Mouse Gamer Trust GXT 101 – Review/Análise

Para você que se considera um gamer antenado no mercado de periféricos, talvez já tenha ouvido falar da Trust Gaming.

Trust Gaming - Mouse Gamer Trust GXT 101 - Review/Análise

A Trust é a marca acessível para acessórios do estilo de vida digital. É uma empresa global, com vendas locais para corresponder às suas necessidades e expectativas, ao mesmo tempo que proporciona um suporte técnico notável. Ela é especializada em produtos digitais, possuindo toda uma ramificação voltada aos periféricos gamer.

Entre os diversos periféricos disponíveis, nós testamos e já realizamos o nosso review do Headset Gamer GXT 322W, e agora testamos o Mouse Gamer GXT 101. Nós temos muito a falar sobre este mouse. Será que ele é o mouse ideal para você? Venha conferir!

Especificações

GXT 101 Especificações 300x234 - Mouse Gamer Trust GXT 101 - Review/Análise

É confortável?

Antes de mais nada é importante ter em mente que a definição de “confortável” é subjetiva. Um mouse que é confortável para mim não necessariamente é para você. Assim sendo, como então é possível definir um mouse como confortável?

Para tal há alguns fatores que podemos definir antes de mais nada, como por exemplo o tipo de pegada. Sendo um gamer você provavelmente já está familiarizado com este termo, que nada mais é do que a maneira que você segura seu mouse. Sendo assim é bom você ter em mente qual sua pegada antes de adquirir um mouse, mas não para o GXT 101. Algo que nós realmente gostamos neste modelo é o fato dele servir para todos os tipos de pegada, e isso é ótimo em um mouse gamer.

O design dele também é algo a se chamar a atenção à este aspecto. Que se trata de um mouse bonito disso não temos dúvidas, e o design dele é quase perfeito. O design dele é confortável para quase todos os dedos, entretanto, o dedo anelar fica apoiado sobre o mindinho, alguns modelos possuem um apoio para o dedo anelar e isso é algo que sentimos falta. Entretanto, apesar de incomodar um pouco, não é algo que atrapalhe durante uma partida, e com o tempo você acaba se acostumando a isso.

GXT 101 Pegada 300x225 - Mouse Gamer Trust GXT 101 - Review/Análise

E algo que também deve ser levado em consideração é a sua mão atuante. Você é destro? O GXT 101 serve para você. Você é canhoto? Este não é o seu mouse.

Construção e design

O GXT 101 é a opção de mouse gamer barato apresentado pela Trust gaming. Este modelo é disponibilizado pela Trust em diversas cores, e a que nos foi enviado é na coloração preta.

Ele possui sua estrutura feito de plástico ABS, que proporciona ao mouse uma construção sólida e robusta, livre de pontos inconsistentes e rangidos. Ele é construído de plástico liso em toda sua estrutura, apresentando um iluminação led traseira com o logo da Trust Gaming que alterna suas cores de maneira sequencial e não programável. A parte traseira do mouse, de apoio para a polpa da mão, é um pouco mais aderente, mas mesmo assim bastante lisa.

GXT 101 Sobre a caixa 169x300 - Mouse Gamer Trust GXT 101 - Review/Análise

Se você é do tipo que sofre com o suor nas mãos, terá um pouco de dificuldades. Isso pois o material feito na construção do mouse é bastante liso, o que faz com que sua mão acabe escorregando frequentemente. Se você começar transpirar pelas mãos então, pior ainda, terá de sempre reajustar sua pegada para o mouse não escapar.

Na parte superior do mouse, além dos dois botões principais e o scroll, encontramos também o botão para troca de DPI. Não há neste modelo algo que indique em qual DPI você se encontra, sendo assim é bom ficar atento. O scroll é feito de metal e coberto com uma superfície de borracha, com uma textura intercalada de pequenos retângulos.

GXT 101 Design 300x169 - Mouse Gamer Trust GXT 101 - Review/Análise

Na lateral esquerda encontramos seu dois botões laterais que podem ser acionados pelo dedão, eles possuem a função de avançar e retornar uma página. Mas o que mais chama atenção às laterais é a falta de um grip de borracha. As lateais são tão escorregadias quanto o restante do mouse em si, te obrigando a agarrar firme.

A parte de baixo do mouse apresenta a mesma qualidade da de cima, e uma textura totalmente lisa. Ele apresenta também quatro pézinhos de teflon, ou seja, são ótimos para um bom deslizamento pelo mousepad.

GXT 101 Traseira 300x169 - Mouse Gamer Trust GXT 101 - Review/Análise

Seu cabo, de comprimento de 1,8 m, é bastante resistente, trançado e não maleável, o que acaba atrapalhando um pouco. Mas nada que um mouse bungee não resolva. O conector é padrão 2.0 e não é banhado a ouro. Entretanto, não podemos deixar de achar que o conector USB poderia ser um pouco mais discreto. Por ser muito grande é meio que um contrataste ao belo design do mouse.

GXT 101 Conector USB 300x169 - Mouse Gamer Trust GXT 101 - Review/Análise

Rattle

Rattle é basicamente este barulho emitido pelo scroll quando o mouse é balançado, como se algo estivesse meio solto nele (e realmente está).

O GXT 101 apresenta uma quantidade mínima de rattle, nada que vá te incomodar, mas se você o balançar poderá ouvir o som emitido pelo scroll.

Desempenho

Nós realizamos alguns testes para testar o desempenho deste mouse. São testes simples e que qualquer pessoa pode realizar.

Paint

No Paint nós realizamos um teste para verificar se o sensor do mouse sofre com alguma distorção, deixando suas linhas tremidas. Também verificamos se ele possui algum sistema que tenta simular linhas retas perfeitas, algo não muito bom em jogos de precisão, tendo em vista que os movimentos humanos não são perfeitos.

bd104d8b1265143ee915e518e6281c84 - Mouse Gamer Trust GXT 101 - Review/Análise

O sensor se comporta muito bem em todas as faixas, sem as tremidas. É óbvio que um sensor vai perdendo a precisão quanto maior o DPI, mas não é o caso deste mouse, já que seu DPI máximo não é tão elevado assim. Entretanto é notável que ele tenta sim simular linhas retas perfeitas quanto menor o DPI. Assim sendo o 4800, apesar de relativamente baixo, é o mais indicado neste mouse para jogos de precisão.

Enotus Mouse Teste

Com o Enotus nós testamos a frequência de responsividade do mouse. Nele nós averiguamos a resolução, velocidade, precisão e suavidade do GXT 101.

GXT 101 Enotus testejpg 300x205 - Mouse Gamer Trust GXT 101 - Review/Análise

Como é possível observar, de acordo com testes realizados pelo Enotumos temos a resolução, precisão e suavidade excelentes e a velocidade ruim. Bons resultados de velocidade devem apresentar no mínimo a 2 m/s em max speed, este modelo apresenta 0,29 m/s.

Mouse Tester

Com o Mouse Tester nos realizamos testes de consistência do sensor e de aceleração. Isso para sabermos se o mouse possui algum tipo de alteração em seu rastreio em relação à velocidade que o movemos.

Consistência

Neste teste verificamos se o sensor possui algum tipo de alteração em seu rastreio. As linhas são o trajeto percorrido pelo mouse em relação ao tempo e as bolinhas são os registros do mouse sobre sua posição. Sendo assim, quanto mais próximas da linha, mais preciso é o sensor.

GXT 101 Consistência 300x160 - Mouse Gamer Trust GXT 101 - Review/Análise

É fácil de interpretar tais resultados. O mouse não faz um leitura muito precisa e consistente.

Aceleração

O teste de aceleração serve para conferirmos se ele possui algum tipo de alteração em relação a velocidade que é movimentado. Taxas altas podem atrapalhar seu desempenho em jogos que exigem precisão, como FPSs, por exemplo.

GXT 101 Aceleração 300x160 - Mouse Gamer Trust GXT 101 - Review/Análise

Caso o resultado da ida seja idêntico ao da volta, o mouse não sofre distorções. Podemos observar que não é o caso do GXT 101. A aceleração deste mouse sofre falhas, o que pode te atrapalhar um pouco em jogos de FPS, onde a precisão e aceleração é tudo.

Vale a pena?

Pelo conjunto da obra o GXT 101 é um mouse que serve de gancho, até que você consiga investir em um modelo melhor. Nós aprovamos o belo design criado pela Trust Gaming, e você pode usá-lo perfeitamente bem em funções cotidianas, mas para jogar a sério não é o mais recomendado.

O material do mouse, apesar de sentirmos falta de alguns aspectos é muito bom e confortável, tirando o fato de ser escorregadio. O fato de ser feito para todas as pegadas é um belo diferencial. E não vamos esquecer da mudança de DPI, que também acrescenta valor para o mouse. Em suma, tendo em conta a faixa de preço deste modelo (R$ 57,90), podemos dizer que ele é um bom mouse.

GXT 101 Com a coleção 300x169 - Mouse Gamer Trust GXT 101 - Review/Análise
Ele combina perfeitamente com sua coleção

Usamos o mouse e a qualidade oferecida por um valor tão baixo é satisfátoria. Ou seja, se você está procurando por um bom mouse gamer barato, este é o modelo certo para você.

button ver o preco atualizado 300x40 - Mouse Gamer Trust GXT 101 - Review/Análise