Cadeira Gamer: O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!

Aprenda o que é uma cadeira gamer, de onde ela surgiu, quais são as suas principais vantagens contra a cadeira comum e a de escritório. A cadeira gamer...

Você pertence ao grupo dos que roubam a cadeira da sala de jantar para usar na frente de seu computador ou do seu vídeo game? Então você certamente também está no grupo dos que vêem com maus olhos uma cadeira gamer.

As cadeiras gamer são caras, são estranhas, não combinam com o design do seu quarto e não aumentam seu fps. Então para que gastar seu precioso gold em um item que não vai aumentar seu dano? Tal pergunta pode ser respondida com uma simples palavra: Conforto!

Até quanto você pagaria pelo seu conforto?

Atualmente existem estudos que indicam que o brasileiro comum passa em média 24 anos de sua vida dormindo. Isto significa que nós passamos cerca de 1/3 de nossas vidas apenas deitado. Isso leva as pessoas a escolherem bem seu colchão, pagando por vezes até mais de mil reais neles. Afinal de contas, ninguém quer passar tanto tempo assim deitado em uma cama desconfortável.

Tal pesquisa com certeza não levou em consideração a vida de um gamer, que sempre que pode troca horas de sono por horas de jogo. Entretanto, o mesmo impulso que leva as pessoas a gastarem uma grande quantia em um colchão as impede de gastar a mesma quantia em uma cadeira gamer, pois, afinal de contas, é apenas uma cadeira não é mesmo?

Imagem 6 300x225 - Cadeira Gamer: O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!
Dormir não dá xp

Quando você dedica tanto tempo de sua vida a uma determinada atividade é normal que você se sinta desgastado. É normal que sinta o esforço que aquela atividade traz para você.

Imagine a seguinte situação

Você volta para casa após um longo dia de trabalho e planeja jogar apenas algumas horas, para relaxar. Você pega a sua cadeira da mesa de jantar, a coloca na frente do computador e joga por horas, sem se importar com mais nada. Assim que o jogo termina você levanta-se da cadeira para dormir. Você estica seu corpo e ouve suas costas estalando, mas acha aquilo normal, afinal de contas não é a primeira vez. Somente no dia seguinte quando você acorda é que aquela dor nas costas o atacam, o fazendo perder totalmente seu bom humor, seu dia já começa mal.

Por mais que essa descrição pareça de alguma história ruim inventada, ela é totalmente real. Quem é gamer já sofreu com esta dor nas costas ao menos uma vez na vida, ou se ainda não sofreu é porque irá sofrer. Mal sabíamos nós que quando as pessoas diziam coisas do tipo “Senta direito” ou “Conserta sua postura” estavam nos alertando exatamente disto.

Imagem 7 300x141 - Cadeira Gamer: O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!
Quem nunca sofreu com aquela dor nas costas não é mesmo?

Não é mais “coisa de velho”

Dores nas costas já deixaram a muito tempo de serem atribuídas como “coisa de velho”. praticamente todos nós a temos. Isso se deve ao fato de ficarmos sentados a maior parte do tempo, seja na escola, no trabalho ou em casa. E pior, nós até hoje não sabemos o jeito certo de se sentar. Consequentemente é por isso que precisamos de ajuda, e é exatamente aí que entram as cadeiras gamer.

Agora, imagine a vida de gamers profissionais, os quais passam várias horas por dia sentados, jogando, treinando, fazendo lives. Por mais que eles façam fisioterapia, yoga, alongamentos a cada 15 minutos, trilhas na selva e motocross, você já reparou que TODOS eles possuem uma cadeira gamer? Você acha que eles as usam apenas pelo design? Não com um design daqueles. Será que é apenas por ter a palavra “gamer” no nome? Se for isso mesmo tá aí uma boa área para investimentos. Ou será que na verdade é porque as cadeiras gamer realmente funcionam?

5cbc3 1liuaj cu6pgtrl6mlj1uva - Cadeira Gamer: O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!
Aquele momento em que você pensa: “Até que faz sentido”

“Mas eu usei minha vida toda uma cadeira comum e nunca tive dores”

Sempre que o assunto de cadeira gamer é levantado todos nós conhecemos aquela pessoa que diz passar horas jogando usando apenas uma cadeira dobrável de restaurante. E que senta-se com uma perna em cima da outra, gabando de possuir uma boa coluna dizendo que conseguiria descarregar sem problemas um caminhão de mudanças.

Imagem 8 300x166 - Cadeira Gamer: O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!
Todos nós conhecemos aquela pessoa que se senta de maneira estranha e se diz sentir melhor assim

Se você é uma dessas pessoas, parabéns, sua família deve se orgulhar de sua boa postura. Entretanto, o fato de você não sentir dores agora não significa que você não irá sentir dores no futuro. Assim como nós cuidamos de nossa saúde agora visando não termos problemas no futuro, a obtenção de uma cadeira gamer segue exatamente este mesmo raciocínio. Sem contar que ela prioriza mais do que tudo a ergonomia.

Cadeira gamer ergonomica

A ergonomia nada mais é que o estudo cientifico entre as relações do homem e a máquina. Ou seja, é o estudo focado em otimizar as condições de trabalho (ou de lazer) do ser humano, através de métodos tecnológicos, afim de aumentar seu rendimento e diminuir seu estresse. Tal estudo está implementado desde aquele sofá macio que você deita para relaxar ou a carteira de sua escola que deve ser confortável o suficiente para lhe fazer focar, mas não tão confortável a ponto de lhe dar sono.

Imagem 9 300x300 - Cadeira Gamer: O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!
A ergonomia está presente em nosso dia a dia

Cada uma das funcionalidades de uma cadeira gamer é projetada pensando exclusivamente na ergonomia. Sempre partindo do ponto que, para um gamer poder se focar inteiramente em sua partida e manter a atenção total, ele não pode começar a sofrer dores ou desconfortos súbitos. Você ainda acha que a cadeira da cozinha é projetada pensando no gamer que vira a noite sentado nela jogando?

“Mas uma cadeira de escritório é mais barata do que uma cadeira gamer e serve do mesmo jeito”

Você conhece algum trabalhador de escritório que nunca tenha reclamado de dores? Acho que isso já diz muita coisa…

A cadeira de escritório e a cadeira gamer não são a mesma coisa. As pessoas possuem o costume de tratá-las como iguais devido ao fato de ambas servirem para se ficar diante do computador, mas na realidade não é bem assim.

Imagem 10 300x232 - Cadeira Gamer: O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!
A luta para achar a “posição ideal” nas cadeiras de escritório para retomar o foco

A cadeira gamer até possui o mesmo design e várias características da cadeira de escritório. Entretanto, ela é projetada para servir a quem passa várias horas jogando. Ela é mais ajustável pensando justamente no conforto do gamer, todo seu design é feito com este intuito.

Em contrapartida, a cadeira de escritório, além de ser projetada para apresentar um visual mais simples, sem cores chamativas, ganha apenas no quesito preço. Ela é mais barata, mas não possui nem metade das funcionalidades de uma cadeira gamer.

A cadeira gamer

A proposta da cadeira gamer é bastante simples. É tentar simular uma cadeira de automóvel. Todo seu design se assemelha bastante ao assento de um carro esportivo, porém com certas características para se adaptar ao seu local especifico, de maneira a lhe proporcionar uma boa experiência e conforto durante seu jogo.

Cadeira Gamer 300x200 - Cadeira Gamer: O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!
Modelo Orion Blue

As funcionalidades apresentadas por uma cadeira gamer são várias, e nem todo modelo possui todas elas. Por este motivo é importante realizar uma análise antes para saber o que você procura e qual modelo irá melhor lhe atender. Abaixo estão listados algumas das funcionalidades existentes:

  • Almofada especial para descanso de cabeça

Geralmente ela é feita de espuma. É ideal para que o pescoço possa descansar e não fique o tempo inteiro inclinado, evitando assim dores. O ideal é que se trate de um modelo ajustável, para que você possa encontrar a posição ideal que não lhe causa desconforto.

  • Almofada especial para apoio lombar

É aqui que se resolve o problema da má postura. Com um apoio para a lombar e com ajuste de altura, é o ideal para o posicionamento correto e para evitar sofrer com as terríveis dores na coluna.

  • Braço 4D ajustável

Um descanso para os braços que temos o costume de deixar pendendo ao ar é sempre bem vindo. Tal apoio de braço é ideal que seja ajustável, para se adaptar ao corpo de cada um, sendo o ideal que seus braços façam um ângulo de 90º. Para jogos de tiro, por exemplo, os quais o gamer deve manter seus braços na altura adequada, tal funcionalidade é de grande ajuda.

  • Assento com espuma

Um dos grandes problemas em se utilizar uma cadeira qualquer é que quando levantamos nossas nádegas ficam achatadas. Isso acaba ocasionando fortes dores. Um assento com espuma elimina totalmente este tipo de problema.

  • Altura regulável

Para que você possa definir o tamanho correto de sua cadeira, que é quando você consegue sentar com ambos os pés no chão e pernas confortáveis, não sendo obrigado a simplesmente ter de se adaptar ao tamanho da cadeira.

  • Encosto reclinável

O encosto reclinável é algo essencial. Ele lhe permite ajustar corretamente sua postura, ou até mesmo conseguir uma posição confortável para tirar um cochilo na cadeira. Acredite, é possível transformar sua cadeira gamer em uma verdadeira cama.

  • Apoio para os pés

Nem todos os modelos o possuem. O apoio para os pés é ideal para os que gostam de esticar as pernas sem para isso terem de se levantar.

  • Confortabilidade

A grande maioria dos modelos é feito de espuma injetada ou materiais similares. Sempre priorizando seu conforto.

  • Durabilidade e consistência

Uma coisa que sempre me incomodou bastante é o fato das cadeiras comuns rangerem tanto. No silêncio da noite tal barulho parece capaz de acordar um prédio inteiro. Tal problema não é comum nas cadeiras gamers.

E qual é o melhor modelo de cadeira gamer?

Existem vários modelos diferentes de cadeiras gamers no mercado, e falar sobre o melhor deles é algo um tanto quanto pessoal. Pode ser que o que eu considere como melhor modelo não é o melhor para você. O modelo ideal de uma cadeira gamer é aquele que se ajuste perfeitamente ao seu corpo no momento em que você se senta.

Abaixo estão listados três modelos de cadeira gamer e suas respectivas funcionalidades e preços. Assim você será capaz de decidir qual é o ideal para você.

1 – As cadeiras gamer mais baratas entre as baratas

Se você for do tipo que prefere pagar o mínimo possível e mesmo assim ter a tão sonhada cadeira gamer, há algumas boas opções. Se o que você procura é uma cadeira para o seu filho, as cadeiras gamers kids são igualmente eficazes. Elas são até recomendáveis para crianças por serem feitas especificamente para elas, e são também as mais baratas do mercado.

Cadeira Gamer Kid 300x166 - Cadeira Gamer: O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!
Para você já começar a tratar da coluna do seu filho desde cedo

Agora, se você já nem lembra mais o que é ser uma criança, uma boa opção é comprar uma cadeira usada. Mas sempre certifique-se de que ela funcione corretamente antes de fechar negócio. O mercado livre é um excelente lugar para encontrar cadeiras gamers usadas e por preços acessíveis. Mas é claro, não espere encontrar todas as vantagens pagando tão pouco.

2 – O bom e velho “custo benefício”

Quando se fala em custo benefício a primeira coisa que nos vêm a cabeça é “pagar pouco por um produto bom”. Isso, é claro, depende do que para você se qualifica como um produto bom.

Dentre as diversas funções apresentadas acima que uma cadeira gamer pode lhe proporcionar, pare e pense. Você precisa mesmo de todas aquelas funções? Ou será que apenas algumas funções já lhe serão uteis? O ideal se tratando de custo benefício é você saber que tipo de produto quer comprar, quais benefícios são melhores para você, com isso em mente basta procurar pelo modelo que melhor lhe serve.

Uma boa pedida que pode se adequar a suas necessidades, e ao seu bolso, é a cadeira Gamer Best. Seu preço pode variar entre R$ 400,00 e R$ 500,00 dependendo de onde você a compra e de seu meio de pagamento.

Gamer Beast 300x289 - Cadeira Gamer: O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!
Ok, essa cor não a favorece muito, mas o que vale é o conteúdo

A cadeira Gamer Beast possui estofamento macio, que se ajusta ao seu corpo. Ela possui também apoio de cabeça e de braços, que inclusive podem ser ajustáveis. Para um orçamento apertado, esta talvez seja a melhor opção entre todas.

3 – Dinheiro não é problema, quero gastar e ter a melhor cadeira gamer

Você é adepto da opção três? Meus parabéns! Para você o que não irá faltar são opções de cadeira gamer no mercado. Todas elas oferecendo inúmeras funcionalidades e algumas até especificas para determinados tipos de jogos.

Uma boa opção é a já apresentada anteriormente, Modelo Orion Blue.

Imagem 11 300x300 - Cadeira Gamer: O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!
Aquela cadeira que te abraça e te diz que tudo vai ficar bem

Claro, se você quer realmente gastar, pode encontrar uma cadeira gamer de até R$ 3.000,00. Mas a Orion Blue da dt3 é um modelo extremamente completo, do tipo que várias vezes será mais pratico dormir ali mesmo do que se dar ao trabalho de levantar e ir para sua cama.

É importante sempre lembrar que cada modelo de cadeira gamer possui suas restrições quanto ao peso do usuário. É sempre bom ficar atento quanto a isso quando for procurar a cadeira que melhor atende a suas necessidades.

Mas as cadeiras gamer são muito caras

Com relação ao preço, nós precisamos retornar a pergunta lá do início desta matéria, quanto você pagaria pelo seu conforto?

Na hora de montar aquele PC gamer é comum o gamer gastar uma pequena fortuna com ele. Pesquisar em diversos sites, comunidades, fóruns, assistir a diversos reviews de youtubers e opiniões de especialistas, tudo isso para montar seu PC e começar sua jornada como um gamer. Mas, após escolhido o PC dos sonhos, a cadeira é quase um brinde adicional que ele recebe da loja.

Muitos gamers não percebem (ou não aceitam) que o valor gasto com uma cadeira gamer deve ser visto de igual importância ao valor gasto em seu PC. Que seu conforto e bem estar é até mais valioso que a velocidade de sua placa de vídeo.

Imagem 12 289x300 - Cadeira Gamer: O que é, como surgiu e tudo que você precisa saber!
PC Gamer pago em troca de um rim, e a cadeira roubada da mesa de jantar

O preço de uma cadeira gamer varia de acordo com seu modelo e com as vantagens apresentadas. Podendo variar entre R$ 299,00 (para modelos mais simples) até R$ 1.699,00 (para modelos mais completos). O preço irá depender exclusivamente do tipo de conforto que você está buscando, e até quanto você está disposto a pagar por ele. Sem contar que a maioria dos modelos possui uma garantia de 6 anos. Nem eu me garanto por tanto tempo assim.

Se você é do tipo que faz home office, este é um excelente investimento para você. Tendo em vista que o conforto gerado será enorme. Você logo sentirá a diferença no rendimento de seu trabalho e na diminuição das horas em que você se encontra dopado de remédios de dor.

Nossa opinião sobre as cadeiras gamer

Uma coisa é certa, a cadeira gamer te abraça desde o primeiro momento em que você a usa. É uma sensação tão boa que a impressão que dá é como se fosse alguém te abraçando e dizendo “Vem cá, eu te entendo!”. A sensação é semelhante a diferença quando você acorda depois de dormir naquele colchão duro e naquele colchão que parece ter sido feito sob medida para seu corpo.

Para um gamer casual, talvez esta não seja a melhor opção. Mas se você é do tipo que passa horas e vira noites jogando, sugiro que comece a reservar uma quantia para sua cadeira gamer. Sua coluna irá lhe agradecer no futuro.

E então, quanto você pagaria pelo seu conforto?

Ainda sobrou alguma dúvida relacionada a cadeira gamer? Fala para gente aí nos comentários e estaremos prontos para tirar qualquer dúvida sua.