Cadeira Gamer: Conheça a ciência por trás

Antes de podermos focar na ciência por trás de uma cadeira gamer é importante explicarmos a origem da cadeira gamer.

Como surgiu a cadeira gamer

A história da cadeira gamer tem origem nos jogos de corrida, tais como Need for Speed, FlatOut, Dirt, entre vários outros. A ideia original era de replicar o assento de um carro, de maneira que o gamer tivesse a experiência real de que estava realmente dirigindo um carro de corrida, é por esse motivo que quase todas as cadeiras gamer se assemelham a ao assento de um carro de corrida em seus menores detalhes tais como os lados do encosto que são ligeiramente curvados para dentro e até mesmo os tipos de recortes no encosto para ajudar a adicionar um visual esportivo.

Daytona 300x233 - Cadeira Gamer: Conheça a  ciência por trás
Aquela cadeira gamer raiz que todos nós já usamos ao menos uma vez na vida

Apesar de inicialmente ter sido criada exclusivamente para jogos de corrida, com o passar dos tempos as cadeiras gamers foram sendo adaptadas para auxiliar em outros tipos de jogos, apresentando as mais diversas funcionalidades para tal, mas tendo sempre como principal função reduzir o cansaço e o estresse dos gamers (ou de qualquer pessoa que a use) para que eles possam focar sua total atenção no que estão fazendo. A cadeira gamer prioriza mais do que tudo a ergonomia.

A ergonomia da cadeira gamer

A ergonomia foi inicialmente desenvolvida visando a melhoria de qualidade para o funcionário de maneira que ele possa produzir mais.

A ergonomia se baseia em uma análise profunda do ambiente de trabalho. Ela visa identificar todos os desgastes sofridos e os esforços feito pelo profissional. A ergonomia tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida e da atividade realizada pelo trabalhador. Um funcionário descansado e sem dores consegue render muito mais.

Ergonomia carregando caixas 300x102 - Cadeira Gamer: Conheça a  ciência por trás
Até mesmo a maneira correta de se levantar uma caixa faz parte do estudo da ergonomia

A ergonomia deve ser estudada individualmente para cada atividade especifica. Tendo em vista que o esforço gasto para a execução de duas atividades distintas é sempre diferente. Atualmente a ergonomia é vista como uma exigência legal. A Norma Regulamentadora 17 foi criada justamente para assegurar a ergonomia em postos de trabalho. Tudo isto devido ao aumento de casos de doenças em decorrência de determinados trabalhos.

É um erro julgar que a ergonomia deve ser desenvolvida apenas para profissões em que foquem no carregamento de pesos. Pois, muitas vezes o funcionário de escritório é excluído totalmente desta lista. Existe um certo pré conceito em dizer que trabalhar sentado não demanda nenhum tipo de esforço do trabalhador, já que ele estaria “descansando” (por estar sentado) e trabalhando ao mesmo tempo. Mas quem trabalha sentado sabe que não é bem assim que funciona. É óbvio que trabalhar em um escritório não ocasiona o mesmo tipo de lesão gerada por trabalhar descarregando um caminhão. Entretanto, em ambos os casos, se não forem tomadas as devidas precauções, o trabalhador pode sofrer e muito com lesões.

Problemas por trabalhar em escrit%C3%B3rio 300x268 - Cadeira Gamer: Conheça a  ciência por trás
Trabalhar sentado o dia todo também pode lhe trazer diversos problemas de saúde
O trabalhador de escritório

O ambiente de trabalho para um trabalhador de escritório deve ser desenvolvido e planejado de acordo com suas necessidades. Sempre visando diminuir sua carga de estresse e fazendo com que ele consiga focar apenas no que importa, em seu trabalho. Tais problemas são os mais comuns para quem depende de um computador para trabalhar:

  • Utilizar o teclado em uma altura muito elevada = Dor na cervical

O ideal é que seus cotovelos fiquem apoiados a pouco mais de 90º, de maneira que seus ombros fiquem relaxados.

  • Utilizar o computador enquanto está deitado, seja na cama ou no sofá = Dor na cervical, escápulas e lombar

O ideia é que o topo da tela fiquei no nível de seus olhos, e que a distância entre você e o computador seja de cerca de um braço.

  • Sentar de qualquer jeito na cadeira = Dor na lombar e região torácica

Caso seja necessário ficar sentado durante muito tempo, mantenha sempre a mesa na altura de seus cotovelos e suas pernas mais elevadas que seu quadril. Mantenha também sempre os pés no chão ou em algum tipo de apoio.

Conseguiu se identificar com algum dos problemas da lista acima? É, eu também.

Ergonomia no escritorio 300x240 - Cadeira Gamer: Conheça a  ciência por trás
A ergonomia sendo utilizada para facilitar a vida de quem trabalha em escritório

Esse tipo de situação é bastante comum hoje em dia, tendo em vista que a grande maioria das pessoas fica boa parte de seu dia sentados em uma carteira desconfortável na escola/faculdade e depois vão para o trabalho e ficam sentados em cadeiras de escritório que não fornecem todo o conforto necessário, e quando chegam em casa ficam sentados por mais algumas horas na frente do computador. Não há coluna, ou humor, que aguente.

É visando tudo isso que as cadeiras gamers entraram no mercado, afim de resolver cada um dos problemas relacionados a má postura. Para que, eventualmente, você consiga relaxar na frente de seu jogo, sendo que sua única hora de dor será pela derrota sofrida, e não pela coluna doendo.

O Raio X da cadeira gamer

A cadeira gamer é desenvolvida de modo que cada uma de suas funcionalidades vise resolver cada um dos problemas ocasionados pela má postura e pelo esforço repetitivo de quem trabalha sentado por horas. As funcionalidades padrões que estão presentes na maioria das cadeiras gamers do mercado são:

  • Apoio lombar nas costas com ajuste de altura;
  • Apoio para a cabeça;
  • Apoio para os braços (em alguns modelos este apoio é ajustável enquanto em outros não);
  • Altura regulável;
  • Revestimento de espuma;
  • Encosto reclinável e função balanço;
  • Estrutura sólida e estável.
A estrutura

Os melhores modelos de uma cadeira gamer atualmente são feitos com uma estrutura de aço sólido, de maneira a garantir resistência e durabilidade para a cadeira gamer.

Cadeira Gamer Raio X 300x199 - Cadeira Gamer: Conheça a  ciência por trás
Raio-X de uma cadeira gamer
O tecido

A espuma injetada na cadeira gamer garante durabilidade, ergonomia e conforto para seu usuário. É muito mais relaxante se ver apoiado em uma estrutura confortável como uma cadeira gamer, na qual a espuma e todos seus apoios são para este objetivo, do que aquela velha cadeira de madeira/metal que definitivamente não foi projetada pensando nisso.

Improvisando uma cadeira gamer 300x229 - Cadeira Gamer: Conheça a  ciência por trás
A “cadeira gamer” que muitos estão acostumados a usar
A altura

A cadeira gamer também possui a regulagem hidráulica de altura e inclinação, para que você a adapte para melhor lhe servir conforme sua altura.

Cadeira Gamer regulagem hidr%C3%A1ulica 300x225 - Cadeira Gamer: Conheça a  ciência por trás
Regulagem hidráulica de uma cadeira gamer
A inclinação

Com a cadeira gamer possuindo uma inclinação de até 180º é até mesmo possível improvisar uma cama e dormir ali mesmo enquanto você espera aquele atualização do jogo terminar de baixar.

Dormindo na cadeira gamer 300x169 - Cadeira Gamer: Conheça a  ciência por trás
Enquanto espera aquele download finalizar
A base

A base da cadeira gamer é composta de 5 pés e é feita de alumínio. A largura das rodinhas pode variar de acordo com o modelo, mas geralmente todas seguem o padrão de 75 mm.

Cadeira Gamer base 300x238 - Cadeira Gamer: Conheça a  ciência por trás
Base de alumínio de uma cadeira gamer
A cadeira gamer

As medidas provenientes de uma cadeira gamer depende bastante de quem a está comprando. Portanto, cada modelo possui restrições quanto ao peso suportado e as dimensões apresentadas, a cadeira gamer feita para uma pessoa magra não irá servir para uma pessoa acima do peso, é sempre importante ficar atento as especificações do fabricante/vendedor quando for adquirir sua cadeira gamer para que não acabe pagando por aquilo que não o serve.

E você, tem alguma cadeira gamer? Como ela é? Ela te atende bem? Conta pra gente aqui nos comentários