As vantagens de ser um gamer

Se você é um gamer de verdade já deve ter ouvido alguém falar que os games fazem mal. Que prejudicam as crianças, influenciam à violência e tudo o mais. Você com certeza também sabe o quanto isso não é verdade.

A realidade é outra, em diversos setores os gamers acabam se sobressaindo às pessoas que não possuem o costume de jogar videogames. E isso não sou eu, um gamer de carteirinha, quem está falando, atualmente existem diversos estudos que comprovem isto. E esse é exatamente o intuito deste artigo

Abaixo nós iremos apresentar todos os estudos que comprovam o porque de jogar vídeo game regularmente ser uma boa ideia. Essa é a hora perfeita de você esfregar esse artigo naquele parente que só sabe te criticar.

Jogar videogame te deixa mais inteligente

Jogar videogame te deixa mais inteligente 300x169 - As vantagens de ser um gamer

Mas não aconselhamos tentar isso logo antes de uma prova.

Um estudo do instituto Max Planck de Desenvolvimento Humano e da Universidade Médica St. Hedwig-Krankenhaus, em Berlim, na Alemanha, comprovou que jogar torna as pessoas mais inteligentes.

Foi descoberto pelos cientistas que o o hábito de jogar videogames desenvolve o córtex pré-frontal direito. Essa é a parte do cérebro responsável pela formação da memória, planejamento estratégico, controle motor e noção de espaço.

Mas não entenda mal, nós não estamos falando que você pode largar os estudos e pronto, não é isso. Pense nisso como um complemento ao seu estudo. Separar uma hora diária para jogar vai te ajudar bastante com isso.

Agilidade no raciocínio

Agilidade no raciocínio 300x298 - As vantagens de ser um gamer

Sabe aquela mania de culpar os FPSs por tudo? A história não é bem assim. Um estudo feito na Holanda pelo departamento de psicologia da Leiden University, apontou que as respostas, decisões e reflexos de quem tem o hábito de jogar foram aprimorados pelos games.

Os gamers de FPSs tomam decisões 25% mais rápidas em tarefas não relacionadas a videogame sem perder a precisão. Além de não fazer dos gamers pessoas violentas (todos nós já sabíamos disso), esses tipos de jogo ainda podem ser úteis para quem trabalha em ambientes de ritmo intenso.

Jogos de estratégia também ajudam a mudar nossa forma de pensar ao ponto de aprendermos a tomar decisões mais sábias e éticas. Eu sou um grande amante do clássico Age of Mythology, e para quem o conhece sabe que a estratégia e tomada rápida de decisões é fundamental.

Aumentam a sua criatividade

Aumentam a sua criatividade 300x120 - As vantagens de ser um gamer

Segundo uma pesquisa da Michigan State University, nos Estados Unidos, as crianças que jogam videogames se tornam mais criativas. E sinceramente se pensarmos um pouco isso não é nenhum mistério.

O jogo minecraft é um dos grandes responsáveis por isto. Mesmo que não seja o game preferido de todos, a maioria de nós já o jogou uma vez na vida. Para crianças é um bom jogo, pois as ajudam a desenvolver sua criatividade. Não apenas minecraft, atualmente há diversos games educativos focado no público infantil.

Menor agressividade em meninas que jogam com os pais

Menor agressividade em meninas que jogam com os pais 300x200 - As vantagens de ser um gamer

Esse item pode parecer suspeito por ser específico demais, mas acredite, é verdade. Um estudo divulgado em 2011 feito pela Brigham Young University, nos Estados Unidos constatou que meninas adolescentes que jogam junto com seus pais possuem um comportamento menos agressivo, saúde mental superior e ligações mais fortes com a família.

A pesquisa foi feita com quase 300 famílias com meninas de 11 a 16 anos. As que jogavam junto com seus pais tiveram resultados 20% melhores. E é claro que a mesma pesquisa foi realizada com garotos também, entretanto, os meninos pesquisados não tiveram alteração no comportamento enquanto jogavam ao lado dos pais.

Videogames também são bons para idosos

Videogames também são bons para idosos 300x199 - As vantagens de ser um gamer

Em um game de nome NeuroRacer, que consiste em manter um carro na estrada e apertar os sinais corretos no controle, conseguiu melhorar a memória de curto prazo e o foco em idosos. O game foi desenvolvido na Universidade de São Francisco, na Califórnia, por Adam Gazzaley, da Akili Interactive Labs.

Os participantes do estudo, adultos na faixa dos 60-85 anos, foram instruídos a prestar atenção em um determinado tipo de sinal e ignorar os outros, apertando um botão sempre que vissem o sinal indicado. Ou seja, consistia em uma atividade multitarefa, além de prestar atenção na estrada, eles precisavam ficar atentos a um tipo de sinal e indicar que o viram.

Seis meses após jogar o game, os participantes estavam melhores em multitarefas, guardavam mais informações em um curto período de tempo e tinham um foco maior.

Melhora sua interação com outras pessoas

Melhora sua interação com outras pessoas 300x225 - As vantagens de ser um gamer

Esse item não é nenhuma novidade, e segue totalmente na contramão dos que pensam que os gamers são reclusos.

Atualmente para interagir com outras pessoas não é mais necessário um encontro “cara a cara”. Com a evolução da tecnologia você pode fazer amizade com pessoas do mundo todo, e quem é gamer sabe exatamente do que estou falando. Conhecer aquele aquele amigo do outro lado do país, que você nunca teria sonhado em conhecer, e construir uma amizade com ele maior do que com quem mora ao seu lado. No mundo dos games amizades assim são comuns, e a distância para quem se comunica todos os dias, e joga junto todos os dias, não significa nada.

Mas os games não ajudam apenas a interagir com pessoas do outro lado do mundo. Uma família por exemplo que jogue junto tem seus laços afetivos melhorados. Isso aumenta a cumplicidade e a parceria. Por isso é importante que os pais estimulem os filhos a jogos que utilizem dois controles ao invés de um.

Visão melhorada

Visão melhorada 300x191 - As vantagens de ser um gamer

Sim, é isso mesmo, principalmente se você é fã dos jogos em primeira pessoa.

Um estudo feito por Daphne Bavelier da Universidade de Rochester, mostrou que os videogames melhoram a visão. Eles fazem com que os jogadores se tornem mais sensíveis a diferentes tons de cores, conhecido como sensibilidade ao contraste. E os jogos em primeira pessoa são 58% mais eficazes em identificar pequenas diferenças em contrastes.

É bom para o casal

casal jogando video game 300x145 - As vantagens de ser um gamer

Se não é o seu caso só pula esse item e segura a bad

Segundo uma pesquisa da Kelton Research, jogar videogame com o(a) parceiro(a) é a chave para um bom relacionamento. Isso porque promove uma aproximação, ajudando a refinar a capacidade de resolver problemas juntos e, o mais importante, se divertir e dar risada um com do outro.

Entretanto, quando a competição entra em jogo, a história muda. Enquanto 44% dos homens declaram que deixam sua parceira ganhar, as mulheres tendem a jogar mais agressivamente que os homens. Aproximadamente 80% delas dizem que jogam para vencer.

Uma maior resistência a dor

Uma maior resistência a dor 300x179 - As vantagens de ser um gamer

Mas calma, não precisa por isto à prova.

A American Pain Society realizou um estudo com crianças e adultos em 2010. A conclusão foi de que os voluntários da pesquisa que foram colocados para jogar Call of Duty tornaram-se mais tolerantes à dor quando comparados com voluntários que jogaram um game de Golfe.

Ao término da partida, os voluntários colocavam as mãos em uma bacia de água gelada. Quem jogou o FPS suportou o frio por 65% mais tempo.

Uma maior sensibilidade emocional

Uma maior sensibilidade emocional 300x190 - As vantagens de ser um gamer

Não adianta mais bancar o durão.

Seguindo na contramão do pensamento das mães do Brasil, os games violentos ao invés de inspirar esse comportamento nos gamers, na verdade os torna mais sensíveis aos sentimentos e dores alheias.

Isso porque agir de forma imoral dentro dos jogos tende a estimular um comportamento positivo na vida real, denominado pró-social. Os gamers possuem maior probabilidade de cumprir as regras que costumam violar dentro dos jogos. Isso porque a pessoa acaba sendo mais tocada por sentimentos de culpa.

Mas então é só alegria?

Calma, não é bem assim.

Assim como tudo nesta vida, os games também possuem suas desvantagens, não vale por exemplo trocar sua saúde física (e mental) por mais horas de jogo. É importante que haja em certo equilíbrio. E nem é preciso dizer que a faixa etária é algo que DEVE ser respeitada, por tanto é bom que os pais fiquem de olho nisso.

Mas em suma, não há nada demais um jogar algum game com os amigos, pelo contrário, você só tem a ganhar com isso.

Gostou do artigo? Então essa é a hora de você compartilhar ele para que o mundo passe a te entender quando você diz que videogames fazem bem!