Todo gamer (profissional e casual) já está cansado de saber que um mouse gamer é melhor do que um comum. Mas, isso apenas é verdade se você realmente souber usar um mouse gamer. Não adianta nada você comprá-lo, plugá-lo em seu computador, começar a jogar e achar que vai arrebentar. Não é bem assim que funciona.

Quando se compra um mouse gamer há certas configurações que se devem fazer para que você possa usá-lo em seu potencial máximo. Do contrário, você terá pago por um mouse gamer mas estará apenas usando um mouse comum.

Pensando em te ajudar a usar o potencial total de seu mouse gamer, nós da periféricos gamer fomos atrás de dicas que irão lhe ajudar. Abaixo nós separamos 10 dicas que irão te ajudar com isso. Quanto mais você dominar seu mouse gamer, quanto mais você sentir que ele é uma extensão deu seu próprio corpo, mais você estará apto para se juntar ao grupo de gamers profissionais.

1 – Use o software que acompanha o mouse para ajusta-lo a suas necessidades

É normal alguns mouses virem com diversos botões, e muitas vezes você acaba sem saber o que fazer com eles. Para usufruir de todas as funções que seu mouse oferece, você deve ser capaz de configurar estes botões da melhor maneira. E como fazer isso? Uma das opções é através do software específico para isso.

Diversos modelos acompanham o software específico para te auxiliar com esse tipo de ajuste. Para isso, basta que você entre no site do fabricante e faça o download. Mas claro, para isso será necessário que você saiba qual o modelo do seu mouse.

Razer software 1024x398 - 10 Dicas Para Usar Melhor Seu Mouse Gamer!

Opções de software para download no site da Razer

Após fazer a instalação, execute o programa. O software ajuda você a definir os botões principais, e os botões do grid lateral. Assim sendo você conseguirá definir atalhos de teclado para seu mouse, conseguindo maiores vantagens dentro de seu jogo.

Razer software 2 1024x510 - 10 Dicas Para Usar Melhor Seu Mouse Gamer!

O software te ajuda a definir as melhores configurações para seu mouse

2 – Faça uma configuração para cada jogo

Caso você não queira, não saiba, ou não possua a opção de baixar um software, se acalme, ainda há uma maneira. Enquanto os softwares lhe ajudam de uma maneira mais geral, você pode sempre fazer tudo manualmente. Ou seja, basta configurar seu mouse para cada jogo.

Para tal basta que você entre no jogo, acione o menu de controles, e associar os botões da maneira que melhor lhe convém. A configuração básica assume que botões nas laterais são equivalentes ao teclado numérico.

Configuração de botões LoL 1024x576 - 10 Dicas Para Usar Melhor Seu Mouse Gamer!

É possível realizar uma configuração diferente para cada tipo de jogo

3 – Testando o melhor DPI para você

Eis que você compra um mouse com uma DPI de mais de 8.000, e que possibilita a mudança entre elas. E aí, qual DPI usar? Qual delas escolher?

Inicialmente é necessário que você saiba que não há uma DPI certa a se usar, e é exatamente por isso que os melhores mouses possuem a opção de alterar a DPI. Cada jogo possui um melhor nível de DPI para ele. Cada gamer tem uma preferência com relação a DPI utilizada. Isso é algo que depende apenas de sua preferência.

Não use uma DPI apenas porque um gamer profissional a utiliza. O que serve para ele pode não servir para você. O ideal é que você utilize diferentes níveis de DPI em diferentes games, até encontrar aquela que melhor lhe agrade.

De novo, DPI não é algo fixo, ela depende inteiramente de seu estilo de jogo.

4 – Troque as cores

Cores? Sim, cores!

Alguns dos principais modelos de mouse gamer possuem LEDs laterais e Iluminação RGB. Tal funcionalidade tem como principal função “embelezar” seu mouse, sendo que você poderá escolher entre milhões de cores disponíveis aquela combinação que mais lhe chama atenção.

Para tal, basta retomarmos a primeira dica dessa lista, o download de um software. As principais marcas que fornecem um mouse com iluminação RGB possuem um software para instalação que o auxilia na hora de definir a combinação de cores ideal.

Logitech Gaming Software 1024x576 - 10 Dicas Para Usar Melhor Seu Mouse Gamer!

Software da Logitech que auxilia na escolha da iluminação

Mas a iluminação não serve apenas para melhorar o design de seu mouse. Alguns modelos de mouse gamer alteram a iluminação de acordo com a DPI. Esta é uma excelente maneira para você ter noção de qual DPI está utilizando no momento e não correr o risco de jogar com a DPI errada.

5 – Procure o peso ideal

Algumas pessoas sentem um desconforto em usar um mouse gamer que seja muito pesado. Já outras pessoas preferem usar um modelo que seja pesado. Não há uma escolha certa, depende apenas de seu gosto pessoal.

Alguns modelos possuem um sistema de distribuição de peso. Ou seja, você poderá escolher o peso ideal para o game ideal. Nós da periféricos lhe aconselhamos a testar diferentes pesos em diferentes jogos. Talvez o peso de um mouse no CS não seja o melhor peso para se usar no LoL. É necessário que você tenha isso em mente para que teste diferentes pesos e ache o ideal para cada jogo.

6 – Use um mouse bungee

Nós já falamos aqui o que é um mouse bungee e porque usá-lo, mas você sabe como usá-lo?

De maneira reduzida a função de um mouse bungee é para que o fio de sou mouse não embole e acabe lhe atrapalhando durante uma partida. Apesar de existirem diversos modelos diferentes dos mais variados designs, a ideia principal é uma só.

Você irá prender o fio de seu mouse na plataforma do mouse bungee, tomando cuidado para não deixar pouco fio sobrando, o ideal aqui é que a extensão de fio que sobre seja total para cobrir a superfície de seu mouse pad.

Mouse Bungee colocando 1024x489 - 10 Dicas Para Usar Melhor Seu Mouse Gamer!

Repare na maneira que ele coloca o fio do mouse em seu mouse bungee

A vantagem é que com isso seu fio não irá mais embolar, e não terá a necessidade de você toda hora ter de recolher o fio de cima de seu mousepad para melhor utilizar o mouse. Caso queira avaliar melhor a maneira correta de utilizar, e o mouse bungee em ação, basta clicar aqui, onde você poderá ver um vídeo de um gamer utilizando seu mouse bungee.

7 – Use uma superfície de contato recomendada

Eis que você compra o mouse gamer mais avançado do mundo, e o coloca sobre um caderno. Não é bem assim que as coisas funcionam…

A superfície de contato onde você irá utilizar seu mouse também é algo a ser levado em consideração. A maioria dos mouses gamer já são vendidos em conjunto com um mousepad que melhor se adequa a eles, entretanto, quando esse não for o caso caberá a você comprar um mousepad.

O ideal é que se trate de um mousepad rígido, que não lhe atrapalhe na hora da movimentação e possa acabar custando toda uma partida.

mousepad rigido 300x169 - 10 Dicas Para Usar Melhor Seu Mouse Gamer!

Um mousepad rígido que não atrapalhe sua movimentação é o ideal

8 – Preste atenção na sua Postura

No início desta matéria nós falamos que o ideal é que seu mouse se torne uma extensão de seu corpo. Para que isso possa vir a acontecer, uma boa postura é extremamente necessária.

A postura correta não está diretamente relacionada ao tipo de mouse, você pode possuir o melhor mouse e uma má postura e vice-versa. O ideal aqui é que você tenha em mente a necessidade de possuir uma boa postura, independente de seu mouse. Assim sendo você poderá evitar o risco de diversas lesões que são ocasionadas por uma má postura, principalmente se você é do tipo que fica horas e horas na frente de seu computador.

Uma boa postura implica no correto posicionamento de seus braços na hora de usar seu mouse, o ideal é que estejam na mesma altura de seu cotovelo. Nós da periféricos gamer fizemos um artigo completo sobre como um mousepad ergonômico pode lhe ajudar a melhorar sua postura.

eg ergoarm ergonomic adjustable computer armrest w mouse pad 40 300x300 - 10 Dicas Para Usar Melhor Seu Mouse Gamer!

A obtenção de um mousepad ergonômico pode lhe ajudar bastante em sua postura

9 – Tipo de pegada no mouse

O design de um mouse gamer interfere diretamente em seu desempenho.

Se você for canhoto, não adianta nada comprar um mouse gamer feito para destros, procure por designs ambidestros. E não é apenas uma questão de destro e canhoto, o design de cada mouse é diferente. Alguns podem cair como uma luva para você, enquanto outros irão lhe causar desconforto em partidas e até mesmo lesões por mau uso.

O que realmente vai definir um design bom para você, é o seu tipo de pegada. Existem três modos de pegadas (Claw, Palm e Fingertip), é necessário que antes de escolher um mouse você tenha em mente qual o seu tipo de pegado. Uma vez com isso em mente você poderá escolher o mouse ideal para você, sem correr o risco de sofrer dores ou ser obrigado a desenvolver um novo tipo de pegada.

Existem algumas opções no mercado de mouses que podem ser moldados para diferentes tipos de pegadas. Apesar de obviamente se tratar de modelos mais caros, podem ser uma boa opção para quem prefere usar uma pegada diferente para cada tipo de jogo diferente.

Ouroboros - 10 Dicas Para Usar Melhor Seu Mouse Gamer!

O mouse gamer Razer Ouroboros é uma das opções de mouse gamer personalizável que existem no mercado

10 – Fugindo um pouco do mouse…

Esta dica não está relacionada diretamente a utilização de seu mouse gamer, ela é mais focada em seu bem estar como um todo.

Nós sabemos o quão fácil é simplesmente sentar em frente ao computador e jogar por horas. O quão fácil é esquecer de tudo ao seu redor quando está imerso no jogo. E é exatamente por isso que aconselhamos uma parada de vez em quando.

Uma pausa entre uma partida e outra para um pequeno alongamento, para descansar um pouco sua mão e seus dedos. Isso é algo que vai além do mouse que você possui. Independente do seu modelo, um descanso ao músculo é sempre bem vindo.

alongando maos 300x195 - 10 Dicas Para Usar Melhor Seu Mouse Gamer!

Uma pausa para alongar poe lhe ajudar a voltar ao jogo renovado

Siga as dicas

Após ler todas as dicas você já deve ter uma noção maior de como utilizar corretamente seu mouse gamer, ao invés de utilizá-lo apenas como um mouse comum. Te garanto que ao utilizar seu mouse corretamente isso apenas irá lhe beneficiar em suas partidas.

E aí, gostou das nossas dicas? Já estava ciente de tudo isso ou possui alguma outra dica para compartilhar? Conta para gente aí embaixo nos comentários, vamos adorar te ouvir.