termos de energia, que oferecem cores e contraste incrivelmente ricos. O Alienware 13 R3 OLED é atualmente o único notebook a apresentar essa tecnologia.
  • G-Sync ou FreeSync: Vários notebooks gamers vêm com painéis que suportam as tecnologias G-Sync da Nvidia  ou FreeSync da AMD. Ambas projetadas para eliminar rasgos gráficos desagradáveis ​​e monitores fantasmas que variam de 1080p a 4K. Enquanto 60Hz é a taxa de atualização mínima atual, há um número crescente de monitores que oferecem 120Hz, o que oferece uma renderização ainda mais rápida sem introduzir a falha.

Atenção extra ao teclado

Notebook teclado - Como escolher um notebook gamer - Guia Completo

Nós já falamos acima que na hora de escolher um notebook gamer deve-se prestar atenção extra ao teclado. Afinal de contas, é por ele que você irá jogar seus games. Eis alguns cuidados que você deve tomar na hora de escolher o teclado ideal.

  • Key Travel: Este é o quão baixo você pode pressionar uma tecla, entre 1,5 a 2,0 mm. Quando você chega a alguns notebooks realmente caros, pode até encontrar chaves mecânicas.
  • Atuação: É o quanto de força você precisa aplicar a uma tecla para pressioná-la. Geralmente algo entre 65 e 70 gramas é o suficiente para fornecer resistência sem se sentir mole.
  • Teclas Macro: Um bom conjunto de teclas macro programáveis ​​permite concluir facilmente as tarefas mais comuns que você conclui em jogos. Normalmente há software personalizado pelo fabricante do notebook para isso.
  • Anti-ghosting e sobreposição de teclas n: Esses são dois recursos que o manterão com o melhor desempenho nos jogos. Anti-ghosting significa que quando você usa várias teclas para combos ou executa várias ações, todas elas serão registradas. Além disso, a sobreposição de teclas n significa que cada tecla é independente das outras e será registrada independentemente de outras teclas serem pressionadas.

CPU e RAM

Notebook CPU - Como escolher um notebook gamer - Guia Completo

Se a GPU é o coração de um notebook gamer, o processador  e a RAM  são o cérebro e o hipocampo. O processador do seu notebook (CPU) lida com tudo o que não tem a ver com gráficos, como realizar alguns dos cálculos de física de um jogo e controlar seus caracteres não jogáveis. Também afeta o desempenho de todos os aplicativos que não são jogos, incluindo o navegador, o sistema operacional e os aplicativos de produtividade. Na hora de escolher um notebook gamer, e for decidir pela CPU e RAM ideal, atente-se as dicas abaixo.

  • Apenas Intel: Você provavelmente não encontrará um notebook gamer com um processador AMD.
  • Core i5 é mínimo: Quando você está comprando seu notebook gamer, um processador Intel Core i5 é a CPU mais lenta que você deve considerar. Entretanto, os modelos Core i7 Dual Core são um pequeno passo em frente.
  • O núcleo quádruplo é ideal: Se você está no mercado de um processador Core i7, procure um chip quad-core em vez de dual-core. Você saberá que um chip é dual-core observando o final do número do modelo. CPUs quad-core Core i7 têm sufixos terminados em HQ ou HK. Os chips da HK são os mais rápidos e até permitem que você faça overclock.
  • Velocidade do relógio: Mantenha a velocidade do relógio em mente ao escolher uma CPU, pois números mais altos equivalem a velocidades mais rápidas. Um processador Core i5 de 3,4 GHz será visivelmente mais rápido do que o mesmo chip com 2,6 GHz. Alguns dos novos chips Skylake da Intel podem ter overclock, o que significa que a velocidade é ajustável através de um programa como o Intel Extreme Tuning Utility.
  • 8GB é suficiente: Não se contente com menos de 8 GB de RAM. Obter 16 GB é uma vantagem, mas não é tão importante quanto ter um processador ou um chip gráfico mais rápido.

SSD ou HHD?

SSD ou HDD - Como escolher um notebook gamer - Guia Completo

Quando se trata de notebook gamer, o mais rápido é sempre melhor, e é por isso que muitas pessoas adoram SSDs. Eu mesmo possuo um e posso atestar seu ganho em velocidade. Esse aumento extra de velocidade se traduz em tempos de carregamento de jogos mais rápidos.

Se um SSD estiver fora do seu orçamento, recomendamos a compra de, pelo menos, um disco rígido de 1 TB com uma velocidade de 7.200 rpm. No entanto, em vez de uma situação de / ou, recomendamos a escolha de uma configuração que tenha um SSD e um disco rígido. Assim sendo, você pode carregar seus jogos e arquivos importantes no SSD e ter espaço para todo o resto.

O que esperar de cada marca

Marca de Notebook - Como escolher um notebook gamer - Guia Completo

Na hora de escolher um notebook gamer são várias as marcas existentes. Mas como diferenciar uma marca da outra? Como saber qual a melhor marca para se escolher um notebook gamer? É exatamente nisto que iremos focar agora. Ou seja, abaixo iremos apresentar marca por marca e o que as difere.

  • Alienware (Dell): Alienware saltou no trem RGB nos últimos tempos. Com 13 zonas de iluminação programáveis ​​no Alienware 17 R5. O software Alienware Command Center reúne todos os seus jogos em uma única biblioteca e permite macros de teclado e overclock de um clique.
  • Asus: A marca Republic of Gamers da Asus tem alguns designs interessantes, incluindo o inovador Zephyrus. Seu software ROG Gaming Center compartilha informações do dispositivo, incluindo temperatura, armazenamento e uso de RAM. Enquanto o programa Aura Core permite que você personalize a iluminação de fundo RGB.
  • Acer: A Acer é conhecida por ter hardware acessível, embora tenha nos surpreendido com inovações como o Predator 21X, com tela curva e teclado mecânico. O aplicativo PredatorSense permite monitorar o uso de CPU e GPU e personalizar a velocidade dos ventiladores.
  • HP: Você não associaria imediatamente a HP a notebooks gamer. Entretanto, a empresa vem dando passos firmes no setor com a série Omen. Os notebooks gamers da HP vêm com garantias limitadas de um ano que incluem frete grátis quando o sistema precisa de serviço.
  • Razer: Os notebooks gamers da Razer são alguns dos mais leves e finos do mercado. As únicas opções de configuração fornecidas são para tamanho de armazenamento e resolução de exibição. A empresa tem uma garantia limitada de 1 ano para todos os seus produtos.
  • MSI: Uma das empresas mais inovadoras no mercado. A MSI é conhecida por suas 17 polegadas e temáticas de dragões vermelhos. A MSI não tem medo de colocar quatro SSDs e um teclado mecânico com um touchpad digital em um sistema. A MSI oferece aos seus clientes uma garantia limitada de dois anos.
  • Lenovo: A linha de jogos da Lenovo chama-se Legion e foi recentemente redesenhada para ser mais minimalista. Ou seja, em vez de criar um novo software, a empresa alterou seu aplicativo Vantage para se concentrar nas informações de CPU, GPU, RAM e HDD. Além de um botão para aumentar a velocidade dos ventiladores.
  • Gigabyte & Aoru: A Gigabyte e sua submarca, Aorus, oferecem alguma variedade. A Gigabyte tende a ser low-end com mais opções de cores. Em contrapartida os modelos Aorus são elegantes e finos. Entretanto, em qualquer um deles você terá o software Fusion para customização RGB.

Para escolher um notebook gamer

Seguindo as dicas acima você estará pronto para escolher um notebook gamer, mas perceba que em momento algum nós falamos sobre preço. Isso porque o valor gasto em um notebook gamer varia bastante dependendo de suas necessidades. Ou seja, nós focamos nas especificações, para que assim você possa escolher as que melhor lhe servem no momento e depois pesquisar sobre o modelo ideal. Entretanto, caso o modelo ideal esteja abaixo de suas condições, vá retrocedendo um pouco nas especificações. Sendo assim é importantemente que você tenha em mente o que você realmente deseja de seu notebook gamer.

Mas conta pra gente, acha que as dicas acima vão te ajudar a escolher um notebook gamer? Ou então você ainda está com dúvidas? Porque se as duvidas persistirem, é só falar nos comentários que estaremos prontos para te ajudar!