Se você está na luta para montar seu PC Gamer, definitivamente deve ficar de olho neste gabinete.

O TG4 é o gabinete gamer da Sharkoon. A primeira coisa que você deve saber sobre a Sharkoon é sua exclusividade. Atualmente, o único lugar que você conseguirá comprar um periférico da Sharkoon no Brasil é pela KaBuM! Ou seja, você provavelmente será o único de seus amigos a ter um periférico como este!

Nos já falamos em outro artigo sobre o mouse gamer Sharkoon Drakonia II, e, agora, nós iremos focar no gabinete gamer TG4.

E, logo de cara, já podemos te dizer que, pelo preço apresentado, você não encontrará um gabinete com tantos coolers RGB inclusos. Há um total de 4 coolers RGB (que estão disponíveis em vermelho, azul ou RGB). Mas, será que isso (e tudo mais que ele oferece) faz dele o gabinete ideal para você? Bom, só há um jeito de descobrir…

Especificações

Para você que é fã de termos mais técnicos, abaixo nós trazemos todas as especificações do TG4.

Gabiente TG4 Especificações 1024x297 - Análise/Review Case Sharkoon TG4

Como já explicamos em outro artigo, antes de escolher seu gabinete gamer, é necessário ter em mente as demais peças que irão compor seu PC Gamer. Assim sendo, estas especificações acima irão te ajudar a definir se este gabinete se adapta a todos os componentes que você já está de olho.

O gabinete está de acordo com todo o resto que você deseja? Então nem precisa procurar mais, este é o ideal para você. Mas, se você ainda não tem ideia do tipo de configuração que quer para seu PC Gamer, então é bom dar uma olhada em tudo mais que este gabinete lhe oferece.

O exterior

Sim sim, nós sabemos que o que importa é a beleza interior, mas o exterior também é bastante importante. Sendo assim, vamos dar uma olhadinha no exterior deste gabinete, antes de passarmos para seu interior.

Gabiente TG4 Vista frontal 2 576x1024 - Análise/Review Case Sharkoon TG4

Pra iniciarmos falando dele, o que mais chama atenção de cara são os três coolers frontais. E, se assim já é lindo, imagine com as luzes LED funcionando a mil por hora.

Repare também no fato de que há uma quantidade considerável de reflexo nesta imagem, e não é porque eu sou um péssimo fotógrafo (apenas em parte), mas sim porque há dois vidros neste gabinete. Um lateral, para que você tenha uma bela visão de seu interior, e um frontal, para que você consiga ver os três coolers em potência máxima.

Gabiente TG4 Vista lateral 2 1024x576 - Análise/Review Case Sharkoon TG4

Na lateral podemos ver o vidro temperado e ter uma vista de tudo que ocorre lá dentro. Ao todo são quatro parafusos de plástico fáceis de desacoplar, sem a necessidade de utilizar ferramentas para isto.

Gabiente TG4 Vista lateral 3 576x1024 - Análise/Review Case Sharkoon TG4

No outro lado podemos ver que seu painel se projeta um pouco, ou seja, espaço garantido para você ajeitar (esconder) todos os cabos por ali.

Gabiente TG4 Vista traseira 576x1024 - Análise/Review Case Sharkoon TG4

Na parte traseira podemos ter uma visão de todas suas conexões e de seu 4º e último cooler. É possível também notar que há um total de 7 entradas para placa de vídeo.

Gabiente TG4 Vista inferior 576x1024 - Análise/Review Case Sharkoon TG4

Na parte inferior podemos ver que os 4 pézinhos do gabinete de modo que não haja contato com a superfície. Além disso, esta tela removível tem a função de filtrar a poeira que se acumular.

Com relação a construção em si, tirando as partes que são compostas de vidro e merecem um cuidado extra, todo o mais é bastante resistente. Sendo assim você não terá grandes problemas com relação a resistência. Mas é claro, tirando as partes de vidro (é sempre bom tocarmos nesta teclar).

O interior

Nós, como gamers, sabendo que o que importa mesmo é a beleza interior. Sendo assim, vamos dar uma olhada em como este gabinete é por dentro.

Gabiente TG4 Interior 1 1024x768 - Análise/Review Case Sharkoon TG4

Nessa primeira imagem podemos ter uma visão ampla do gabinete “desmembrado”, é quase um nudes. E de cara já podemos notar o quanto tudo é bem planejado e ter vislumbres de um dos pontos negativos deste gabinete, seus fios.

Há a possibilidade de ajeitarmos e escondermos todos os cabos, existem compartimentos para isto, entretanto, não podemos deixar de pensar que os cabos já poderiam vir com uma certa organização. O que encontramos é um emaranhado de cabos soltos e desorganizados, o que nos custou algum tempo até botar a casa em ordem.

Gabiente TG4 Interior montado - Análise/Review Case Sharkoon TG4

Aqui nós já podemos ter uma ideia melhor de como ficará a pintura final de nosso gabinete.

Gabiente TG4 Interior inferior 1 1024x576 - Análise/Review Case Sharkoon TG4

Na parte inferior podemos notar a fonte (que é perfeitamente bem posicionada ali por conta do calor), e o HD. Se observarmos bem podemos notar que o HD não está em contato direto com o metal do gabinete, há uma especie de “gavetinha” o protegendo.

Gabiente TG4 Parte do RGB 768x1024 - Análise/Review Case Sharkoon TG4

Esta peça nos causou um certo estranhamento de inicio, pois tivemos uma certa dificuldade em identificarmos seu proposito. Entretanto, nada que um pouco de pesquisa não ajudasse:

Gabiente TG4 Peça para RGB 1024x575 - Análise/Review Case Sharkoon TG4

Acontece que esta peça serve exclusivamente para seu RGB, ou seja, é ela quem irá dar aquele “tcham” para seu gabinete gamer.

Gabiente TG4 Hélices 1024x576 - Análise/Review Case Sharkoon TG4

Outro fator que definitivamente deve ser dito é sobre as hélices do cooler. Todas as hélices de todos os quatro coolers possuem “cortes”/”elevações”. Isto tem como função impedir que haja um acúmulo de poeira nas hélices. Algo extremamente simples e extremamente útil, se você já teve de desmontar um gabinete somente por conta da poeira que se acumular nos coolers há de concordar comigo nessa.

Gabiente TG4 Peças extras 1024x768 - Análise/Review Case Sharkoon TG4

Outra coisa que nos surpreendeu muito foi termos encontrado este saquinho dentro do gabinete, e quando o abrimos vimos que não se tratava de drogas, mas de todas estas peças acima. O que também nos deixou muito alegres.

A peça da direita serve como uma espécie de bipe para nos avisar que está passando energia pela placa-mãe, ou seja, ela está funcionando. Em seguida nós temos dois lacres para nos ajudar no gerenciamento de cabos. Dentro do saquinho há vários parafusos e porcas, sendo que a função das porcas impedir que os parafusos entrem em contato direto com a placa. E por último temos uma “tampa” extra para placa de vídeo, caso você perca uma das disponíveis.

Mas nem tudo são flores

Apesar de se tratar de um excelente gabinete, nem tudo são flores. Ou seja, é claro que há também aspectos negativos. Apesar de, é claro, não serem tantos assim para desqualificar tal gabinete. Entre os aspectos negativos são eles:

  • Não há espaço para um water cooler, você terá de buscar alternativas;
  • Os cabos vem desorganizados, isso irá te custar um tempinho até botar tudo em ordem;
  • Não há espaço para coolers adicionais, ou seja, você terá 4 coolers e apenas 4;
  • Não há cobertura da fonte de alimentação.

Entretanto, como dito acima, nenhum destes pontos negativos são fortes o suficiente para tirar o mérito deste excelente gabinete.

Conclusão

Em suma nós podemos falar sem medo de errar que este é um dos melhores gabinetes que existem para sua faixa de preço, cerca de R$ 235,18 ou R$ 199,90 a vista. Você provavelmente não irá encontrar um gabinete já com 4 coolers inclusos e com tantas funcionalidades por esta faixa de preço.

Atualmente é possível encontrar tal gabinete apenas na KaBuM, sendo ela a única revendedora da Sharkoon no Brasil. E ele é encontrado nas cores vermelho, azul e RGB para seus coolers.

button ver o preco atualizado e1543418467553 - Análise/Review Case Sharkoon TG4

Assim sendo, caso você já tenha uma boa noção de como será seu PC Gamer, e este gabinete atende a tudo que você quer (para isto basta conferir novamente suas especificações), então podemos dizer sem medo de errar que esta é a escolha certa pra você!