Após termos apresentado como montar seu PC Gamer, está na hora de mostrarmos como atualizar seu PC Gamer. Porque não basta apenas montar seu PC Gamer e pronto, não. É necessário saber exatamente a hora de atualizar seu PC Gamer.

Atualizando o windows 1024x576 - O guia completo de como atualizar seu PC Gamer

Mas, como saber qual é a hora certa de atualizar seu PC Gamer? E uma melhor pergunta seria: Como saber quais partes devem ser atualizadas? Parece complicado não é mesmo? Mas é exatamente para isso que estamos aqui!

No artigo abaixo você irá responder a todas estas dúvidas acima. Se você é do tipo que prefere um vídeo sobre o assunto (e que esteja com o inglês bem calibrado), basta conferir o vídeo abaixo. Mas se preferir a leitura, é só continuar com a gente.

Atualizando a placa gráfica

Placa Grafica - O guia completo de como atualizar seu PC Gamer

Placa gráfica, placa de vídeo, GPU. É a parte do PC mais responsável por ajudar a proporcionar uma excelente experiência de games aos olhos. Ao atualizar seu PC Gamer, provavelmente essa será a sua primeira atualização.

Então, quando você deve atualizá-la? Se você perguntar para qualquer um na Nvidia ou na AMD a resposta com certeza será: “Agora mesmo!”, mas não caia nessa. Ter uma ótima experiência de jogo é uma coisa muito subjetiva. Algumas pessoas estão bastante satisfeitas com as configurações gráficas mais altas a 30FPS, enquanto outras têm que ter os seus jogos a 60FPS.

A regra de ouro é: quando você não consegue atingir um equilíbrio aceitável entre a fidelidade visual e a taxa de quadros, essa é a hora ideal para uma atualização. Se você mexer e mexer com configurações gráficas no jogo e mesmo assim não conseguir ultrapassar 30FPS, é chegada a hora.

E quando a hora chega, há dois caminhos que você pode seguir. Várias GPUs ou um único cartão novo.

Várias GPUs

Várias GPUs - O guia completo de como atualizar seu PC Gamer

Apesar de apresentar um menor desempenho do que um cartão mais novo, é a opção mais barata. Para uma configuração multi-GPU, você precisa combinar um segundo cartão com o atual. Eles não precisam ser do mesmo fabricante, mas devem ter o mesmo GPU real dentro e a mesma quantidade de memória, para serem totalmente compatíveis. E, caso você não saiba qual sua GPU, sem problemas. O programa GPU-Z lhe dará todas as informações que você precisa saber.

Mas tenha cuidado, nem todas as placas-mãe são capazes de suportar múltiplas placas gráficas. Mesmo que tenham slots PCIe extras, elas podem não ter a licença para suportar a tecnologia SLI da Nvidia. Já com a AMD isso não é problema, pois todas as placas com vários slots gráficos PCIe são compatíveis com CrossFire. Você também precisará garantir que sua fonte de alimentação possa suportar outra placa gráfica. Isso significa outros 100 a 300 watts de espaço de energia e os cabos de alimentação para suportar outro cartão.

Devido a tantas complicações o barato pode sair caro. É por isso que é melhor atualizar para um único cartão novo.

Um único cartão novo

um único cartão novo - O guia completo de como atualizar seu PC Gamer

Apesar de ser uma opção mais cara, há menos problemas a serem levados em consideração. Caso você tenha uma placa-mãe a partir de 2011 ou mais recente, provavelmente você já tem um slot PCI Express 3.0 em sua placa, que é o que as placas gráficas mais recentes são baseadas. Mesmo se você tiver uma placa-mãe mais antiga com apenas conexões PCIe 2.0, uma nova placa funcionará. A PCIe é compatível com versões anteriores.

O lado físico do seu novo cartão também é uma consideração. Largura raramente é um problema, já que a maioria das placas é dual-slot, mas existem algumas placas triple-slot se você estiver olhando para cartões com overclock high-end com coolers de terceiros ligados a eles. Comprimento é o problema real pois, dependendo do tamanho do seu case, um novo cartão pode não caber. Vale a pena dar uma rápida olhada online nas dimensões da placa que você está buscando para a sua atualização e compará-la à sua GPU atual e ao espaço disponível no seu PC.

As novas placas gráficas normalmente suportam recursos que os mais antigos não possuem. Os cartões mais recentes da Nvidia suportam seu software de gravação ShadowPlay. Alguns tipos de gráficos e efeitos de iluminação e pós-processamento não funcionam em cartões mais antigos.

Atualizando a CPU e a placa-mãe

placa mãe - O guia completo de como atualizar seu PC Gamer

Ao atualizar seu PC Gamer estas são peças fundamentais, mas como saber quando é a hora de atualizá-las? As chances são de que, se a sua CPU não é o problema, sua placa-mãe também não será. Se o seu processador precisar de atualização, existe uma grande possibilidade de você precisar substituir a placa-mãe também. Caso sua CPU não seja muito antiga, então ela provavelmente não irá precisar de atualização.

Identifique o soquete da sua placa-mãe

Uma CPU só funciona com certas placas-mãe. Isso pode tornar a atualização complicada, já que uma determinada placa-mãe será compatível com uma variedade de processadores diferentes. O indicador principal é o soquete da CPU que seu processador atual usa. Isso irá guiá-lo sobre quais processadores você pode colocar em sua placa-mãe existente. Mas como saber qual soquete sua CPU atual está usando?

Você pode descobrir isso utilizando o CPU-Z. Anote bem qual o soquete requerido, processadores que se encaixam em um soquete podem se encaixar fisicamente em outro, mas certamente não funcionarão. Uma vez seguro de qual soquete da placa-mãe você deve preencher, basta escolher sua CPU de acordo com o soquete. Para te ajudar a utilizar o CPU-Z, basta conferir ao vídeo abaixo.

Substituindo a placa-mãe

A placa-mãe é a mais difícil de todas as atualizações, já que todas as outras partes do PC se conectam a ela. Isso sem contar que você terá de desembolsar uma grande quantia para tal.

Geralmente vale a pena trocar sua placa-mãe quando ela é bem antiga ou quando você planeja atualizar seu PC Gamer de maneira geral. E, é claro, ao menor sinal de algum defeito proveniente da placa-mãe significa que é chegada sua hora.

Substituindo a CPU

Se você realmente for trocar sua placa-mãe, então a CPU terá de acompanhá-la. Se você está mudando para uma plataforma de placa-mãe totalmente nova, pode ser hora de pensar em simplesmente pegar todo um novo sistema.

Mas calma, nem tudo estará perdido. Haverá partes do sistema existente que você pode migrar, como GPU, disco rígido e SO, economizando um pouco de dinheiro em um novo equipamento.

Atualizando a Memória

Ao atualizar seu PC Gamer, adicionar mais memória é o passo mais fácil e acessível. Você pode fazê-lo em praticamente qualquer máquina e não requer muito conhecimento tecnológico.

Memória RAM - O guia completo de como atualizar seu PC Gamer

Uma atualização de RAM oferece um aumento instantâneo de desempenho para quase todos os PCs que estão em execução lenta. Ou seja, para tarefas famintas por recursos, como edição de vídeo ou jogos, quanto mais memória RAM você tiver, melhor.

De quanta RAM você realmente precisa?

Podemos dizer que o mínimo para um PC Gamer são 4GB. Então, se você está abaixo disso, aconselhamos a aumentar até atingir ao mínimo.

Se você já tem 4GB de memória DDR3, provavelmente são dias felizes para você. As atualizações de memória são as mais simples e geralmente mais baratas das atualizações que você pode realizar no seu PC Gamer. Com 8 GB, você ficará bem em termos de memória do sistema por um longo tempo ainda.

A maioria dos jogos atuais pede 4 GB como requisito mínimo de sistema, mas estamos vendo jogos como Call of Duty: Advanced Warfare e o Dead Rising 3 aparecem com 6 GB como mínimo.

Há também o fato de que com 4GB você pode estar ficando um pouco sobrecarregado nas áreas de jogo de mundo aberto e sem emendas de hoje. Se você está percebendo problemas de taxa de quadros intermitentes em jogos de mundo aberto, pode ser que sua memória precise de alguma atenção.

Unidades de Armazenamento

Há duas razões para atualizar seu disco rígido: você está ficando sem espaço ou deseja um desempenho mais rápido.

Se você fez tudo o que pode para liberar seu armazenamento em disco rígido e ainda assim ficou sem espaço, será necessário trocá-lo por um maior. Não apenas um disco rígido completo torna impossível salvar novos dados, mas também pode afetar o desempenho. No mínimo, tente manter 10 GB de espaço livre para o sistema operacional usar.

Os SSD

ssd 1024x576 - O guia completo de como atualizar seu PC Gamer

Não há muitos jogos que necessariamente terão um desempenho melhor se você atualizar para um SSD, mas os tempos de carregamento serão muito menores e a experiência geral de usar seu PC definitivamente melhorará. Em alguns casos, de forma bastante dramática. E há alguns jogos que simplesmente funcionam melhor em um SSD. World of Warcraft, por exemplo, roda melhor com um SSD.

Quanto de SSD você precisa?

O tamanho SSD que você compra depende inteiramente do dinheiro pronto que você tem à sua disposição. Os SSDs são muito menores que os discos rígidos e muito mais caros. É uma grande diferença de preço, mas vale a pena.

Para ter um SSD utilizável com espaço suficiente para o seu sistema operacional e um número decente de seus jogos, você precisa estar olhando para uma unidade de 250 / 256GB, no mínimo. Caso contrário, você vai se encontrar constantemente gerenciando quais jogos e aplicativos estão alojados em seu SSD. E acredite, fazer esse tipo de controle é terrível.

Limpando a gordura

Esse passo pode ser chatinho, mas acredite, pode fazer bastante diferença. Talvez você não possa ou não queira adquirir um novo SSD ou HDD, mas mesmo assim possui problemas com seu armazenamento, então o que fazer? Uma faxina geral!

Exclua arquivos antigos e inúteis que possam estar ocupando grande parte de seu sistema. O WinDirStat é um programa fácil de usar e que pode te ajudar a encontrar onde seu sistema está com aquela gordurinha extra a ser eliminada. Acredite, eu consegui liberar bastante espaço em meu sistema com este programa.

WinDirStat - O guia completo de como atualizar seu PC Gamer
Ele te avisa exatamente onde seu sistema está sobrecarregado

Upgrade de softwares

Ao atualizar seu PC Gamer, a maioria dos usuários simplesmente desconsidera este item. A atualização de softwares pode ajudar ou atrapalhar seu desempenho, por isso é bom ficar atento.

atualizando softwares - O guia completo de como atualizar seu PC Gamer

É provável que os programas no seu PC estejam configurados para serem atualizados automaticamente. Caso contrário, você provavelmente clicará no botão Atualizar assim que for alertado sobre o lançamento de novas versões do programa.

Na maioria dos casos, essa é a coisa certa a fazer. Mas não sempre. Para muitos softwares, o número da versão é mostrado na forma de Major.Minor.Revision . Portanto, se uma atualização for 0.0.1, é provável que sejam correções de bugs. Se for 0.1.0, provavelmente inclui otimizações e pequenos recursos novos. Atualizações secundárias e de revisão devem ser instaladas imediatamente.

Mas atualizações importantes, como uma mudança no número da versão completa, são uma questão diferente. É quase certo que novas versões de programas usarão mais recursos do que versões antigas, então se o hardware do seu PC já estiver sendo esticado ao máximo, você deve lidar com isso primeiro.

O mesmo vale para atualizações do sistema operacional. As atualizações incrementais regulares são essenciais por motivos de desempenho e segurança, mas versões totalmente novas não são. Eles quase certamente terão bugs e podem ficar lentos no seu sistema.

Terminando de atualizar seu PC Gamer

Com o artigo acima você pôde ter uma ideia geral de como atualizar seu PC Gamer. Nós focamos nas principais etapas para isto, mas há outros componentes que você deve ficar atento, tais quais periféricos, monitor, sistema de refrigeração, etc. Por isso é sempre bom ficar atento ao que de novo o mercado vem apresentando, se mantenha sempre atualizado.

E quanto a você, ainda tem dúvidas de como atualizar seu PC Gamer? Caso tenha, é só perguntar pra gente aí embaixo nos comentários, estamos prontos para te atender!